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11 de julho de 2022 - 17:16

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O recebimento de negociações em dia é essencial para o bom funcionamento de uma empresa, por isso, agilizar a cobrança deve ser uma premissa seguida por credores ou assessorias de cobrança a fim de garantir o crescimento e perenidade dos seus negócios. Entenda como mapear e agilizar a cobrança em sua empresa.

Agilizar a cobrança pode parecer uma necessidade bastante básica, mas no dia a dia acaba sendo bastante comum empresas que criam burocracias e acabam dificultando que seus clientes realizem pagamentos, seja atrasando o envio de faturas ou boletos de cobrança ou não tendo um canal de atendimento adequado. Separamos aqui 5 dicas que podem auxiliar sua empresa a receber com mais agilidade:

1 – Monitore seus recebíveis para agilizar a cobrança

Para agilizar a cobrança, é importante ter um mapeamento claro entre gastos e despesas. Este controle pode ser realizado de forma extremamente simplificada para pequenas empresas, com um simples tabela de entradas e saídas, com suas respectivas datas. Conforme se aumenta o porte da empresa e/ou o volume de negociações, é importante que esse controle seja mais robusto e que possa trazer uma visão clara de todos os dados envolvidos.

Nesse contexto, é essencial conhecer o fluxo de recebimentos, compreendendo os pagamentos parcelados, o que foi quitado e o que está em aberto. Realizando o acompanhamento dos recebíveis, é possível identificar com clareza quais são os clientes ou até mesmo o tipo de produto que necessitam de atenção, sendo possível agilizar a cobrança.

Identificando-se clientes e/ou produtos específicos que podem estar trazendo problemas irá agilizar a cobrança, pois se reconhece a origem do problema de forma organizada, fazendo com que os esforços sejam adotados com foco total, evitando o desperdício de tempo em interpretações de negócio incorretas.

2 – Agilizar a cobrança com otimização de seus processos

Não importa a forma de como será realizado o pagamento, desde o envio de uma correspondência, envio por e-mail, código de barras por SMS – para agilizar a cobrança é crucial compreender as características específicas dos clientes e entender sua preferência, sendo que um simples envio de cobrança para o canal de contato errado, pode fazer com que o cliente fique inadimplente.

Além disso, o cliente deve ter acesso à canais de atendimento de forma simplificada, principalmente quando procuram para realizar o pagamento de dívidas. Agilizar a cobrança significa também, reduzir a burocracia.

Identifique seus processos e verifique se há uma padronização nas datas de envio de cobrança, nos formatos de contato, se o canal que está sendo utilizado ainda é a melhor forma de contato. Estes padrões ajudam a criar um hábito para agilizar a cobrança, fazendo com o que o cliente espere naquele período o contato da sua empresa, reconhecendo sua marca imediatamente.

A transparência também é algo muito importante no relacionamento com o cliente e evitará que o cliente fique inadimplente porque não entendeu alguma coisa e precisa de esclarecimentos. Quando houver alterações na forma de cobrança, em valores ou qualquer outra variação, por menos expressiva que seja, é importante contatar o cliente com antecedência, agilizando os entendimentos necessários e, consequentemente, irá reduzir esforços e agilizar a cobrança.

3 – Tenha um contato recorrente com os seus clientes para agilizar a cobrança

O relacionamento com o cliente, seja pessoa física ou pessoa jurídica, é uma das principais ferramentas para garantir o sucesso de um negócio. Um bom relacionamento com o cliente criará negociações recorrentes, indicações e incontáveis benefícios, como a criação de um histórico de pagamentos e controle de inadimplência que auxiliam a agilizar a cobrança.

Um ponto interessante num bom relacionamento com o cliente é a existência processos de pré-cobrança, como o aviso de vencimento, tentativas de negociação prévia costumam trazer mais proximidade no relacionamento com o cliente e irá agilizar a cobrança, pois, ainda que o cliente se torne inadimplente, ele já recebeu todas as informações necessárias – e não poderá dizer que ninguém o avisou!

4 – Bons fornecedores são ideais para agilizar a cobrança

Para agilizar a cobrança é importante contar com bons fornecedores e parceiros. Pensando desde a entrega de mercadoria, já que atrasos podem impactar os recebíveis e, consequentemente o fluxo de caixa. Neste caso, apesar da possiblidade de existirem obrigações contratuais, o atraso nas entregas sempre pode estremecer a relação entre a empresa e seus clientes.

Fornecedores de software também devem ser avaliados com cautela. Não é incomum casos de clientes querendo agilizar a cobrança de empresas e que entram em contato para regularizar suas dívidas e acabam recebendo o retorno de que estão sem sistema e que não poderão seguir com o atendimento.

Esses são casos otimistas, em que é fácil contatar e localizar o cliente. Mas e quando o devedor simplesmente some e não responde em mais nenhum dos canais de contato indicados em seu cadastro? Nessas situações, as empresas podem contar com a Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança brasileiro, para agilizar a cobrança.

A Think Data trabalha datacenters em localidades diferentes do Brasil, o que traz uma robustez e estabilidade nas operações de localização de clientes para agilizar a cobrança. Em seu banco de dados alimentado por robôs com inteligência artificial, é possível realizar a atualização de telefones, endereços, e-mails e diversas outras informações.

Pensando em agilizar a cobrança, é interessante destacar o Localização Garantida, solução exclusiva da Think Data que, por meio de parcerias com aplicativos de telefones móveis, é capaz de identificar se um telefone está de fato vinculado a um CPF e se é um telefone ativo. Ou seja, através deste cruzamento é possível identificar o melhor telefone para contato com um cliente inadimplente.

5 – Entenda as formas de agilizar a cobrança quando a inadimplência bate à porta

Agilizar a cobrança pressupõe um aumento na recuperação, podendo haver mais tempo para a realização de novas negociações para regularização ou até mesmo em novas vendas. Mas e quando um bom relacionamento não é o suficiente?

A Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil e disponibiliza uma plataforma extremamente dinâmica e de fácil navegação, na qual é possível realizar a negativação de clientes e agilizar a cobrança através desta solução. Quando é realizado o apontamento no quadro de inadimplentes da Serasa Experian, o devedor irá receber um comunicado prévio, fazendo com que agilizem o pagamento para evitar sua negativação e suas consequências.

Além disso, na plataforma Serasa Experian disponibilizada pela Think Data, é possível conhecer ainda mais profundamente a saúde financeira de seus clientes, seja no momento da venda ou para a negociação da recuperação de crédito, o que ajudará a agilizar a recuperação no oferecimento de negociações adequadas à situação atual de seu cliente.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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