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19 de maio de 2025 - 17:15

Atualizacao-de-cadastro-no-varejo-como-garantir-que-os-vendedores-estao-coletando-dados-corretos-nas-lojas-fisicas-think-data-thinkdata

O varejo se transformou na última década, com o desafio de captação do cadastro dos clientes, por isso, a atualização de cadastro no varejo, passou a ser um tema extremamente relevante para todos os varejistas. Ele é matéria prima da sua operação, desde a entrada do cliente, prevenindo fraudes e dando mais segurança às transações, até para o relacionamento de longo prazo com o cliente, com foco na recorrência, no aumento do ticket médio, são muitas as aplicações possíveis, mas que podem frustrar as expectativas, caso a coleta desses dados não tenha sido de forma eficiente e assertiva.

Atualização de Cadastro no Varejo: Coletar dados errados é o início do problema

A maioria dos varejistas hoje, possuem diversos canais de interação com o cliente, seja via site, mídias sociais, apps de mensagem como WhatsApp, ou mesmo lojas físicas, onde você pode tanto efetuar uma compra “à moda antiga”, como retirar um produto comprado online, independentemente do canal de interação, a atualização do cadastro no varejo, deve ser considerada um ponto inicial e sensível dessa relação com o cliente.

O cadastro atualizado é sem dúvida o ponto de partida do relacionamento com o cliente, é nele que você vai ativar os clientes através de campanhas, datas especiais e sazonais de promoções como a Black Friday, ou ter mais conhecimento a respeito do perfil do mesmo para promoções personalizadas.

Mas e se esse cadastro já nasceu errado na origem? É fato que preenchimentos manuais feitos pelo seu time de vendas in loco, podem ter erros de digitação, de informação do cliente, e comprometer todo o processo de relacionamento com o cliente. Portanto a atualização de cadastro no varejo, se torna algo indispensável para que se tenha não só um relacionamento próximo do cliente, mas um entendimento do perfil de cada comprador, para apoiar em suas campanhas, e claro, turbinar os resultados.

É claro que o exemplo de um dado já coletado de forma errada em um canal de interação com o cliente na loja física, é só uma das variáveis possíveis nessa equação, se estivermos falando de vendas de bens duráveis, ou de tickets mais altos e compras que não são recorrentes, temos ainda um outro ponto, dados são “perecíveis”, ou seja, podem não refletir mais a qualidade que tinham quando foram coletados na venda ao cliente, assim a atualização de cadastro no varejo, se faz necessária em diversas frentes, sobre tudo, se você possui uma constante comunicação com o cliente, para reativá-lo, para o envio de promoções, oportunidades, enfim, para o relacionamento com ele.

Atualização de Cadastro no Varejo: A importância da atualização cadastral para o sucesso das campanhas;

Campanhas de acionamento não são baratas, portanto, elas não podem desperdiçar disparos de e-mails, SMS, e WhatsApp, com dados desatualizados, assim a atualização de cadastro no varejo, torna-se indispensável e o alicerce de uma campanha de sucesso, que não só entregue a promoção certa, a oportunidade para a pessoa certa, como também, possa trazer esse cliente, interessado e disposto a consumir novamente, entendendo que sua marca não só tem bons produtos, mas entende o que ele precisa consumir, e quando precisa consumir. Não adianta ter dezenas, centenas de dados de perfil e comportamento, se os dados de contato não estiverem atualizados, você simplesmente não alcançará o objetivo de acionar o cliente, mesmo que tenha pleno conhecimento de seu perfil de consumo, de ticket, de produtos favoritos. A comunicação assertiva passa por dados de boa qualidade, e portanto, por um processo de atualização cadastral no varejo, que fará a diferença enquanto competitividade para a sua operação, dado que o varejo se transformou e hoje seu cliente recebe estímulos tantos seus como de seus concorrentes.

Atualização de Cadastro no Varejo: Como manter os dados dos clientes sempre atualizados;

A atualização de cadastro no varejo, começa sem dúvidas, por uma coleta qualificada da informação, que permita talvez a validação dos dados coletados em uma fonte externa, que propicie por exemplo validar o e-mail informado, o telefone junto das operadoras de telefonia (TIM, Vivo e Claro), informações se o número de telefone informado está ou não habilitado no WhatsApp, são muitas as possibilidades e informações disponíveis para esse tipo de trabalho.

Outro ponto a ser considerado, é que mesmo com a coleta dos dados possuindo todas essas validações, informações de contato, possuem “data de validade”, e manter essa base atualizada e condizente com os canais de contato que o cliente possui hoje, passa sem dúvidas, pela atualização de cadastro no varejo, com ferramentas que permitam a consulta dessas informações em fontes confiáveis de origem pública ou publicizadas.

Talvez você imagine que deva contratar diversas ferramentas para obter cada uma dessas validações via enriquecimento cadastral e tornar o processo de atualização de cadastro no varejo bem estruturado e robusto. Na verdade, existem ferramentas no mercado que podem ser utilizadas para ambas as finalidades e com todas essas funcionalidades disponíveis.

A Think Data, possui um portfólio completo de soluções, desde conexão com as operadoras Vivo, Tim e Claro, através das soluções Antifraude|Operadoras Online e Localização Garantida, como também, a possibilidade validar e enriquecer outras informações, tanto através de API como o Valida Fácil, como consultas massivas através do Think Files.

A atualização de dados deve ser integrada aos sistemas que concentram o relacionamento com o cliente, como CRMs e plataformas de atendimento. Isso evita retrabalho, melhora o tempo de resposta e aumenta a efetividade das interações em qualquer canal.

Mais do que uma ferramenta, que permita que você crie um processo de atualização de cadastro no varejo, sua operação precisa de um parceiro que te apoie na construção de um banco de dados de clientes atualizado, que permita segmentação e personalização para as campanhas de marketing.

Atualização de Cadastro no Varejo: Estratégias para melhorar a segmentação e personalização das ações de marketing;

Dados de contato, validação dos dados de entrada do cliente, manter tudo atualizado com o passar do tempo, são ações importantes e que fazem parte de um bom processo de gestão e atualização de cadastro no varejo, contudo, trabalhar a base de forma inteligente, também é um ponto a ser considerado, com certeza há diversos perfis de clientes em seu cadastro, portanto diversas oportunidades diferentes de relacionamento com esse cliente, baseado em perfil de localidade onde ele reside, idade, gênero, entre outras. Sempre é bom considerar outras informações em suas campanhas, assim você não terá uma única direção de interação e ativação desse cliente.

Considerar informações de perfil no processo de atualização de cadastro no varejo, sempre é necessário, nenhuma campanha será igual a outra e nenhum cliente será igual ao outro. Tenha em mente que, você deverá observar as variáveis importantes de cada um desses perfis que segmentou, para tratar como campanhas segmentadas e personalizadas para que cada cliente receba aquela interação que irá gerar uma resposta.

Claro, antes de qualquer campanha bem-sucedida, é necessário criar uma cultura de atualização de cadastro no varejo, que fará com que você tenha sempre em mãos a matéria prima correta para suas campanhas, e que de certa forma dê ao time de marketing informações atualizadas não só de contato, mas também de perfil do cliente que será acionado.

Atualização de Cadastro no Varejo: Ferramentas e boas práticas para evitar dados obsoletos e inconsistências.

Um processo bem estruturado de atualização de cadastro no varejo, conta sem dúvidas com ferramentas de apoio que possam fazer com que você foque somente no seu negócio. Isso passa pela escolha do parceiro correto, alguém que não só forneça as fontes de dados para validação das inconsistências no momento da captura dos dados de seu cliente, como também, alguém que entenda de forma profunda e produza soluções customizadas de acordo com a sua necessidade.

Adotar boas práticas é essencial para evitar dados obsoletos e inconsistências que comprometem a eficiência das ações de marketing e relacionamento. Isso inclui a padronização das entradas de dados, validações automatizadas em tempo real, revisões periódicas dos cadastros e integração com diferentes sistemas da empresa. Com esses cuidados, além de melhorar a qualidade dos dados, é possível garantir decisões mais assertivas e experiências mais personalizadas para o cliente.

Além da tecnologia, é essencial investir em treinamentos e rotinas que reforcem a importância da coleta correta de dados. A equipe de vendas deve ser vista como peça-chave nesse processo, sendo constantemente capacitada para entender o impacto que os dados têm nas ações de marketing, prevenção a fraudes e relacionamento com o cliente.

Não basta enriquecer com os dados corretos ou validar nas fontes certas, é necessário ter uma ferramenta de um parceiro que possa interagir constantemente com seu time, em busca de novas saídas, dados e soluções que te ajudem no processo de atualização de cadastro no varejo, este parceiro é a Think Data, datatech, referência no mercado nacional, com mais de 1.000 clientes e que atua em diversos segmentos, incluindo o varejo, apoiando todos os dias operações a obterem não só validações e enriquecimento cadastral, mas resultados.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral, validação cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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