Mar
14
13 de março de 2023 - 17:16

Comprometimento-da-renda-como-conceder-o-credito-adequado-a-realidade-do-tomador-de-credito-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A redução do poder de compra dos brasileiros, diante da inflação acumulada está impactando significativamente o comprometimento da renda, sendo necessária uma enorme adaptação na régua de concessão – afinal, como compreender o real comprometimento da renda do cliente?

Comprometimento da Renda: Como os dados economia geram um alerta para suas concessões

O poder de compra dos brasileiros tem sido significativamente comprometido pela alta inflação, de acordo com dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta informação indicou que um número recorde de famílias obteve um aumento expressivo no comprometimento da renda, tendo dívidas ou contas em atraso, uma vez que 22,2% exigem mais de 50% de rendimentos para pagar empréstimos emitidos por bancos e instituições financeiras – o mais elevado desde Dezembro de 2017.

Tais dados demonstram um alerta para os bancos e financeiras de todo o país, sendo necessária a aplicação de novas abordagens, o direito ao crédito de acordo com a realidade de cada cliente. Isto significa uma validação mais ampla do orçamento, analisando-se todas as despesas e receitas, determinar o comprometimento da renda, concluindo-se a quantia e quantidade de parcelas que podem ser assumidas pelo cliente, levando em conta uma série de fatores.

Comprometimento da renda: A importância de avaliar a situação financeira atual do cliente

É importante avaliar a situação financeira atual do cliente antes de determinar o que ele pode efetivamente pagar cada mês. Para isso, faz-se necessária uma revisão dos rendimentos, obrigações de dívida e outros compromissos relacionados antes de tomar uma decisão final — obtendo-se uma visão clara do comprometimento da renda.

O comprometimento da renda deve levar em consideração a realidade e capacidade de desembolso de um mutuário, pode tomar decisões de empréstimo responsáveis que beneficiam ambas as partes. Já que, o cliente poderá arcar com suas obrigações e o credor terá seus pagamentos adimplidos.

Ao avaliar o comprometimento da renda atual, é possível determinar a quantia que o cliente pode pagar confortavelmente em cada mês. Isto ajudará a assegurar que qualquer acordo financeiro é viável para ambas as partes envolvidas. Sendo também importante lembrar que a flexibilidade pode ser necessária dependendo dos rendimentos e das alterações das obrigações de dívida ao longo do tempo.

Comprometimento da renda: Entenda se é possível conceder com prazos muito longos

Nesse contexto, avaliar o comprometimento da renda atual do cliente, além de ajudá-los a obter o crédito de que necessitam sem os colocar em risco de inadimplência ou prejudicar a sua pontuação de crédito. Ao tomar decisões de conceder empréstimos responsáveis, é possível evitar perdas em decorrência da inadimplência e ajudar a promover a estabilidade econômica.

No entanto, considerando o comprometimento da renda, a estabilidade econômica, o histórico de pagamentos do cliente para outros credores, além do cruzamento de cenários com outros perfis similares, pode proporcionar uma predição mais objetiva, oferecendo maior assertividade e robustez na tomada de decisão.

Daí a importância de avaliar robustamente vários cenários e a probabilidade de sucesso ou fracasso de uma negociação. Os credores não devem avaliar somente o comprometimento da renda, mas também devem considerar fatores externos tais como estabilidade econômica, histórico de pagamentos, implicações legais etc. Estas avaliações devem ser feitas com uma abordagem imparcial, procurando fornecer soluções de crédito responsáveis, considerando que o tomador não ficará sobrecarregado com o pagamento de sua dívida e, o credor terá seu pagamento adimplido.

Comprometimento da renda: Como incorporar informações valiosas para a esteira de concessão

A avaliação do comprometimento da renda deve ser implementada considerando os incontáveis benefícios no processo de avaliação na concessão de crédito, implementando-se uma vantagem significativa sobre os concorrentes.

Quando feito corretamente, a identificação do comprometimento da renda é uma forma eficaz de incorporar informação valiosa na esteira de crédito. A fim de auxiliar bancos e financeiras de todo o país, a Think Data – um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil conta com especialistas de diversas áreas de negócio que auxiliam, de forma totalmente personalizada a utilização das informações mais adequadas para a composição de uma esteira de crédito robusta.

Com a utilização das informações adequadas à realidade de cada negociação, desde as mais simples que devem levar em consideração uma consulta de dívidas vencidas e pendências, até as mais complexas, com ticket médio mais altos e que envolvem longos parcelamentos, nas quais devem-se ser utilizadas consultas mais completas que podem considerar especificamente a informação de comprometimento da renda, com utilização de inteligência exclusiva da Serasa Experian, capaz de identificar a realidade atual do orçamento do cliente, trazendo mais segurança para a tomada de decisão na hora de conceder.

Comprometimento da renda: A importância do relacionamento com o cliente

Manter boas relações com certos clientes pode ser uma solução eficaz para assegurar que eles acompanhem os pagamentos esperados e considerem a parcela de seu empréstimo como parte integrante do comprometimento da renda. A construção de uma forte relação entre o tomador e o credor ajudará a encorajar a confiança e a lealdade, levando a um sentido de responsabilidade quando se trata de fornecer pagamentos em dia.

Ao contrário de uma crença comum, cultivar relações com os clientes não significa necessariamente um custo extra ou um esforço extensivo. Medidas simples de comunicação, tais como ser cortês, enviar lembretes amigáveis ou e-mails, podem ir muito longe na afirmação das decisões financeiras confiantes do seu cliente, tornando-o mais propenso a dar prioridade aos seus pagamentos, ainda que em cenários de imprevistos que aumentem expressivamente o comprometimento da renda.

Para contar com um banco de dados atualizado, possibilitando um contato ágil e recorrente com os seus clientes, é possível contar com as soluções inovadoras da Think Data que possibilitam identificar telefones fixos e móveis vinculados a um CPF ou CNPJ, sendo possível ainda identificar quais possuem o WhatsApp vinculado, facilitando ainda mais o contato no dia a dia com os clientes, estreitando o relacionamento, principalmente daqueles que tomaram empréstimos à longo prazo e possuem parte do comprometimento da renda com o pagamento de parcelas de empréstimos.

Além disso, na Think Data é possível identificar a renda presumida de uma pessoa, a renda familiar per capita, situação profissional (considerando cargo, empresa empregadora e até mesmo a data de admissão) para avaliar a situação financeira atual do seu cliente e compreender o que ele pode efetivamente pagar cada mês, sendo informações extremamente enriquecedoras a serem somadas ao comprometimento da renda para uma tomada de decisão segura.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: