Feb
07
06 de fevereiro de 2023 - 17:16

Democratizacao-do-credito-como-melhorar-o-acesso-ao-credito-da-populacao-de-baixa-renda-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Democratização do crédito que nada mais é que facilitar o acesso de toda a população é um desafio, já que nem sempre é possível realizar uma análise com a mesma qualidade para todas as classes sociais – mas quais são as metodologias que permitem um melhor diagnóstico de concessão de crédito para a população de baixa renda?

Democratização do crédito: O que é e por que é importante especificamente para a população de baixos rendimentos

A democratização do crédito refere-se ao processo de tornar o crédito acessível a uma gama mais vasta de pessoas, ou seja, possui o objetivo de atender a população de uma forma global e não somente públicos com características específicas.

A facilitação de obtenção de um empréstimo, com a oferta de prazos mais flexíveis, ou concedendo empréstimos com taxas de juro mais baixas são características que auxiliam um acesso mais amplo. A democratização do crédito é importante porque dá a todos a oportunidade de pedir dinheiro emprestado a fim de regularizar dívidas ou investir no seu futuro. Por exemplo, indivíduos com baixos rendimentos podem usar empréstimos para iniciar um negócio ou frequentar a faculdade. Ao aumentar o acesso ao crédito, é possível ajudar na redução da desigualdade e dar a todos uma oportunidade justa.

Os maiores desafios para a concessão de crédito para pessoas das classes mais baixas, além da falta de garantias, é o acesso escasso a informações que possam trazer uma maior confiabilidade neste perfil. Sem garantias, por exemplo, os tomadores são vistos como de alto risco e muitas vezes é-lhes negado crédito, surgindo aí características da não democratização do crédito.

Outro desafio para a democratização do crédito é que as pessoas de baixos rendimentos enfrentam é a falta de conhecimento sobre como tomar o crédito, se é seguro e como adequar o pagamento de empréstimos ao seu orçamento, muitas vezes caindo em armadilhas como o parcelamento de fatura de cartão de crédito que possuem juros muito mais altos do que quando contratado um empréstimo, ainda que sem garantia. Muitas pessoas podem achar que os serviços de crédito são acessíveis somente a pessoas com maior poder aquisitivo e, como resultado, as pessoas de baixa renda muitas vezes não sabem a quem recorrer para obter assistência de crédito.

Democratização do Crédito: Como implementar iniciativas que a apoiam

A democratização do crédito pode ser realizada através de iniciativas que tornem o crédito mais acessível, proporcionem maior transparência em torno dos produtos e termos de crédito, e expandam o acesso aos produtos de crédito.

Existem várias iniciativas que trabalham para a democratização do crédito, e alguns exemplos incluem programas de micro empréstimos, iniciativas de alfabetização financeira, e instituições financeiras de desenvolvimento comunitário. Os programas de micro empréstimos proporcionam pequenos empréstimos a empresários e pequenas empresas, que podem ajudá-los a iniciar ou expandir os seus negócios.

As iniciativas de educação financeira trabalham para compartilhar o conhecimento com os consumidores sobre produtos de crédito e termos, para que eles possam tomar decisões mais informadas sobre empréstimos. As instituições financeiras, visando à democratização do crédito, oferecem produtos e serviços de financiamento às comunidades carentes, de modo a aumentar o acesso ao capital. Ao tornar o crédito mais acessível e acessível, estas iniciativas ajudam a capacitar os consumidores e a aumentar as oportunidades econômicas.

Democratização do Crédito: Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o acesso ao crédito

Inclusão financeira é um termo usado para descrever o processo de trazer as pessoas desfavorecidas para a corrente financeira, favorecendo a democratização do crédito. Isto inclui fornecer acesso a serviços financeiros básicos como contas de poupança, empréstimos e seguros. Isto pode também referir-se a iniciativas mais abrangentes de democratização do crédito que procuram capacitar indivíduos e comunidades, aumentando a sua educação financeira e ensinando-lhes como tomar decisões financeiras responsáveis.

A tecnologia também pode ajudar a melhorar o acesso para a democratização do crédito. Por exemplo, as plataformas de empréstimo peer-to-peer permitem aos indivíduos pedir dinheiro emprestado a uma rede de mutuantes, ou seja, pares (pessoas físicas que emprestam seu dinheiro a outras, em troca de pagamento de juros – normalmente mais baixos para o tomador e com retorno de investimento mais alto do que os praticados por instituições). Estas plataformas proporcionam aos mutuários o acesso ao capital que podem não ser capazes de obter através dos canais tradicionais.

Além disso, as fintechs, através da modernização do acesso ao crédito possibilitaram diversas inovações que auxiliam na democratização do crédito, bastando um simples acesso à internet para que seja possível abrir uma conta bancária, realizar transações, obter empréstimos etc. E, para que tudo isso seja possível, bancos e fintechs contam com o auxílio de empresas especializadas para a realização de uma análise de crédito bastante aprofundada para todas as classes sociais, como a Think Data – bureau de informações referência no mercado nacional que possui em seu big data, informações de pessoas físicas de todo o Brasil as quais possibilitam uma concessão de crédito mais segura.

Ao utilizar as soluções da Think Data, bancos, fintechs e financeiras de todo o Brasil conseguem realizar uma análise ampla e completa de pessoas das classes C, D e E, sendo possível realizar o cruzamento de informações como renda presumida e renda familiar per capita — já que em muitos casos, para a população que necessita da democratização do crédito, podendo ser desbancarizados, a renda pode não estar vinculada diretamente ao seu CPF, ou renda proveniente de trabalho informal, por exemplo.

O cenário atual e o futuro da democratização do crédito

Nos últimos anos, tem havido um movimento crescente para a democratização do crédito. Esta tendência tem sido impulsionada por uma série de fatores, incluindo o aumento do custo de vida em decorrência da forte inflação que aterroriza o planeta após a pandemia de Covid-19. Como resultado, um número crescente de indivíduos e empresas necessita recorrer a fontes alternativas de financiamento, tais como o empréstimo entre pares.

Para a concessão de crédito segura visando à democratização do crédito, como já mencionado, é possível contar com diversas soluções oferecidas pela Think Data, sendo possível incluir a identificação de telefones com WhatsApp — facilitando a identificação de formas de contato com o titular e afastando as fraudes.

Além disso, considerando a possibilidade de se obter dificuldades com a democratização do crédito, tais como inadimplência de empréstimos e execuções, é possível incluir a análise de informações do tomador como existência de dívidas ou pendências anteriores, cheques devolvidos, participação em ações judiciais através da plataforma Serasa Experian disponibilizada pela Think Data que, por ser um dos maiores distribuidores de tais soluções no país, possui um amplo book de consultas que possibilitam a adequação para quaisquer tipos de negociações.

Desta forma, entende-se que à medida que a tecnologia continua a evoluir, tornar-se-á mais fácil para indivíduos e empresas obterem financiamento de uma gama mais ampla de fontes, garantindo o sucesso da democratização do crédito que, em primeiro lugar, irá proporcionar a mais indivíduos e empresas o acesso ao capital. Segundo, irá ajudar a criar empregos e estimular o crescimento econômico. Finalmente, irá reduzir o custo global do empréstimo. A democratização do crédito é, portanto, suscetível de desempenhar um papel importante no futuro da economia.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: