Oct
18
17 de outubro de 2022 - 17:16

Compliance-no-credito-pj-como-avaliar-com-seguranca-o-perfil-de-uma-empresa-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Aplicar a Compliance no Crédito PJ é essencial, já que concessão de crédito para pessoa jurídica envolve processos e políticas mais robustas, visando a compreender o perfil da empresa tomadora por completo, considerando suas ações (ou omissões no mercado) para cumprir as exigências legais.

Compliance no Crédito PJ: O que é e como implementar um processo seguro?

Compliance no Crédito PJ é o processo que, além de avaliar o perfil de crédito da tomadora, como sua probabilidade de realizar o pagamento de dívidas a longo prazo, visa a garantir que a empresa tomadora esteja em conformidade com a lei.

A gestão integrada de riscos fortalece a governança corporativa e torna a empresa mais atraente para potenciais investidores, gerando novos negócios. A gestão de riscos é essencial na compliance no crédito PJ, já que ajuda tomadores de decisão a entender e mitigar os riscos que surgem em seu caminho, transferi-los ou até mesmo, compreender quais riscos são aceitáveis.

A Compliance no Crédito PJ é também o processo de garantir que as atividades de uma empresa estejam alinhadas com suas políticas e procedimentos. O termo “conformidade” pode ser usado para se referir tanto ao ato de cumprir, ou estar em conformidade com um conjunto de padrões, quanto ao estado de conformidade.

Para a implementação de um processo robusto de Compliance no Crédito PJ, faz-se necessário o envolvimento de todas as áreas da empresa concedente. Ou seja, esta gestão, deve ser realizada sob as perspectivas de preservação e de geração de valor, considerando dentre outros, os seguintes valores: transparência no processo, melhoria contínua dos padrões de segurança e na organização para enfrentamento de mudanças e melhoras na eficácia da tomada de decisão.

O processo contínuo da Compliance no Crédito PJ

Inicialmente, é importante destacar que não é somente da relação de empréstimos e financiamentos que a compliance no crédito PJ pode ser aplicada. Diariamente, empresas de todo o país realiza a contratação de produtos e serviços de forma recorrente. É sempre importante ter uma avaliação do fornecedor (ou do tomador) que deve apresentar uma contraprestação. E quando esta empresa não consegue mais cumprir com as suas obrigações?

Apesar da avaliação e possível assunção de riscos, a pró atividade em ações de compliance no crédito PJ pode fazer com que os prejuízos sejam mitigados, dando um maior tempo para a elaboração de novas estratégias. Nesse contexto, há uma grande dificuldade envolvendo o processo contínuo de compliance no crédito PJ, considerando o alto grau de esforço, sem contar o alto custo envolvido considerando o capital humano, além da possibilidade de erros e de interpretação ou a interpretações que envolvam o caráter pessoal.

Visando ao fortalecimento da eficácia da empresa, há a necessidade de compliance no crédito PJ de alta velocidade e qualidade, considerando ainda a transparência e ausência de interpretações pessoais, sendo extremamente recomendável a implementação de processos automatizados para a mitigação de riscos.

Compliance no Crédito PJ: Como implementar a automatização de tarefas para prevenir prejuízos?

A automação de tarefas é uma das melhores práticas para equipes envolvidas no processo de avaliação de compliance no crédito PJ. Isso os ajuda de várias maneiras: Reduz a quantidade de erro humano, eliminando a necessidade de entrada manual, reduz o tempo perdido na realização de tarefas repetitivas, garante que todas as tarefas sejam concluídas no prazo, sem variações de qualidade ou interpretação. A automação da avaliação de fornecedores economiza tempo e esforço ao criar uma avaliação mais objetiva e orientada por dados.

Para auxiliar numa tomada de decisão ágil e assertiva, a Think Data, um dos maiores distribuidores autorizados Serasa Experian do Brasil, possibilita a integração, via API, de uma ampla gama de consultas para fornecer as informações necessárias para uma adequada na Compliance no Crédito PJ.

Para a implementação de um processo de compliance no crédito PJ automatizado, empresas de todo o território nacional, contam com as consultas Serasa Experian são adequadas para qualquer tipo de negociação, sendo desde a existência de dívidas, pendências financeiras e existência de cheques devolvidos, até a realização de uma consulta completa, que possibilita uma visão clara da situação atual da empresa, com seu score, existência de ações judiciais, pedidos de recuperação judicial ou falência ou até mesmo o envolvimento dos sócios em outras empresas falidas, consultas à protestos em cartórios de todo o Brasil e diversas outras informações.

Como integrar fontes de fé-pública no processo de compliance no crédito PJ?

O cumprimento de leis e normas envolve a regularização perante a órgãos regulamentadores. Pensando nisso, a Think Data pode simplificar o processo de avaliação e garantir maior segurança na tomada de decisões. Seu book de soluções inclui informações que ajudam sua empresa a avaliar a conformidade no crédito PJ rapidamente, considerando a utilização de robôs em diversas fontes de fé-publica e que podem ser integrados de forma extremamente simples em motores de crédito ou ERPs.

A realização de consultas via robôs a diversas fontes de fé-pública, disponibilizada pela Think Data, possibilita, por exemplo, realização de consultas real-time na Receita Federal, para a identificação recorrente da situação cadastral (ativo, inapto, baixado, etc) no processo de compliance no crédito PJ, além da realização de consulta também automatizada aos SINTEGRAs de todo o Brasil e muito mais!

Além disso, pensando em aprofundar ainda mais a avaliação de compliance PJ, através das soluções disponibilizadas pela Think Data, é possível identificar a participação societária – ou seja, quem são as pessoas que estão por trás daquela empresa, sejam pessoas físicas e jurídicas. Com esta avaliação, é possível identificar se existem outras empresas participantes do quadro societário, possibilitando até mesmo o apontamento de possível lavagem de dinheiro entre elas, dados estes que garantem uma avaliação extremamente robusta, considerando o cruzamento de informações disponibilizadas pela consulta completa da Serasa Experian, também disponibilizada pela Think Data.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: