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11 de maio de 2020 - 17:16

Cobranca-via-chatbot-como-potencializa-la-associando-sms-ao-whatsApp-think-data-televendas-cobranca

A Cobrança via Chatbot vêm apresentando ótimos resultados junto as assessorias de cobrança, contudo, as empresas que comercializam a plataforma possuem um grande desafio operacional de manter os sistemas operantes e evitar o bloqueio dos números pelo Facebook. Entenda as estratégias utilizadas pelo mercado para potencializarem a cobrança via chatbot e evitar o bloqueio dos números através do uso do SMS.

Nos últimos anos o WhatsApp transformou a vida de milhões de consumidores brasileiros, tanto que hoje, segundo a pesquisa Panorama de Mensageria, realizada pela Opinion Box e Mobile Time, 99% dos smartphone no Brasil possuem o aplicativo instalado. Além disso, 76% destes preferem se comunicar com marcas e empresas, seja para tirar dúvidas, pedir informações ou negociar uma dívida. Com isso, o mercado financeiro viu uma oportunidade de criar de um novo canal para a cobrança via chatbot.

Os benefícios da cobrança via chatbot são inúmeros, dentre eles podemos citar: o baixo custo envolvido (comparado com a cobrança via PA – Posição de Atendimento), a personalização (e confidencialidade) das interações, e o principal, a automatização das negociações que podem ocorrer 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso, a cobrança via chatbot ganhou cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente nas dívidas de baixos valores, aquelas que geram um alto custo e baixo comissionamento às assessorias de cobrança.

Com tantos benefícios, surgiram no mercado diversas empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas automatizados para a cobrança via chatbot. Com isso, teríamos o mundo perfeito – a necessidade das empresas com a oferta da solução por players de mercado. O que ninguém esperava, é que o Facebook, proprietária do WhatsApp interferisse nesta relação!

De forma macro, a política de privacidade do WhatsApp proibi que empresas realizem diversos tipos de interações com seus utilizadores, dentre eles, ações de vendas ou cobrança via chatbot. Importante ressaltar que até pouco tempo atrás, a aplicação destas normativas ocorriam de forma mais brandas – hoje, diversas empresas vem tendo seus números de WhatsApp bloqueados (banidos) pela empresa, tornando as ações de cobrança via chatbot totalmente instáveis e afetando a confiabilidade dos devedores em negociar com as  empresas possuidoras das suas dívidas – e que lhes acessaram pela cobrança digital.

Hoje, o WhatsApp possui uma suíte própria para comunicação com seus utilizadores, contudo, essa API foi desenhada para empresas que pretendam utilizar a ferramenta para interações de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e com custos por mensagem superiores a R$ 0,25. Com estes valores, a cobrança via chatbot se tornariam inviáveis (mesmo que isso fosse possível).

Mesmo com todas essas dificuldades, as empresas ainda vêm buscando alternativas que as possibilitem continuar realizando a cobrança via chatbot. Mas como realizar um processo seguro e dentro das normativas do WhatsApp?

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência na indústria de cobrança no país, desenvolveu uma solução única e exclusiva de checagem real time do status de um telefone junto ao WhatsApp. Como funciona? De forma macro, a Think Data consegue indicar se o telefone existente na base de dados das cobradoras estão em uso ativo junto ao aplicativo no momento – além disso, empresas que não possuam telefones atualizados vinculados ao devedor, podem requisitar o retorno de novos telefones, além do indicativo de quais daqueles possuem WhatsApp ativo. E onde entra o SMS como suporte na cobrança digital?

De posse do telefone com WhatsApp, as empresas encaminham aos clientes devedores mensagens via SMS com um link para acesso direto à cobrança via chatbot das assessorias e contact centers – e quando o devedor clica neste link, o WhatsApp entende que a cobradora pode realizar as ações de cobrança pelo contato ter ocorrido por parte do cliente – o que gera um opt-in implícito para essa interação.

Para dívidas de altos valores, as empresas utilizam uma feature da solução da Think Data que possibilita checar a foto vinculada ao WhatsApp (seguindo todas as normativas de segurança do aplicativo), garantindo certificar as imagens com as redes sociais, o que tende a potencializar a assertividade das ações, incluindo a cobrança via chatbot

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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