May
19
18 de maio de 2020 - 17:16 - atualizado às 17:36

Credito-para-jovens-como-nao-errar-na-analise-deste-perfil-de-cliente-think-data-televendas-cobranca

Os millennials são os maiores requisitantes de cartões junto às financeiras de todo o país. Diante disso, como conceder crédito para jovens de forma segura e responsável considerando a falta de informações qualificadas para análise deste perfil de cliente?

Na sociedade econômica atual, pessoas economicamente ativas e classificadas como das classes A e B já encontram-se fidelizadas juntos as principais (e tradicionais) instituições financeiras do país, restando aos bancos e fintechs de menor porte, focarem suas atenções na conquista de clientes das demais faixas sociais, dentre elas, os clientes desbancarizados e os millennials, contudo, os desafios na concessão para este perfil de clientes, incluindo no crédito para jovens são inúmeros.

Hoje, estimasse que entre 30% a 40% das requisições por produtos financeiros (principalmente cartões de crédito) recebidas pelos bancos e fintechs no país são realizadas por pessoas na faixa de 18 e 25 anos de idade. Este é momento da vida onde os filhos buscam (ou querem ter) a sua independência financeira – e nada como conseguir um primeiro cartão ou uma primeira conta corrente para iniciar com o pé direito essa nova fase da vida.

O primeiro crédito para jovens acaba sendo concedido quando esta conquista o seu primeiro emprego ou entra em uma universidade vinculada a algum banco. Neste caso, sabemos que as financeiras acabam tendo uma maior segurança por terem uma empresa que pagará mensalmente seus salários ou uma universidade de ponta que dará a chance de este ter uma renda recorrente e a possibilidade de adquirir diversos produtos financeiros no futuro pela fidelização que essa primeira concessão gera. Mas como conceder crédito para jovens de forma segura para aqueles que não possuem nenhum dos vínculos anteriormente expostos?

A maior dificuldade na concessão de crédito para jovens é a inexistência de informações que possibilitem um mapeamento dos riscos. Muitas financeiras, realizam consultas de credit score junto a bureaus de crédito, contudo, muitas vezes a nota retornada é alta, tendo em vista não existir nada que os desabone financeiramente no mercado (o que pode não ser verdade). Mas claro, as empresas não podem se dar ao luxo de reprovar todas as requisições de crédito para jovens devido a chance de perder ótimos (futuros) clientes para a concorrência.

O ideal é que em uma avaliação para concessão de crédito para jovens, seja realizada uma análise 360º graus, não apenas do requerente ao crédito, mas também das pessoas ligadas a ele. Neste cenário, a Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito no Brasil, disponibiliza ao mercado uma solução voltada a este fim denominada Valida Fácil – Concessão de Crédito.

Integrada aos principais motores de crédito do país, a solução possibilita que sejam realizadas análises não apenas do jovem, mas também dos seus país, gerando uma maior segurança para a concessão de crédito para jovens. A plataforma, disponível para acesso via API (Web Service) ou Consulta Web, retorna centenas de informações, dentre elas, a renda presumida e a renda familiar per capita, que possibilita uma visão mais nítida sobre qual é a renda média no local de moradia do requisitante ao crédito.

Uma avaliação complementar que vem se mostrando extremamente aderente nos modelos de credit score para concessão de crédito para jovens é a de WhatsApp. Através desta solução inovadora e exclusiva no Brasil, as empresas conseguem identificar se o telefone fornecido na hora do cadastramento, está vinculada ao aplicativo, além da foto vinculada (e o último horário de modificação da imagem). Com base nessas informações, companhias tem reduzido a nota do credit score e muitas vezes reprovado o crédito devido ao aumento observado na fraude e/ou inadimplência no crédito para jovens!

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral Valida Fácil – Concessão de Crédito da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: