Mar
02

Como treinar bem um vendedor inexperiente?

por: Afonso Bazolli
fonte: Exame
01 de março de 2016 - 18:08

Como-treinar-bem-um-vendedor-sem-experiencia-televendas-cobrancas

Por: Camila Lam

Respondido por Carlos Cruz, especialista em vendas

Estruturar uma equipe de vendas e buscar profissionais qualificados no mercado tornou-se uma difícil tarefa para muitos gestores. Existem ainda aqueles que acreditam que para atuar como vendedor basta ser “bom de conversa”.

Pelo contrário, um bom treinamento que qualifique os profissionais é fundamental, especialmente para os que estão iniciando a carreira. Entre as principais vantagens de treinar uma pessoa inexperiente é poder direcionar o trabalho dela de acordo com as estratégias e cultura corporativa desejada.

O grande desafio é que há pouco estudo disponível no mercado sobre vendas e, por esse motivo, os empresários e gestores tratam vendas somente com base na própria experiência. Outra falha comum é fazer com que o inexperiente seja orientado e acompanhado pelo profissional com mais tempo de casa, porém nem sempre o que tem mais tempo é o mais adequado para transmitir os melhores ensinamentos.

A necessidade, a estrutura e o ciclo de venda – se é uma loja de shopping ou de vendas mais técnicas – é que determinarão o tipo e o tempo do treinamento. Após anos de trabalho dedicado à formação de vendedores profissionais e gestores de vendas para vender mais e melhor, identificamos algumas diretrizes básicas para serem aplicadas nos treinamentos:

IR – Indicadores de Resultados

Metas, planejamento e resultados fazem parte do dia do vendedor profissional que domina e utiliza indicadores para nortear o sucesso em vendas como volume de vendas, ticket médio, taxa de conversão, índice de assertividade, margem de contribuição e muitos outros.

PV – Processo de Vendas

Não basta saber o processo de vendas, os vendedores profissionais devem conhecer profundamente estratégias para influenciar o processo de compra e o modelo de negociação.

CV – Competências em Vendas

Há oito competências que fazem parte do dia a dia do vendedor profissional: disciplina, comunicação, criatividade, capacidade investigativa, adaptabilidade, empatia, networking e tenacidade comercial.

FM – Fatores Motivacionais

De nada adianta ter conhecimento do mercado em que atua, utilizar indicadores de resultados, saber atuar no processo de vendas, se não há motivação para fazer e gerar resultados. Portanto, vendedores profissionais têm alto grau de motivação e capacidade intensa de mudar seu estado emocional quando algo não dá certo, mantendo assim a motivação diante dos desafios e obstáculos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: