Jun
21
20 de junho de 2022 - 17:16

Credito-negado-como-aumentar-a-aprovacao-do-credito-para-PMEs-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O crédito negado é muito comum para o Micro, Pequeno e Médio empresário. Isso ocorre porque para grandes bancos, passando por correspondentes ou fintechs extremamente inovadoras, a concessão de crédito para este perfil também é um grande desafio. O grande dilema é identificar a medida certa para se conceder com mais segurança.

O cenário nacional e como o crédito negado afeta a economia

O cenário geral no mercado para obtenção e concessão de crédito no Brasil não é o dos mais favoráveis, considerando o expressivo aumento da taxa de juros no acumulado dos últimos meses, o que tende a dificultar negociações, aumentando o custo da obtenção do crédito e, consequentemente, aumentando os índices de crédito negado em empréstimos para Pequenas e Médias Empresas – PMEs.

Este cenário vem ocorrendo ao longo dos anos, como indicado em estudo do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que relatou que 60% das PMEs tiveram seu crédito negado desde a época do início da pandemia até hoje.

Em paralelo, no final do último ano, a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) divulgou estudo demonstrando alguns cenários em relação à demanda potencial por crédito de Micro e Pequenas Empresas no Brasil, sendo que em um deles aponta uma demanda potencial de 514 bilhões, dos quais 100 bilhões representam uma demanda não atendida. Então, considerando que existe mais demanda do que oferta, por que existe um índice tão alto de crédito negado?

O alto índice de crédito negado, faz com que empresários tenham que investir recursos próprios para o capital fixo e, com as dificuldades encontradas pelas empresas em todo o Brasil, é praticamente impossível suportar os custos e inovações com recursos próprios. As vendas tornam-se cruciais para financiamento do capital de giro e, considerando a queda nas vendas em decorrência da pandemia, as empresas perderam drasticamente a força de suas fontes de renda. Consequentemente, a falta de recursos causará o corte de custos, aumento de preços, refletindo nos índices de desemprego.

Crédito negado: em quais cenários sua aplicação está correta

Existem cenários óbvios de crédito negado, ainda mais após o destaque de que existe uma demanda maior que a oferta do mercado. Porém, pensando neste mesmo cenário, porque é tão difícil conceder crédito para PMEs?

O crédito solicitado por uma empresa baixada ou inapta será, claramente um crédito negado. Além disso, o histórico dívidas vencidas e pendências no mercado podem demonstrar uma probabilidade de inadimplência, gerando o crédito negado. Para as PMEs, é muito importante que se identifique sua composição societária, primeiramente para afastar casos de fraudes, de tentativas de obtenção de valores por terceiros e de casos em que claramente a empresa não poderá arcar com o custo das parcelas.

Como conhecer o perfil de PMEs e evitar o crédito negado?

Conhecer a composição da pessoa jurídica é determinante para o sucesso na concessão de crédito. Principalmente quando falamos de Micro e Pequenas Empresas, entender o empresário e seu histórico trará segurança para a tomada de decisão, fazendo com o que haja crédito negado apenas nos casos necessários.

Os tipos empresariais como MEI por exemplo, muito se confunde com a pessoa física, onde a maior parte dos empresários não realiza uma distinção entre bens da empresa e bens pessoais. Nesse sentido, para evitar o crédito negado para a pessoa jurídica, a Think Data, bureau de informações referência no mercado de Crédito e Cobrança brasileiro, disponibiliza soluções que possibilitam uma visão 360, tanto da pessoa jurídica quanto da pessoa física.

Quando falamos da pessoa jurídica, sua validação inicial, uma “prova de vida” é a situação cadastral na Receita Federal, que em alguns casos deve causar o crédito negado. Esta informação pode ser obtida de forma extremamente ágil através de robôs da Think Data que podem validar esta informação online e real-time, com uma altíssima capacidade de processamento.

Além disso, para aprimorar as validações e evitar o crédito negado em casos que que faltam informações para garantir a segurança ao conceder, é possível identificar o endereço, com fácil acesso à localidade e visualização já integrada com o Google Street View, além de indicação da atividade da empresa, seu faturamento presumido, probabilidade de funcionamento e a identificação dos tomadores de decisão e sócios.

É possível fazer uma análise de crédito mais segura, reduzindo o índice de crédito negado?

A Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian e disponibiliza diversas consultas que possibilitam uma avaliação de crédito extremamente segura para reduzir o índice de crédito negado, que podem ser adequadas a todos os tipos de negociação.

Além disso, a Think Data disponibiliza API simplificada para acesso às soluções Serasa Experian que possibilita a integração a motores de crédito em até 1 hora, garantindo que a decisão de crédito aprovado ou crédito negado tenha angariado informações do maior Bureau de Crédito do Brasil, como o acesso às informações de Score, dívidas vencidas, pendências, existência de ações judiciais, dívidas com órgãos públicos etc.

Para reduzir o índice de crédito negado, é importante conhecer qual a capacidade de pagamento sendo que, a negociação não precisa ser de fato negada, mas sim adequada à realidade do cliente. Através de diversos cruzamentos vinculados à pessoa jurídica e seus sócios, é possível criar uma inteligência para determinar esta capacidade, mas para quem precisa de agilidade nesta decisão, é possível obter a informação de Capacidade de Pagamento e um Comprometimento Mensal Estimado, já elaborado pela Serasa Experian e disponibilizado pela Think Data.

Crédito Negado e Fraude: Conheça recursos que ajudam a evitar golpes e calotes

Uma ferramenta que pode trazer muita segurança na tomada de decisão é a identificação de que um telefone móvel possui o aplicativo WhatsApp instalado, já que mais de 98% dos smartphones no Brasil possuem este aplicativo habilitado, sendo que, em caso negativo, há uma alta probabilidade de ser um número recém ativado, para cometer fraudes ou já com a intenção de uma inadimplência futura na tentativa de driblar o crédito negado.

A Think Data, de forma exclusiva no mercado brasileiro, disponibiliza a solução Localização Garantida que, através de parceria com aplicativos de telefones móveis, é capaz de validar se um telefone móvel está ativo e de fato vinculado a um documento, evitando, em muitos casos, o crédito negado por suspeita de fraude – o que garante ainda mais robustez no processo, dando mais segurança para a tomada de decisão.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: