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15 de julho de 2019 - 18:15

Area-de-compliance-como-garantir-o-cumprimento-as-normas-do-banco-central-televendas-cobranca

A área de compliance vem ganhando cada vez mais relevância dentro das cooperativas (e instituições financeiras) – isso ocorreu, principalmente com a criação da norma 4.595/2017 pelo Banco Central (BC) que as obriga implementar programas internos de compliance.

De forma macro, as companhias regidas pelo BC, necessitam ter diversos processos internos, dentre eles, o de certificação cadastral com foco na identificação de possíveis atos lesivos a ser praticado pelas empresas conhecida como Lei Anticorrupção Empresarial). As instituições que não comprovarem a existência de processos internos de compliance, poderão sofrer interferências diretas da autarquia governamental, como indicado no inciso I do artigo 13.

Atualmente, às áreas de compliance necessitam elaborar relatórios, com periodicidade mínima anual, na qual comprovam ao Banco Central seus esforços (e resultados) no combate a lavagem de dinheiro através de politicas de conformidade aprovadas por seu conselho de administração – e com a entrada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os desafios desta área em garantir que as suas empresas estejam em compliance serão potencializados.

Outro ponto importante a ressaltar, é que o item III do Artigo 5º indica que às áreas de compliance devem ter quantidade suficiente de recursos para o exercício das atividades relacionadas (além de isonomia) – mas nem sempre isso acontece! Associado a isso, (ainda) existem corporações que possuem processos para checagem cadastral muito manuais, o que demandam um trabalho operacional muito alto de profissionais extremamente sêniores nestas posições, e que deveriam estar focados exclusivamente em realizar análises e garantir que sua empresa esteja em compliance com o mercado.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no atendimento ao segmento financeiro, desenvolveu uma solução única com foco na automatização dos processos de busca de informações de empresas, sócios e pessoas relacionadas às áreas de compliance. Como funciona?

Através da utilização de Machine Learning, a Think Data consegue rastrear mais de 200 fontes de fé-pública, em busca de informações extremamente atualizadas – a ideia é que as áreas de compliance tenham uma visão completa (360 Graus) das companhias analisadas.

As consultas podem ser realizadas de forma automatizada (e criptografada) via troca de arquivos, sendo possível o retorno de inúmeras informações, como: Data de Fundação, Porte, Situação na Receita Federal, Status no Sintegra, Probabilidade de Funcionamento, Quadro de Sócios e Administradores e Staffs (Gestores). Além disso, os robôs retornam informações de pessoas físicas,como, participação societária, pessoas vinculadas, óbitos existentes – até a checagem se um telefone fornecido está ativo junto ao WhatsApp e qual a sua foto vinculada (tecnologia exclusiva).

Por ser uma solução totalmente customizada, às áreas de compliance conseguem indicar quais informações são realmente relevantes – com este processo, se consegue uma redução média de até 90% nos tempos para obtenção de dados e análises internas.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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