Jun
26
25 de junho de 2013 - 18:08

Discadores-preditivos-vem-perdendo-espaco-para-os-adaptativos-televendas-cobranca

Redução de custos e aumento de produtividade nos contact centers

Quem já não se aborreceu por atender ao telefone e de repente ficar falando sozinho?  Essa é uma situação presente nos dias de hoje em razão do grande número de campanhas ativas dentro dos contact centers. Um grande problema é que isso gera custos desnecessários, uma vez que a ligação foi completada, aumenta o nível de ociosidade dos agentes, já que as chamadas não são encaminhadas, além de proporcionar um baixo índice de sucesso das campanhas e influenciar o desempenho de um modo geral do callcenter.

A questão que se coloca é o cuidado com os custos e com os impactos na produtividade caso esteja usando um discador preditivo que apresente alto índice de chamadas “derrubadas”. A grande maioria elimina apenas as ligações que não atendem, as ocupadas e as que apresentam algum tipo de falha, bem como consideram apenas a quantidade de atendentes disponíveis, em trabalho e o tempo médio de operação para promover os ajustes na discagem.

Por esse motivo, esses discadores vêm perdendo espaço para o discador adaptativo. Este novo discador consiste em adequar a quantidade de chamadas por PA’s disponíveis de acordo com a efetividade do mailing, isso de modo dinâmico e imediato, evitando que clientes fiquem aguardando na linha e, caso não tenha alguém para atendê-lo, que a ligação seja derrubada. O sistema ainda vai além na detecção de ligações  improdutivas, checando mensagens de operadoras, caixa postal, fax e áudio ruim, além de filtrar sinal de ocupado, falhas em ligações e chamadas que não atendem, levando até o agente somente a ligação produtiva. Também detecta e transfere a ligação em menos tempo, consequentemente, diminuindo os custos com telefonia, a segunda maior despesa de uma empresa de contact center.

A CallFlex, desenvolvedora de sistemas para contact centers, é a pioneira nesta solução. “Além de fazer o mesmo que um discador preditivo, nossa ferramenta ainda avalia a qualidade efetiva do “mailing” que está em operação, a quantidade de agentes que entram ou saem de pausa imediatamente, a quantidade de chamadas atendidas e em espera nas operações mistas de atendimento ativo e receptivo, gerando as devidas priorizações e avaliando a capacidade e níveis de atendimento das operadoras conectadas ao sistemas. Ou seja, reduzimos o número de chamadas abandonadas, o custo com telefonia e ainda aumentamos a produtividade dos agentes e consequente sucesso das campanhas”, explica Alexandre Azzoni, sócio proprietário da CallFlex.

Um dos principais clientes da CallFlex, a Services Cobranças já conta com essa solução. “Através de um piloto realizado em uma de nossas carteiras comprovamos o diferencial e conseguimos subir de uma média de 3h30 de tempo efetivo falado, para 4h50. Houve 40% de aumento comparado à plataforma anterior. Como se não bastasse, ainda reduzimos o custo de telefonia. Hoje falamos mais e pagamos menos por isso”, conta J. Alceu, sócio diretor da Services.

Alexandre Azzoni é sócio proprietário da CallFlex Sistemas. Formado em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Negócios, possui 23 anos de experiência em telecomunicações, participando ativamente do processo de construção das redes nacionais e metropolitanas de fibras-ópticas e de TV à cabo, além de redes dedicadas de rádio micro-ondas digital e internet, infra-estrutura de Data Centers e operadoras de telefonia IP.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (5)
  1. é fato… sou Control Desk a muitos anos e realmente o gerenciamento depende dos nossos controles. Todo discador preditivo decente tem de ter um filtro que só transfira chamadas decentes para os operadores, concordo também que isso é um trabalho muito difícil para os discadores pois cada vez mais as empresas telefônicas tem moldado suas mensagens para parecerem o mais próximo de uma voz humana possível fazendo que com isso os algorítimos entendam muitas vezes que a voz da mensagem é humana e transferindo para a operação.

    Fabio Valsechi Lauria em 26 de agosto de 2013 - 21:25
  2. Bom dia! Os discadores preditivos que eu conheço fazem as mesmas funções. Não identifiquei nada novo…

    O que gera esse efeito colateral dos discadores preditivos? Falta de gerenciamento do Control Desk, que deveria controlar o uso das listas, nº de agentes disponíveis, organizar saídas das pausas, de acordo com os horários de menor sucesso, utilização de troncos,…

    O gerenciamento é a chave da qualidade da operação. Não adianta colocar cada vez mais ferramentas, se não há gerenciamento dos recursos disponíveis!!

    Érico Marcelo Marques em 26 de junho de 2013 - 10:49
    • Nada de novo mesmo. Discador Preditivo tem que fazer isso mesmo, só entregar chamadas boas.

      Concordo com você que o foco dado é nos recursos que gerenciam as ferramentas, no caso os Control Desks.

      Carlos Alberto em 24 de julho de 2013 - 08:28
  3. Alexandre, gostaria de obter informações mais detalhadas referente a nova ferramenta para contact centers através do e-mail amorim@credishop.com.br

    Amorim em 26 de junho de 2013 - 09:29
  4. Esse tal de discador adaptativo é um preditivo com novo nome, só que piorado…

    Edson em 26 de junho de 2013 - 08:38

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: