May
04
03 de maio de 2018 - 18:15

Call-center-brasileiro-recebe-20-ligacoes-indesejadas-por-mes-televendas-cobranca

Anatel quer saber se deve regular o telemarketing

Conforme a agência, o brasileiro recebe 20 ligações indesejadas por mês no celular. O regulamento que vai ser mudado trata também de ofertas e atendimento presencial entre outros.

A Anatel publicou hoje o texto da Tomada de Subsídios para a atualização do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (Resolução Anatel nº 632, de 7 de março de 2014). Com isso, a Agência vai receber até o dia 18 de maio de 2018 contribuições da sociedade em pontos relativos a atendimento, oferta e contratação, transparência e simplificação de normas.

A Tomada de Subsídios trata das ligações de telemarketing das prestadoras de telecomunicações sem o consentimento do consumidor. O consumidor brasileiro recebe cerca de 20 ligações indesejadas por mês no celular. Entre as soluções, está a de se manter a regra atual, proibição do envio sem consentimento apenas para empresas da telefonia móvel, ou a de se criar um cadastro para bloqueio de ligações e mensagens. Para Elisa Leonel, a superintendente de Relações com os Consumidores da Agência,se a Anatel enrijece a regra “é porque existem problemas. Se as empresas resolverem o problema, a Anatel não precisará regular”.

Outro ponto são regras mais custosas às empresas em relação às do Decreto do SAC, como é conhecido o Decreto nº 6.523/2008 que trata dos serviços de atendimento ao consumidor. Por exemplo, a Anatel obriga a gravação de todas as chamadas e que a prestadora mantenha o áudio por seis meses. As empresas solicitam gravar as chamadas apenas em caso de contratação, alteração e cancelamento.

Em relação ao atendimento digital, a regulamentação determina a existência de um espaço reservado nos sites das prestadoras de telecomunicações. Elas já propuseram a substituição do atendimento presencial pelo digital. No entanto, para o Ministério Público, o atendimento digital deve ser um acréscimo ao presencial, realizados nas lojas da prestadora, e ao telefone. O documento da Tomada de Subsídios cita também redes sociais e chats.

O Regulamento Geral de Direitos do Consumidor determina que todas as ofertas estejam disponíveis para contratação por todos dentro da área abrangida, inclusive clientes da prestadora. As empresas sugeriram a exclusão do artigo 46 do Regulamento e o Procon e a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados foram pela permanência. Essas opções também estão no texto da Tomada de Subsídios.  (assessoria de imprensa).

Melhoria Contínua

Visando reduzir os indicadores de insucesso nos acionamentos via contact center, a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional desenvolveu um sistema que possibilita aos seus clientes realizarem certificações em suas bases de telefones, de forma a potencializar as localizações e os respectivos indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa).

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento e certificação cadastral desenvolvida pela Think Data, acessem: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: