Jun
27
26 de junho de 2023 - 17:16

Custo-do-credito-como-utilizar-a-tecnologia-baseada-em-dados-para-mitigar-a-inadimplencia-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Como em qualquer negociação, considerar o custo do crédito é essencial para que a concessão seja favorável para ambas as partes, avaliando-se a melhor oferta para o tomador e uma atrativa margem de lucro para os bancos e financeiras, tendo a tecnologia papel essencial neste cenário.

Custo do Crédito: O que considerar e qual o maior vilão?

É muito comum que cada financeira tenha suas particularidades na hora de avaliar o custo do crédito, levando em conta suas estratégias de negócio, políticas internas e o perfil de seus clientes. No entanto, alguns fatores macros devem ser considerados como os principais no momento de mensurá-lo, como o risco do crédito, custos operacionais, de capital e de liquidez.

Apesar dos demais custos também serem altos e contarem com questões externas da economia em geral, como novas políticas do Banco Central, o risco do crédito é sempre tratado como um grande vilão, já que, por mais especializada e aprofundada seja a projeção, este fator sempre será uma previsão para o risco do crédito.

O risco do crédito refere-se à probabilidade de inadimplência por parte dos tomadores de empréstimo e está diretamente relacionado à capacidade financeira dos mutuários em cumprir com suas obrigações. Quanto maior o risco percebido, maior será o custo do crédito para compensar esse potencial de inadimplência.

Além do risco do crédito, os custos operacionais desempenham um papel relevante na definição do custo total do crédito. As financeiras precisam considerar os gastos relacionados às atividades operacionais envolvidas na concessão e administração dos empréstimos. Isso inclui despesas com pessoal, sistemas de tecnologia da informação, infraestrutura, marketing e conformidade regulatória. Esses custos operacionais devem ser distribuídos entre os empréstimos concedidos, o que pode influenciar a taxa de juros e, consequentemente, o custo do crédito para os clientes.

Custo do Crédito: A tecnologia como aliada indispensável

Cada cliente possui um perfil de crédito único, com diferentes níveis de capacidade de pagamento e probabilidade de inadimplência. Para avaliar o custo do crédito considerando o risco da concessão, as instituições financeiras realizam análises detalhadas, levando em conta diversos aspectos, como histórico de crédito, renda, estabilidade financeira, garantias oferecidas e informações externas disponíveis. Essa avaliação de risco é crucial para determinar a taxa de juros apropriada e o custo do crédito para cada cliente, considerando o potencial de inadimplência associado a cada perfil de risco.

Em tempos não tão remotos, a análise de crédito era realizada de forma manual e baseada em informações extremamente limitadas. Os bancos e instituições financeiras coletavam informações básicas fornecidas pelo cliente, como nome, endereço e renda, e realizavam verificações de referências pessoais. No entanto, esse método era trabalhoso, sendo totalmente baseado na confiança e relacionamento, tornando-se o custo do crédito totalmente imprevisível.

As primeiras análises de crédito computacionais no Brasil, no fim dos anos 60, permitiam a organização e processamento de um maior volume de dados, como informações cadastrais e histórico de pagamentos. Esses sistemas automatizados proporcionaram uma análise mais eficiente, rápida e consistente, melhorando a tomada de decisão no processo de concessão de crédito. Não coincidentemente, o principal bureau de crédito do país, a Serasa Experian, foi criada em 1968 e, desde então vem auxiliando bancos, instituições financeiras e varejistas de todo o território nacional na compilação de dados de diversas fontes. Essas informações são utilizadas pelas instituições financeiras a reduzir o custo de crédito e para avaliar o perfil de risco dos solicitantes, auxiliando na tomada de decisões mais informadas e seguras.

Custo do Crédito: Como implementar uma robusta análise automatizada e conceder com mais segurança?

Implementar uma análise automatizada, ter mais previsibilidade no custo do crédito (e reduzi-lo) e conceder com mais segurança requer a adoção de soluções tecnológicas avançadas, como as oferecidas pela Think Data. A empresa fornece diversas ferramentas e serviços que auxiliam na validação de informações, verificação de dados e avaliação de risco, permitindo uma tomada de decisão mais segura e eficiente.

Uma das soluções oferecidas pela Think Data é a validação de telefones, que permite verificar rapidamente a validade de milhares de números em poucos minutos. Essa validação inclui a identificação de telefones móveis com o aplicativo WhatsApp instalado, fornecendo informações adicionais sobre os tomadores, auxiliando na redução do custo do crédito considerando o tempo de operação para a validação de informações.

A solução Valida Fácil – Concessão de Crédito oferecida pela Think Data permite a validação online do e-mail informado pelo cliente durante o processo de concessão. Essa validação ajuda a identificar e evitar informações inválidas, auxiliando na redução de fraudes, do custo do crédito e aumentando a segurança do processo. A integração com a Receita Federal e outras fontes de informações confiáveis também é um diferencial da solução da Think Data.

Por meio dessa integração, é possível obter dados atualizados sobre o status de um CPF, informações de óbitos, seguro-desemprego, bolsa família, renda presumida, situação profissional e muito mais. Essas informações adicionais garantem agilidade e segurança ao processo de concessão, reduzindo o custo do crédito, os riscos de fraudes e inadimplência.

Custo do Crédito: Conheça alternativas recuperar o crédito inadimplido com mais facilidade

Recuperar o crédito inadimplido de forma mais fácil e eficiente é uma preocupação constante para empresas e instituições financeiras, principalmente quando se pensa no custo do crédito. Felizmente, a parceria entre a Think Data oferece alternativas inovadoras que facilitam o processo de recuperação de crédito.

Uma das soluções oferecidas pela Think Data, em atuação como distribuidora Serasa Experian, é a negativação de devedores, um procedimento simples e intuitivo realizado em sua plataforma. Esse processo permite que o cliente inadimplente seja comunicado sobre sua situação de inadimplência e conceda a ele um prazo para regularização dos valores antes que seu nome seja incluído nos registros de maus pagadores, auxiliando na redução do custo do crédito quando considerada a substituição de ações manuais pela automatização do processo.

Ao receber o comunicado de negativação, o cliente inadimplente é incentivado a priorizar o pagamento da dívida apontada, auxiliando na redução do custo do crédito, uma vez que estar registrado como inadimplente pode ter impactos negativos em sua capacidade de obter crédito no futuro. Essa comunicação eficaz e o prazo para regularização ajudam a criar uma maior conscientização sobre a importância de quitar as dívidas pendentes.

A utilização dessas soluções permite que as empresas adotem estratégias mais eficazes para recuperar o crédito inadimplido e reduzir o custo do crédito. Ao contar com uma plataforma intuitiva e informações atualizadas sobre a situação de cada devedor, as empresas têm uma visão mais clara dos devedores e podem direcionar esforços para ações de cobrança personalizadas.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: