Oct
27
26 de outubro de 2020 - 17:16

Conta-de-energia-como-alavancar-o-recebimento-das-faturas-acumuladas-na-pandemia-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Apesar do empréstimo garantido pela MP 950/2020, as distribuidoras também foram afetadas pela pandemia e precisam alavancar a cobrança da conta de energia de seus usuários que possuem faturas acumuladas durante o ano de 2020.

Covid-19 e as normas que alteraram temporariamente a conta de energia

Por meio da Medida Provisória 950/2020 de 8 de Abril de 2020, o Governo Federal isentou os consumidores enquadrados na Tarifa Social do pagamento de sua conta de energia no período de 30 de Abril a 30 de Junho e, em contrapartida, garantiu a destinação de recursos financeiros às distribuidoras.

Além disso, a Resolução Normativa 878/2020 da ANEEL, de 24 de março de 2020, proibiu a suspensão do fornecimento de energia devido ao inadimplemento de conta de energia para diversas classes.

A Resolução em referência sofreu alterações em 21 de Julho, de forma a manter a suspensão do corte por inadimplemento até 31 de Dezembro de 2020, para unidades consumidoras onde existam pessoas dependentes de equipamentos de preservação da vida; para consumidores residenciais de baixa renda; em domicílios que tiveram o envio de fatura impressa suspenso pela distribuidora sem a concordância do consumidor; e nos locais onde estiver suspenso o funcionamento de bancos, lotéricas e lojas conveniadas, ou onde forem decretadas restrições à circulação de pessoas pelo poder público.

Conta de energia: As perdas de faturamento das distribuidoras

As perdas de faturamento das distribuidoras devem ser consideradas pela inadimplência da conta de energia e também pela redução de consumo. De acordo com a ANEEL, a pandemia do Covid-19 será responsável pela perda bilionária (na ordem de 16 bilhões) de arrecadação das concessionárias e permissionárias de serviço de distribuição de energia elétrica.

Diante desse cenário e, apesar do empréstimo da operação Conta Covid, as distribuidoras precisam garantir seu caixa e evitar ao máximo a inadimplência da conta de energia. As distribuidoras vêm inovando de diversas formas para aproximar o relacionamento com seus usuários, já que suas agências de atendimento presencial também ficaram fechadas por um longo período.

O atendimento digital foi a saída encontrada para a manutenção do atendimento dos consumidores, sendo, muitas vezes a única forma de se obter o boleto para pagamento da conta de energia. Para obtenção da anuência de recebimento da conta digital, por exemplo, as distribuidoras utilizaram-se do envio de SMS – mas como obter a anuência se não consigo contatar o responsável pelo pagamento da conta de energia?

Como contatar o usuário para que ele tenha acesso à conta de energia?

Este desafio não é novidade para as distribuidoras de energia, já que os cadastros são realizados no momento de instalação do relógio de energia e o consumidor pode passar décadas sem realizar uma atualização para recebimento de sua conta de energia.

Ainda ocorrem casos em que o CPF está incorreto ou até mesmo casos em que não consta essa informação na conta de energia, ou o titular falecido há anos. Estes desafios em relação ao contato assolam às distribuidoras no envio e cobrança de contas de energia há muito tempo.

Como alavancar o faturamento das contas de energia acumuladas durante a pandemia?

Como indicado, o primeiro passo é a realização do contato / localização efetiva do responsável pelo pagamento da conta de energia. A Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, possui expertise na localização de usuários de serviços públicos como energia elétrica e saneamento básico que, através de projetos extremamente personalizados, consegue identificar o responsável financeiro de uma residência.

O envio de SMS também pode ser até 3 vezes mais efetivo quando se utiliza a validação dos telefones com WhatsApp, com certificação cadastral da Think Data. Desta forma, o SMS (que possui alto custo) será enviado apenas para telefones que realmente estejam em utilização pelo titular da conta de energia.

Na Think Data é possível realizar a identificação se titular da conta de energia veio a óbito, realizar a agregação de CPF diante do cruzamento de nome e endereço, identificar as pessoas residentes de um endereço e qual a renda per capita daquele local.

Existem diversos cruzamentos que podem ser realizados no big data da Think Data e, com a utilização de inteligência artificial, os projetos para melhoria na localização de usuários para pagamento da conta de energia aumentam o Contato com a Pessoa Certa (CPC) em cerca de 40%!

Ou seja, através de meios digitais com uso de SMS, chatbots e concedendo a possibilidade de parcelamento das contas, as distribuidoras conseguem negociar e alavancar a recuperação dos valores acumulados durante os piores meses da pandemia e contam com o know-how dos especialistas da Think Data para a localização efetiva.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral voltada às empresa de energia elétrica da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: