Jan
21
20 de janeiro de 2020 - 17:20 - atualizado às 17:42

Como-uma-pessoa-pode-usar-o-fgts-como-garantia-no-credito-televendas-cobranca-think-data

Entenda como as financeiras podem utilizar o FGTS como garantia no crédito

O principal assunto do mercado de crédito e cobrança nos últimos meses, sem dúvida, foi o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, com as expectativas relacionadas às regras relacionadas ao saque imediato e também das novas regras do saque aniversário, este que, de acordo com a nova legislação, poderá ser utilizado como garantia no crédito.

Com expectativas, segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, de que o saque aniversário aumente em 5 vezes o crédito, com a diminuição dos juros, já que se trata de um novo mercado de recebíveis a utilização do FGTS como garantia no crédito pessoal. O levantamento da SPE estima que esta modalidade criará um mercado de 100 bilhões em recebíveis nos próximos 4 anos.

Para a utilização do FGTS como garantia no crédito, o trabalhador deverá realizar a adesão ao saque-aniversário, podendo este ser realizado por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF) ou por seu site na internet.

Ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador poderá obter um empréstimo em qualquer instituição financeira vinculada ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), oferecendo tais valores como garantia no crédito, cabendo ao Conselho Curador do FGTS a estipulação dos limites das taxas de juros (que deverá ser regulamentado até março deste ano), mas que de acordo com o §3º do Artigo 20-D da Lei 13.932 de 2019, estes juros deverão ser inferiores àqueles estipulados para os empréstimos consignados dos servidores públicos do Poder Executivo.

Ou seja, trata-se de um modelo bastante parecido com a garantia do 13º salário, ou da Restituição do Imposto de Renda. Sendo que, o trabalhador que aderir ao saque-aniversário e tiver direito a sacar R$ 5 mil do FGTS, ela poderá solicitar a antecipação de valor similar deste recurso ao banco que, por sua vez, terá o saque-aniversário como garantia no crédito a risco zero, obtendo a remuneração mediante aplicação de juros.

Considerando as inovações no mercado de crédito e cobrança, como a garantia no crédito através do FGTS, a Think Data, bureau de informações referência na indústria do crédito, há alguns meses oferece aos seus clientes interligação diretamente com a CAIXA, possibilitando a avaliação de existência de contas ativas e inativas no FGTS, com plena assertividade em seus retornos.

Além disso,  as soluções da Think Data apresentam modelo estatístico acerca das faixas de valores que o trabalhador possui a receber no Saque Imediato, estando à disposição de seus clientes o desenvolvimento de soluções personalizadas que possibilitarão o entendimento aprofundado do perfil do trabalhador (inclusive checando se ele está trabalhando ou recebendo Seguro Desemprego junto ao Ministério do Trabalho), através de cruzamento de informações constantes em seu big data – oferecendo total segurança e agilidade em ações que envolvam o saque aniversário como garantia no crédito.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com consulta ao FGTS da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: