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04 de novembro de 2019 - 17:17

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Entenda como a Checagem Antifraude via WhatsApp possibilita uma maior segurança na concessão de crédito

Nos últimos meses temos observado uma melhora gradativa do cenário econômico nacional – um fator preponderante para o aumento da confiança do empresariado é o andamento da reforma da previdência no Congresso e no Senado, o que vem refletindo em uma mudança de postura dos bancos em reduzir seus juros, potencializando suas carteiras através de uma maior oferta de crédito. O resultado? A maior busca por crédito dos últimos 9 anos!

Com essa maior busca de crédito, um ponto que deve ter atenção total das financeiras e fintechs está em definir políticas bem calibradas em seus motores de crédito visando terem maior segurança em suas operações de concessão, lembrando que, quanto maiores os percentuais de aprovação, maiores também serão os riscos associados – por isso, os investimentos em processos internos e inteligentes para checagem antifraude são essenciais.

Isso ocorre, pois a cada dia que passa, fraudadores se reinventam na busca por brechas que possibilitem onerarem as financeiras – e em alguns casos, estes contam com a ajuda (ou informações) de colaboradores das próprias instituições. Com isso, é comum ver as mesas de crédito cada vez mais sobrecarregadas, com um alto volume de checagem antifraude a ser realizada, associada a necessidade de redução dos tempos de análise.

Mas como melhorar a qualidade da checagem antifraude e reduzir o tempo médio das análises se as ferramentas utilizadas entre as empresas são muito próximas? Sabemos que não existe uma resposta exata para essa pergunta – mas a sugestão, é que as empresas tenham como mindset interno a busca continua por novas soluções de mercado – que surgem a cada dia.

Neste cenário de busca pela inovação, o WhatsApp vem ganhando cada vez mais destaque, seja nos motores de crédito ou na checagem antifraude nas mesas de crédito. Através de estudos realizados pela Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito e cobrança, a certificação dos telefones informados na hora da concessão de crédito tem um potencial de redução na fraude e inadimplência entre 22,15% e 25,39%.

Como funciona?

Através de uma solução única e exclusiva no país, a Think Data realiza validações, real time, se o telefone fornecido pelo proponente do crédito na hora do cadastro possuí ou não WhatsApp ativo – e qual a foto vinculada ao aplicativo, sendo que essa foto pode ser utilizada internamente no processo de checagem antifraude por biometria facial. Outra forma de uso do WhatsApp é determinar um peso desta informação para o modelo de credit score – tendo bancos inclusive que não aprovam o crédito, caso um telefone não utilize o aplicativo.

Essa é apenas uma das inúmeras inovações disponíveis para checagem antifraude dentro da plataforma da Think Data, tendo informações disponíveis como FGTS, Renda Familiar Per Capita, Veículos Vinculados ao Documento, Situação Profissional (interligado ao Ministério do Trabalho), dentre outras.

Para conhecer gratuitamente a solução de Checagem Antifraude via WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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