Jun
09
08 de junho de 2020 - 17:16

Cobranca-digital-como-implementa-la-com-sucesso-em-minha-empresa-think-data-televendas-cobranca

Com o advento da cobrança digital, um mundo de oportunidades surgiu para financeiras e assessorias de cobrança de todo o país. Da mesma forma, muitas dúvidas surgiram sobre qual o melhor modelo para implementação nas empresas. Entenda como a cobrança digital funciona e os pontos de atenção para o sucesso da sua operação.

A forma de comunicação e interação entre pessoas e empresas apresentou uma grande transformação nos últimos anos, muito relacionado a massificação do uso WhatsApp associado a mudança no modelo comercial das operadoras de telefonia que passaram a priorizar a comercialização de dados ao invés dos pacotes de minutagem (que caiu em desuso). Com isso, diversos segmentos da economia tiveram que mudar seus modelos de negócios, dentre eles, o da cobrança, que se tornou (bem) mais digital.

Claro que a cobrança digital ainda não se tornou (e talvez nunca se torne) a única forma de recuperação de crédito, mas a tendência é que esse percentual de importância vá aumentando, gradualmente, ano após ano. E para que isso ocorra, o primeiro passo é garantir que o consumidor se sinta totalmente confiante, assistido e seguro em suas interações de cobrança digital, independente do canal que queira acessar a empresa.

Antigamente, ser classificada como uma empresa que pensava “fora da caixa” era simples – bastava disparar SMS Interativo (aquele que permite que o cliente devedor responda as mensagens), Boletagem via E-mail ou oferecer um Chat de Atendimento – hoje, a ideia principal é que a cobrança digital garanta que o cliente devedor possa escolher por qual canal quer realizar suas negociações, e que ela ocorra de forma fácil e rápida, como se devedor estivesse em um e-commerce realizando uma compra!

Ressaltamos que cobrança digital não significa apenas desenvolver canais para um relacionamento receptivo (aquele no qual o devedor busca o credor para negociar suas dívidas). A ideia deve ser a de se disponibilizar canais “self-service” para que os clientes negocie nos horários que mais lhe convier, contudo, realizar acionamento “lembrando” aos mesmos das pendências existentes e os benefícios de se tornar um cliente adimplente no mercado é essencial – até porque as pessoas não costumam ter vontade de quitar suas dívida do nada!

E como o mercado vem utilizando a cobrança digital em seu dia a dia?

Quando pensamos nos grandes portais de negociação, eles concentram as cobranças de bancos, varejistas, financeiras e empresas de utilities, realizando acionamentos ou localizações via Google, GMAIL, Facebook, Instagram visando direcione-los para o seu site ou chatbot para a negociação.

Outra estratégia oferecida por essas empresas de cobrança digital é o desenvolvimento de portais white label, onde personalizam um site (como se fosse da própria instituição credora), contudo, o motor e a inteligência dessas companhias é que está realizando todo o trabalho junto aos clientes devedores.

Já as assessorias de cobrança costumam realizar uma cobrança digital menos personalizada, onde o foco é direcionar os clientes devedores para as interações via chatbot – principalmente aqueles com baixo ticket médio. Lembramos que existe exceções a regra, com companhias que oferecem todas as soluções ofertadas pelos grandes portais, mais a cobrança via posição de atendimento (PA).

A similaridade na cobrança digital, seja ela realizada via assessoria ou portal especializado é que ambas necessitam desenhar estratégias que garantam localizar o devedor e os direcionar para seus canais de negociação – mas por não realizarem o contato telefônico, as dificuldades de conversão podem ser potencializadas. Também sabemos que os ganhos da cobrança digital são inúmeros, dentre elas, redução de custos, alta disponibilidade (24 horas por dia, 7 dias por semana), redução do efeito dos operadores desmotivados, dentre outros.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência na indústria financeira, desenvolveu soluções e projetos personalizadas às empresas que realizam ações de cobrança digital. Adequada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a companhia disponibiliza uma plataforma única e exclusiva no Brasil para localização de devedores via WhatsApp. Como funciona?

De forma macro, a tecnologia possibilita checar, real time, se o telefone vinculado ao devedor está realmente sendo utilizado pelo mesmo junto ao WhatsApp – de posse desta informação, as companhias fazem ações mais assertivas de envios de SMS com link direcionando os clientes para a negociação via chatbot. Já para os casos de altos valores, a tecnologia possibilita identificar a foto vinculada ao aplicativo – e quando se associa essa informação com as redes sociais, consegue-se uma melhora entre 30% e 40% nos indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) via interação telefônica.

Para empresas que não possuem informações atualizadas dos clientes devedores, é possível criar processos personalizados de enriquecimento cadastral com certificação (inclusive para e-mails), utilizando inteligência artificial e robôs que mapeiam informações em mais de 400 fontes de fé-pública – o que garante uma melhora expressiva nas ações de cobrança digital, refletindo em uma maior recuperação.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: