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04 de janeiro de 2016 - 18:08

O-verdadeiro-valor-da-analise-preditiva-para-empresas-televendas-cobranca

Ao contrário de outros recursos de métricas corporativas, que apenas medem e apresentam resultados passados, a análise preditiva busca o futuro. Por meio da análise de grandes volumes de dados é possível antecipar problemas, definir tendências, gerar insights para tomada de decisão e adquirir vantagem competitiva. É no futuro que está o valor da análise preditiva para o seu negócio.

O recurso não deve ser visto como uma exclusividade das grandes corporações, já que a análise preditiva é uma excelente opção também para pequenas empresas. Muitos pequenos e médios empreendedores enfrentam alguma resistência para a implantação do sistema por conta dos custos. No entanto, é justamente para obter maior capacidade de calcular o retorno sobre o investimento e prevenir-se perante as mudanças que se deve investir na análise preditiva.

Veja alguns cenários possíveis para a aplicação da análise preditiva para diferentes setores:

Indústria

Na indústria as vantagens dizem respeito principalmente ao processo produtivo. É possível prever momentos de falhas de sistema e interrupções nos equipamentos, definir períodos para equilibrar oferta e demanda, quando realizar manutenções preventivas e detectar irregularidades. Com essas previsões a empresa pode evitar problemas que prejudiquem ou atrasem o fornecimento dos produtos, além de ter informações importantes para aumentar a eficiência dos processos e reduzir custos operacionais.

Comércio

No ambiente online, os e-commerces podem melhorar seu site por meio da correção de erros comuns. Ampliando a infraestrutura e capacidade de tráfego em momentos previstos para picos de acesso, por exemplo, é possível proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. Para as lojas físicas de varejo, as vantagens são as previsões de demanda, indicando o momento, a quantidade e quais produtos devem estar disponíveis. Assim é possível reduzir custos com manutenção de estoque e garantir que o cliente encontre o que precisa naquele momento, aumentando a lucratividade.

Marketing

Para o marketing a análise preditiva é extremamente eficaz para o planejamento de estratégias, oferecendo informações relevantes para ações sazonais. Analisando as preferências e o comportamento dos clientes, temos uma visão futura do mercado. Assim os clientes podem ser classificados de acordo com sua resposta a preços e promoções específicas em determinados períodos, indicando quais as melhores ações de divulgação a serem tomadas.

Recursos Humanos

Também no setor de Recursos Humanos, a análise preditiva pode ser muito útil no sentido de auxiliar a tomada de decisões sobre a retenção de funcionários, diminuindo rotatividade e melhorando o processo de recrutamento e captação. É possível, por exemplo, determinar os reais fatores de desempenho de talentos e o que mantém esses profissionais motivados. Dessa forma, também podemos definir parâmetros para a contratação de novos funcionários.

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