Sep
19
18 de setembro de 2023 - 17:20 - atualizado às 18:43

Cobranca-de-carteiras-antigas-como-tornar-rentavel-as-carteiras-de-credito-podre-compradas-no-mercado-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O cenário atual evidenciou a crescente inadimplência. Por isso, bancos tem optado por intensificar a venda e cobrança de carteiras antigas, mais conhecidas como carteiras “podres”, através das vendas destes títulos ao mercado visando para manter a saúde de seus balanços. Entenda mais sobre como funciona esse processo de compra e venda de carteiras antigas – e como tornar este modelo um negócio rentável para a compradora dos títulos.

Cobrança de Carteiras Antigas: Por que a venda de carteiras de crédito podre se tornou comum?

Crédito podre é um tipo de crédito que tem uma alta probabilidade de não ser pago pelo devedor, por causa de sua situação financeira, jurídica ou cadastral. E surge quando o devedor não consegue honrar seus compromissos financeiros por diversos motivos, como desemprego, falência, fraude, falecimento, entre outros. Esses motivos podem afetar a capacidade de pagamento, a disposição de pagar ou a localização do devedor.

Sendo assim, para proteger o seu core business e não focarem na cobrança de carteiras antigas, que não faz parte da sua expertise, bancos e financeiras escolhem vender suas carteiras de cobrança e transferir a gestão de inadimplentes para empresas especializadas em cobrança de carteiras antigas. Assim não perdem tempo em atividades que resultem no desgaste e prejuízo e conseguem melhorar o resultado do balanço. Como consequência empresas especializadas de cobrança podem também ganhar com isso. Mas afinal, como precificar a cobrança de carteiras antigas?

Cobrança de carteiras antigas: Precificação da Carteira, Um Desafio e Tanto

Para compreender melhor o desafio que é a precificação de uma cobrança de carteiras antigas, é preciso ponderar as vantagens e desvantagens de comprar uma carteira antiga.

Uma das vantagens de comprar uma carteira antiga é que ela pode ter um deságio maior do que uma carteira nova, pois as chances de recuperação são menores. Assim, o investimento inicial é menor e o retorno pode ser maior se houver uma boa estratégia de cobrança de carteiras antigas.

Uma das desvantagens de comprar uma carteira antiga é que ela pode ter mais problemas jurídicos ou cadastrais, como prescrição da dívida, falecimento do devedor, mudança de endereço ou telefone, entre outros. Esses problemas podem dificultar ou impedir a localização e a negociação com o devedor.

Dito isto, a precificação adequada de uma cobrança de carteiras antigas é crucial para determinar sua rentabilidade. Empresas adquirentes precisam avaliar os custos operacionais que abrangem desde a gestão interna até a negativação. Outra questão importante é identificar potenciais fraudes, ou seja, inadimplentes que nunca efetuaram sequer um pagamento.

A natureza da dívida também importa. Por exemplo, dívidas de telecomunicações com ticket médio baixo têm uma probabilidade menor de recuperação, tornando a cobrança possivelmente inviável.

Cobrança de carteiras antigas: Estratégias Cruciais para tornar a Carteira Rentável

Para tornar rentável uma carteira considerada “podre”, as empresas de cobrança devem adotar estratégias que são cruciais:

Avaliação de Perfil: Segmentar os devedores de acordo com critérios como tempo de atraso, valor da dívida, histórico de pagamento, perfil socioeconômico, entre outros. Assim, é possível definir as melhores estratégias e prioridades para cada grupo.

Localização do Devedor: Uma das etapas mais cruciais é a localização eficaz do devedor. Dadas as condições favoráveis de negociação, a possibilidade de resolução da dívida é alta se o devedor for localizado. A Think Data, por exemplo, apresenta soluções avançadas para garantir uma localização precisa para cobrança de carteiras antigas.

Negociação Estratégica: Negociar com flexibilidade e oferecer condições vantajosas para os devedores, como descontos, parcelamentos, carências, entre outras. Também é importante respeitar o Código de Defesa do Consumidor e evitar práticas abusivas ou constrangedoras.

Integração com Plataformas Modernas: Utilizar plataformas como a Think Data para acessar dados como renda presumida, status do WhatsApp, entre outros, otimiza a estratégia de cobrança de carteiras antigas. Mas como fazer?

Cobrança de carteiras antigas: Como Otimizar as Estratégias com apoio da Tecnologia.

Empresas de cobrança podem otimizar as estratégias com apoio da Tecnologia para aumentar a rentabilidade na cobrança de carteiras antigas. A Think Data como bureau referência no mercado nacional, poderá apoiar através de sua tecnologia de ponta e seu time de especialistas na implantação destas estratégias:

  • Priorizar dívidas de até 5 anos, que ainda podem ser negativadas, para aprimorar a estratégia de cobrança de carteiras antigas. A Think Data, como um dos maiores distribuidores Serasa Experian, oferece negativação rápida via sua plataforma responsiva e segura.
  • Identificar devedores que são sócios em empresas ativas. Uma dívida negativada pode impactar negativamente as empresas dos devedores, tornando-os mais propensos a quitar a dívida. A Think Data oferece uma verificação em tempo real da situação de empresas na Receita Federal e de seus sócios, e possíveis associações dos devedores a elas.
  • Utilizar informações adicionais, como renda presumida, óbito e beneficiários do auxílio Brasil. Recomenda-se direcionar esforços para devedores com rendas mais elevadas, enquanto os beneficiários do auxílio Brasil são menos prioritários devido à sua capacidade reduzida de pagamento. Com a plataforma da Think Data, conseguirá agregar informações importantes para rentabilização na cobrança, como a renda presumida, renda per-capita, identificação se o devedor é beneficiário do auxílio Brasil e checagem de óbito também.

Cobrança de carteiras antigas: Como Localizar os Devedores?

Independente do momento, um dos grandes desafios para as empresas que realizam a cobrança de carteiras antigas é a localização do devedor, já que quanto mais antiga a dívida, mais difícil se torna a localização.

Mas é aqui que a Think Data, bureau de informações referência no mercado brasileiro, também consegue auxiliar e aumentar os indicadores de CPC (contato com a pessoa certa) das empresas que realizam cobrança de carteiras antigas. Quer saber como?

  • Localização Garantida: Uma solução exclusiva que, via geolocalização, verifica se o telefone está associado ao devedor, aprimorando o CPC. Ou seja, você não fala com o devedor, somente se ele não quiser atender o telefone!
  • Identificação do Status do WhatsApp: Graças à integração com a Meta, as empresas podem verificar quais números associados ao devedor possuem WhatsApp ativo.  No Brasil mais de 90% dos usuários de internet possuem WhatsApp, sendo assim um forte indicador para números válidos e ativos, aumentando o sucesso de contato por via telefônica na operação de cobranças antigas.

Em resumo, com a crescente preocupação sobre inadimplência, otimizar a gestão da cobrança de carteiras antigas é vital. Com a assistência da Think Data e suas estratégias e tecnologias avançadas, não apenas a rentabilidade é potencializada, mas também se contribui para a estabilidade financeira das empresas envolvidas.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Carteira cedida

    Braz em 20 de março de 2024 - 07:50
  2. Segue

    Braz em 20 de março de 2024 - 07:50
  3. Conforme matéria nesta mesma edição, as dúvidas prescritas não podem ser cobradas judicial e extra judicialmente…

    Danilo em 25 de outubro de 2023 - 18:07

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: