May
10
09 de maio de 2022 - 17:16

Cobranca-antecipada-conheca-estrategias-simples-para-diminuir-a-inadimplencia-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Com a crise econômica que o Brasil enfrenta, empresas que utilizam meios de realizar a cobrança antecipada, evitam o acúmulo de inadimplência, agilizando o recebimento de quantias devidas por clientes.

Seja a concessão de crédito, venda varejo ou atacado, é de extrema importância atrair maneiras que evitem que o credor tenha prejuízos no momento do recebimento dos valores devidos, por isso, meios de realizar a cobrança antecipada podem evitar diversos prejuízos.

Ocorre que, nem sempre o cliente deixa de pagar a conta pois não tinha dinheiro para realizar a quitação da dívida, mas pode ser pela correria do dia a dia que o fez esquecer do dia do vencimento da conta e o seu consequente atraso, podendo se estender por dias ou até meses, tendo em vista que ele pode se dar conta do esquecimento apenas quando receber avisos de negativação do nome, o que poderia ter sido evitado se houvesse a cobrança antecipada.

Uma mensagem no WhatsApp, rápida e objetiva, com o intuito apenas de lembrar o cliente que o vencimento está próximo ou que é o dia do pagamento da fatura, é um meio superinteressante de realizar a cobrança antecipada.

Cobrança antecipada: O que a crise econômica interfere no aumento da inadimplência do país

A cobrança antecipada pode ser um divisor de águas em relação as empresas que terão um grande prejuízo nas contas e as que não, haja vista as diversas crises e incertezas que o país vem enfrentando – mesmo com a perspectiva de aumento do PIB (mas também da inadimplência).

Com a inflação mais alta, juros mais elevados, uma piora na crise hídrica e, de acordo com o boletim Focus, responsável pelo levantamento semanal de expectativas do mercado colhidas pelo Banco Central a projeção para o IPCA (índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo) é de 4,10%, mostrando maior do que a projeção anterior, que era de 3,98%, somado também à expectativa de aumento do desemprego, destacando oportunidades com a aplicação da cobrança antecipada.

Com isso, a utilização de tecnologias inovadoras que possibilitam aumentar o Contato com a Pessoa Certa (CPC) e realizar a cobrança antecipada, podem e vão economizar o tempo e dinheiro de quem tem interesse se manter fora de crises financeiras e agilizar a cobrança das dívidas.

Meios de cobrança antecipada que contribuem com o sucesso no recebimento de valores dividendos

Dados comprovam que 98% dos brasileiros que possuem smartphone possuem o aplicativo WhatsApp instalado nos seus celulares. Isso quer dizer que com uma simples mensagem você consegue lembrar o cliente que está chegando o dia do pagamento das compras ou do empréstimo, evitando o prejuízo da inadimplência e realizando a cobrança antecipada de forma tranquila e sem criar atritos com cliente.

A Think Data, bureau de informações, referência no mercado, possui uma tecnologia exclusiva que identifica de forma online se telefones móveis possuem WhatsApp no aparelho sendo possível identificar inclusive a foto de perfil usuário, facilitando a realização de cobrança antecipada, possibilitando a identificação do cliente e de seu melhor telefone, e validando um telefone com uma maior qualidade de conexão.

Além disso, a fim de realizar a cobrança antecipada de maneiras diferentes, é possível os dados mais atuais do cliente, sendo possível verificar e-mail, dados cadastrais, mantendo as informações o mais atualizadas possíveis.

Cobrança Antecipada: meios práticos que possibilitam a diminuição do prejuízo

Para a realização de uma cobrança antecipada bem-sucedida, é importante que o perfil do cliente seja avaliado, possibilitando até mesmo que se identifique o melhor horário para contato. Por exemplo, com consulta de Situação Profissional Online oferecida pela Think Data, é possível saber se existe um vínculo empregatício, devendo os contatos serem focados fora do período comercial.

Além disso, a Think Data disponibiliza também informação de escolaridade, viabilizando a identificação de melhor forma de envio, já que alguns perfis podem preferir contato telefônico para a realização da cobrança antecipada em detrimento ao recebimento de mensagens, por exemplo.

Quando a cobrança antecipada não surtir efeito, outros meios de pesquisa que podem auxiliar no recebimento dos valores devidos, como a identificação de recebimento de Bolsa Família e também a verificação se a pessoa possui alguma fonte de renda, o que pode ser validado através da consulta de CNPJs associados e até mesmo de Restituição do Imposto de Renda, disponibilizados pela Think Data.

A fim de conceder mais agilidade no processo de localização, a Think Data desenvolveu o Localização Garantida, solução única no país, viabilizada através de parceria com aplicativos de telefonia móvel que utilizam a tecnologia de geolocalização, solução que certifica se telefones que estão de fato ativos e vinculados ao CPF do devedor, aumentando o percentual de sucesso na recuperação de crédito, quando superadas as ações voltadas para a cobrança antecipada.

O que fazer quando a cobrança antecipada não evitar os prejuízos?!

Após todas as tentativas de cobrança antecipada para evitar a inadimplência, citamos formas que facilitam a cobrança do então devedor. Ocorre que existem soluções mais ágeis que possibilitam a punição do cliente inadimplente.

Como um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, a Think Data disponibiliza um amplo book de consultas que possibilitam uma avaliação ainda mais profunda do devedor, além de disponibilizar a solução de negativação do devedor – fazendo com que o devedor priorize a realização da quitação destas dívidas. As soluções de cobrança antecipada evitam que a empresa gaste demasiadamente com ações judiciais e, se caso não haja outra opção, com os dados já atualizados, é possível iniciar uma a recuperação de valores judicialmente com uma maior probabilidade de sucesso.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: