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22 de janeiro de 2024 - 17:15

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A eficácia na cobrança é uma tarefa crucial para as empresas e instituições. Nesse contexto, a classificação de telefones desempenha um papel fundamental, proporcionando meios para identificar o contato mais adequado e eficiente com os devedores. A seleção criteriosa de números telefônicos pode impactar diretamente a taxa de sucesso nas tentativas de cobrança, minimizando esforços desnecessários e maximizando a recuperação de crédito.

Classificação de Telefones: Como funciona o processo de atualização cadastral nas empresas de cobrança?

Hoje empresas de cobrança usam dados básicos dos devedores, que já vem diretamente na carteira incluindo nome, endereço e telefone, normalmente. Em uma tentativa de garantir a precisão, as empresas recorrem a fontes externas, como bureaus de Informação utilizando essas ferramentas de enriquecimento cadastral para identificar e adicionar novas possibilidades de contato com o devedor, muitas vezes focando em encontrar fornecedores priorizando o menor preço e não a maior qualidade.

Nesse movimento, muitas vezes as empresas enriquecem procurando apenas números diferentes daqueles que já tem em base. E esse processo pode se repetir por diversas vezes, e em diferentes fornecedores. E no final, podem chegar a um cadastro de um devedor, às vezes com mais de 30 números diferentes para contato, sendo que dificilmente uma pessoa hoje no Brasil tem uma quantidade tão extensa de números de telefones.

Segundo dado mais recente, o Brasil tem 234 milhões de números telefônicos móveis, segundo relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e a população total do Brasil de acordo com o Censo de 2022 é de 203 milhões de habitantes. Ou seja, a média de telefones por pessoa no Brasil hoje é de aproximadamente 1,15.

Esse dado de números telefônicos por pessoa destaca a complexidade que as empresas de cobrança enfrentam ao selecionar telefones para o discador, enfatizando a importância de estratégias precisas para a classificação de telefones para garantir a eficácia nas abordagens de recuperação de crédito.

Classificação de Telefones: Quais os desafios na hora de selecionar quais telefones vão para o discador?

No momento de colocar esses números para discar, começam os problemas. Sem automatização, o processo fica muito lento. E por ser impossível uma pessoa possuir 30 números válidos, muitas das tentativas acabam em caixa postal ou números inválidos, pois no momento da tentativa de contato não definem uma classificação de telefones para identificarem quais são os bons telefones.

A automatização desse processo torna-se crucial para otimizar a eficiência das operações de cobrança. Sistemas de discagem automática podem ser programados para seguir critérios específicos na escolha dos números a serem discados, levando em consideração a probabilidade de contato bem-sucedido. No entanto, mesmo com a automação, os desafios persistem, exigindo estratégias avançadas na classificação de telefones.

Classificação de Telefones: Quanto piores os telefones, maiores os custos – mas quais são eles?

Hoje é essencial que as empresas de cobrança consigam separar o joio do trigo, ou seja, o telefone ruim do bom telefone. A qualidade na seleção de números torna-se ainda mais vital após a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2022, que estabeleceu que mesmo chamadas com menos de 3 segundos seriam cobradas. Portanto, se uma chamada é realizada e vai para a caixa postal, a ligação ainda será faturada.

Essa mudança regulatória ressalta a importância crítica de otimizar cada tentativa de contato. E que a escolha de números para o discador deve ser baseada nos melhores telefones a partir da classificação de telefones para impedir que o custo com empresas telecomunicação ultrapassem os ganhos que tem na recuperação de crédito.

E com uma base enorme de números de telefones, empresas também investem em mais operadores, focando em aumentar suas possibilidades de contato. No entanto, sem uma prévia classificação dos telefones, muitas chamadas se tornam improdutivas, pois são inválidas ou caem na caixa postal. Isso gera um alto custo com recursos humanos, sem um retorno positivo sobre esse investimento, por falta de estratégia e de priorização na classificação dos telefones.

Classificação de Telefones: Quais as melhores alternativas para se identificar os melhores telefones para localizar mais?

Segundo especialistas da Think Data, um dos maiores bureaus de informação do Brasil, a solução inovadora e principal apoio para a classificação de telefones é a Localização Garantida. A partir da geolocalização realizado via mapeamento de aplicativos de telefonia móvel, identifica quais são os telefones que são e de fato estão em uso pelo devedor – você só não fala com o devedor se ele não atender!

É uma enorme evolução do telefone hot por ser checagem feita real time, exclusiva da Think Data. O cliente paga somente pelo telefone em uso com a certificação do Localização Garantida do devedor.

Os clientes que utilizam o serviço de Localização Garantida trazem em seus resultados uma média de 70% a 80% de CPC (contato com a pessoa certa). Ou seja, utilizando essa solução você obtém mais que o dobro do índice de CPC do mercado, que em média chega somente a 30%.

Trazendo vantagens com redução de custo com a telecomunicação, pois você sabe quais são os números bons. E com essa informação, consegue realizar também uma redução de operadores, já que terá uma quantidade menor de números para discar, já que a partir da classificação de telefones com a Localização Garantida sabe qual o bom telefone do devedor.

Além disso, a Think Data possui integração com a Meta, possibilitando uma verificação em tempo real de quais os telefones possuem WhatsApp. Como mais de 90% da população brasileira hoje utiliza o WhatsApp, isso aumenta os indicadores de CPC para uma melhora de 30% a 40% nas empresas que utilizam essa estratégia de classificação de telefones.

Juntamente com a estratégia de encaminhar ao devedor um link primeiramente por SMS, dando chance de negociação da dívida com um link para o WhatsApp da empresa. Evitando assim a ‘queima de chip’, pois com o cliente clicando no link e fazendo o primeiro contato. Essa prática pode se basear no legítimo interesse do credor em proteger o seu crédito e garantir o cumprimento do contrato, desde que respeite os princípios e os direitos do titular dos dados, conforme a LGPD.

As estratégias de classificação de telefones são fundamentais para localizar e contatar o devedor de forma eficiente e eficaz, otimizando o seu processo de cobrança. Essas estratégias podem gerar indicadores de localização para 30% a 40% da sua base de dados, o que já é um grande avanço. Mas se você quiser alcançar um patamar ainda maior, você pode se beneficiar do enriquecimento cadastral de dados associados à geolocalização via Localização Garantida, uma solução que pode elevar o seu índice de CPC (Contato com a Pessoa Certa) para uma faixa entre 70% e 80%. Essa solução pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio, melhorando a sua recuperação de crédito e reduzindo os seus custos operacionais.

Para conhecer gratuitamente as soluções antifraude, de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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