Jul
14
13 de julho de 2020 - 17:16

Cooperativas-de-credito-os-desafios-do-relacionamento-com-os-cooperados-think-data-televendas-cobranca

As cooperativas de crédito, num contexto histórico, possuem a necessidade de estar próxima a seus cooperados e à comunidade. No entanto, a sociedade vem mudando e novos desafios surgem para a manutenção desse relacionamento essencial para atingir seus objetivos. Entenda o que são as cooperativas, seus objetivos, vantagens e como as dificuldades de relacionamento vem sendo superadas.

As primeiras cooperativas de crédito surgiram na Europa, na primeira metade do século XIX, como alternativa aos altos juros praticados pelos bancos tradicionais. Os primeiros registros de cooperativas no Brasil, surgiram no fim do mesmo século (XIX), sendo que a primeira cooperativa de crédito foi registrada em 1902, permanecendo em plena atividade até hoje.

Diferente dos bancos tradicionais, as cooperativas de crédito não possuem fins lucrativos, ou seja, o crescimento e a manutenção de custos são necessários, mas o lucro não é prioridade. Sendo assim, o resultado positivo obtido pelas cooperativas são rateado entre seus cooperados, sendo chamado de sobras (e não lucro), estando estes isentos de tributos.

A isenção de tributos sobre as sobras é uma das vantagens das cooperativas de crédito, já que isso possui reflexo direto na redução de taxa de juros e tarifas. Além disso, as cooperativas são alternativas justamente por possuírem taxa de juros e tarifas mais baixas. Além disso, há vantagens em investir nas cooperativas, já que os rendimentos também são superiores aos de mercado, já que possuem isenção tributária, permitindo uma maior taxa de retorno aos cooperados.

Apresentadas as peculiaridades do modelo de cooperativas de crédito, ao reduzir as taxas de juros e tarifas de serviços, aumenta a renda de seus cooperados, beneficiando toda a economia local. E, visando a atender interesses específicos de uma determinada população, com segmentação específica o que garante resolução de empasses do dia a dia.

O modelo de cooperativas de crédito existe há mais de 200 anos e, para que possa continuar crescendo e atendendo às necessidades da comunidade, deve também acompanhar a realidade. Atualmente, cooperativas contam com operações digitais, possibilitando que seus cooperados realizem transações sem que nunca tenham pisado em uma agência, por exemplo.

Não há dúvidas que o meio digital está revolucionando todo o mercado e não isso não é diferente para as cooperativas de crédito que vem investindo cada vez mais em alternativas para driblar os desafios com o relacionamento entre seus cooperados.

Uma dificuldade incontestável das cooperativas de crédito é a manutenção de um relacionamento próximo com seus associados que, não raramente realizam um negócio específico com a cooperativa e deixa de obter novas vantagens desse relacionamento com o decorrer dos anos.

Para superar essa dificuldade, a Think Data, bureau de informações referência no mercado, desenvolve junto a seus clientes (dentre diversas cooperativas de crédito) soluções que permitem a localização de cerca de 40% de clientes inativos, gerando novos contatos seja via e-mail, telefone ou WhatsApp e, consequentemente, novos negócios.

Utilizando robôs com inteligência artificial e machine learning, a Think Data desenvolve projetos personalizados junto a cooperativas de crédito que visam a garantir a localização de associados e auxiliar na aproximação das cooperativas e cooperados em seus objetivos principais – sendo possível conhecer informações socioeconômicas de seu público (ou determinada região) como renda presumida, renda familiar per capita, profissão, escolaridade, recebimento de seguro desemprego, bolsa-família entre outros.

As soluções oferecidas pela Think Data contribuem, inclusive, com exigências feitas pelo Banco Central às cooperativas de crédito, em consultas realizadas de forma online junto à Receita Federal, garantindo assertividade e agilidade nas operações, o que auxilia diretamente na expansão dos negócios das cooperativas de crédito e cooperados!

Para conhecer gratuitamente a solução de Enriquecimento Cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: