Oct
06
05 de outubro de 2020 - 17:16

Credito-automotivo-o-segmento-onde-a-garantia-do-credito-e-um-dos-seus-maiores-riscos-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Se existe uma vertente do financiamento onde o risco na operação de concessão é alto é o do crédito automotivo. Mesmo tendo um bem como garantia, as variáveis externas impactam fortemente na depreciação do automotor. Entenda os desafios e oportunidades deste setor.

Este ano tem sido de grandes desafios para diversos segmentos da economia – mas certamente o automotivo (assim como o da aviação) tem sentido mais na pele os efeitos da pandemia.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as expectativas é que as vendas recuem 40% este ano – e a produção, 60%! Entretanto, a exceção a este cenário é o setor de motos, que devido ao boom dos aplicativos associado a busca por meios alternativos (e baratos) de transporte, viram suas vendas potencializarem.

Surpreendentemente, na contramão das vendas, as maiores financeiras do país aceleraram suas concessões de crédito automotivo, sendo que, aproximadamente 70% das propostas submetidas para análise serão aprovadas pelos bancos!

Principalmente no final do último ano o mercado já vinha observando uma forte procura dos consumidores pelos veículos usados – e estes, antes renegados, passaram a responder por quase 20% das linhas de crédito automotivo das financeiras, com perspectivas de crescimento.

Com todas essas variáveis envolvidas associada a uma grande disputa entre essas instituições financeiras, essas tem que realizar uma análise de crédito automotivo com extrema rapidez a fim de não perder um ótimo cliente para a concorrência.

Crédito Automotivo: Onde o bem segurado não traz tanta segurança assim!

O financiamento automotivo é um dos modelos onde o veículo entra como garantia ao crédito concedido. Isso é, caso o mesmo não venha a ser pago, a empresa pode entrar com uma ação para busca e apreensão do bem.

Se formos olhar por essa vertente, os riscos são minimizados, contudo, não chega a ter a mesma segurança que um financiamento imobiliário ou uma concessão de crédito consignado. Por quê?

Isso ocorre por alguns motivos – o primeiro, é a grande depreciação que o bem passa entre o momento da aquisição até aquele onde se inicia a inadimplência. Isso pode fazer com que no caso de uma devolução do bem, o mesmo não cubra as custas com o financiamento.

Outros fatores de grande impacto para as financeiras de crédito automotivo são os altos custos envolvidos na retomada de um veículo, associado a altos valores devidos em IPVA e Multas.

Muitas vezes, o valor dos impostos, custas jurídicas e de leilão (sem citar a dificuldade de localização do mesmo) são tão altos, que inviabilizam a retomada do veículo. Traduzindo: a retomada do bem fará com que a financeira tenha maiores custos junto aos órgãos competentes do que “esquecer” os valores em aberto do financiamento.

Como reduzir os riscos na concessão do crédito automotivo?

Segundo a Think Data, bureau de informações referência no atendimento às principais financeiras do país, os motores de crédito devem estar plugados a fontes que tragam maior segurança e rapidez nas análises do crédito automotivo.

A ideia é que os cruzamentos de informações obtidas através de diversas fontes públicas forneçam subsídios para uma concessão segura – ou detectem possibilidade de fraude naquela proposta.

Quais consultas inovadoras que vem sendo utilizadas pelas financeiras nos motores de crédito?

Hoje, algumas das inovações mais utilizadas pelo nos motores é o de se checar se um telefone celular fornecido pelo proponente ao crédito automotivo encontra-se realmente vinculado ao seu nome, e se este, possui WhatsApp ativo. Outra avaliação relacionada ao WhatsApp é checar a foto vinculada ao aplicativo – possibilitando cruzamento via biometria facial ou avaliação pela própria mesa de crédito.

Outras possibilidades estão relacionadas a identificação se o proponente ao crédito automotivo possui uma atividade profissional registrada no Ministério do Trabalho – ou se o mesmo encontra-se recebendo Seguro Desemprego, o que indica que as chances desta financeira ter um problema com inadimplência no futuro são altas!

Geolocalização: Segurança e Rapidez na Busca de Apreensão de Veículos

Uma das maiores dificuldades da busca e apreensão de um veículo é encontrá-lo efetivamente. Isso ocorre, pois, devido a necessidade do devedor utilizá-lo em susa atividades profissionais, muitos acabam escondendo o veículo para que o mesmo não seja localizado pela financeira ou pelo oficial de justiça.

Neste cenário, a Think Data disponibiliza ao mercado uma solução exclusiva no país denominada Localização Garantida. Já integrado aos principais motores de crédito e utilizando de Geolocalização associada aos aplicativos mais conhecidos do país, se é possível identificar se um número de telefone em específico está realmente sendo usado pelo devedor no momento, o que potencializar as chances de obtenção de CPC (Contato com a Pessoa Certa) entre 70% e 80% para negociação das dívidas.

Além disso, o Localização Garantida consegue retornar um score dos endereços vinculados ao devedor (via geolocalização), indicando a probabilidade de um logradouro específico ser o atual e em uso pelo cliente, o que faz com que o processo de busca e apreensão seja agilizado em mais de 60%.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp e Localização Garantida da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: