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26 de novembro de 2018 - 18:15

Como-mudar-radicalmente-o-perfil-de-credito-de-um-cliente-sem-afetar-a-inadimplencia-televendas-cobranca

Um dos principais desafios das áreas de crédito é determinar regras (além de criar modelos) que indiquem com segurança o perfil de crédito de Pessoas e Empresas, de forma a potencializar as vendas de produtos ou serviços e reduzir possíveis perdas com fraudes ou inadimplências. Hoje, a maioria das financeiras conseguem decidir pela concessão (ou não) apenas de posse do número do documento do requerente ao crédito!

Esse modelo de avaliação do perfil de crédito apenas pelo CPF ou CNPJ é possível com base nos modelos de scores desenvolvidos internamente e que trabalham com as informações complementares retornadas pelos principais bureaus de informações do país, como Serasa, Boa Vista e Think Data (diretamente nos motores de crédito).

Quando uma financeira não possui nenhum histórico do cliente (primeira concessão), a tríade: modelo estatístico, informação e biometria se mostram extremamente aderentes para a definição do perfil de crédito. Mas quando se tem um histórico recente de transações realizadas e o cliente solicita O aumento do limite de crédito, como fazê-lo com segurança? A resposta não é tão simples!

Hoje, no mercado de crédito B2B, muitas empresas vêm aplicando golpes com fortes prejuízos para as financeiras e varejistas que realizam a concessão de crédito de forma direta. Como funciona? De forma macro, essas companhias iniciam um relacionamento comercial com os bancos e varejistas, realizando (diversas) pequenas compras com pagamentos pontuais das dívidas – após um curto período de tempo, essas empresas mudam o perfil de compra, passando a adquirir (e financiar) não mais R$ 3.000,00, mas sim R$ 60.000,00! Tendo em vista que estas empresas sempre pagaram suas compras em dia, e não possuem nenhuma restrição financeira em seus nomes (o que determina um ótimo perfil de crédito), as concessões para maiores valores acabam sendo aprovadas, se tornando uma grande dor de cabeça no futuro.

Isso ocorre, pois após essas empresas terem os limites aumentados, elas realizam diversas compras e simplesmente “somem” do mapa, fazendo com que o volume de perdas assumida nos balanços sejam extremamente potencializadas. Então, como ter garantia na mudança do perfil de crédito de um cliente? A recomendação é que independente do tempo em que a empresa mantenha relacionamento com a sua instituição, verificações e atualizações cadastrais robustas sejam realizadas sempre!

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança no Brasil, disponibiliza ao mercado uma solução denominada Valida Fácil – Concessão de Crédito. Através dela, as companhias podem integrá-las aos principais motores de crédito, obtendo dados cadastrais atualizados da empresa, sócios e do seu quadro de staff. Além disso, é possível identificar o percentual de participação societária, o faturamento presumido e a situação da empresa junto à Receita Federal. Essa ferramenta possui integração exclusiva com o WhatsApp, visando identificar se um telefone celular fornecido é realmente utilizado pela empresa ou por seus sócios, retornando inclusive a foto vinculada ao aplicativo – a ideia com isso, é garantir que se tenha maior segurança na definição de um novo perfil de crédito, seja via motor ou na investigação realizada pela mesa de crédito.

Para conhecer gratuitamente a solução Valida Fácil – Concessão de Crédito integrado com enriquecimento cadastral via WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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