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09 de agosto de 2017 - 18:03

Qual-o-modelo-ideal-de-pabx-para-minha-empresa-televendas-cobranca

O que é um PABX? Um PABX é um equipamento responsável pela distribuição de linhas telefônicas para diferentes ramais. Sua função é ligar diferentes telefones a uma linha externa. Permite que diferentes ramais façam ligações ao mesmo tempo: internas ou externas. Ou seja, não é necessário que uma empresa tenha mais de uma linha telefônica para fazer diferentes atendimentos simultâneos. Uma única linha pode receber diversas chamadas e distribuir, por meio do PABX, para os ramais disponíveis.

Empresas podem comprar esses equipamentos até R$ 15.000 e aluga-los por valores entre R$300/mês e R$3.000/mês. Quanto maior o número de ramais, mais caro será. Em casos em que a empresa contratante utilizará mais de 30 ramais, ela também terá que contratar um E1 junto a uma operadora de telefonia. Como o PABX convencional é instalado na empresa contratante, a manutenção também tem de ser no local, fazendo com que a manutenção destes ramais não seja feita de forma rápida. Um típico prazo para atendimento é de até 48 horas.

Veja a seguir quais são os tipos de PABX disponíveis hoje (em ordem cronológica) e suas características.

Analógico: Possui componente analógico (mais antigo), projetado para receber linhas fixas convencionais através das operadoras de telefonia fixa. Seus ramais não possuem recursos avançados e sua utilização é básica. Podem possuir URA tradicional. Ainda é muito comercializado, principalmente para empresas que não precisam de muitas funcionalidades, contudo, seu custo é mais alto.

Digital: Esse tipo de PABX é mais avançado do que o analógico, pois possui recursos mais inovadores e melhor qualidade de voz. Possui DDR (discagem direta para ramal), aumento do volume da ligação e pode se conectar a linhas fixas e troncos digitais (E1 – tubo de passagem de até 30 diferentes linhas telefônicas).

Híbrido: Une as melhores características do analógico e do digital, e ainda implementa a tecnologia VOIP (voz sobre IP), o que permite interligar filiais a custo zero. Com ele é possível implementar linhas fixas (ou E1) e números VOIP. Ele determina a rota de menor custo para as chamadas, dependendo de cada tipo. Indicado para empresas que tem linha analógica, mas querem utilizar VOIP.

VOIP (IP): É mais complexo e moderno, pois possui mais recursos disponíveis, como o gravador. Funciona como um provedor, e pode receber ligações digitais ou entroncamentos E1 com placas específicas. Ele é mais caro do que o analógico e o digital. Foi projetado apenas para funcionar com linhas de operadora VOIP.

Virtual: Esta é a opção mais moderna atualmente. Permite o uso do VOIP e de ramais virtuais em qualquer dispositivo com acesso à internet e em qualquer lugar do mundo. Nesse caso, não há nenhuma necessidade de instalação física desse equipamento na empresa contratante pois pode ser usado por meio de softwares instalados em computadores, tablets, smartphones e celulares. Costumam se instalar diretamente dentro de um data center. É o menor custo, pois para ligações entre ramais, o custo do minuto é zero (mesmo descentralizados). O PABX virtual vem como a melhor solução para quem quer reduzir custos, ter mais segurança e eficiência.

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