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25 de novembro de 2019 - 17:15

Dívidas antigas: quando a localização vira guerra contra o tempo

Até hoje muito se ouve falar que dívidas antigas “caducaram” e que não pode mais ser cobrado. No entanto, o termo “caducar” refere-se ao período em que a dívida pode ser inscrita em rol de maus pagadores e também o prazo para que referida inadimplência seja cobrada judicialmente. Sendo que o termo jurídico mais adequado é a prescrição e seus prazos são diferenciados.

Os credores e assessorias de cobranças devem estar sempre atentas ao prazo prescricional aplicável a cada tipo de débito, sendo que os prazos mais comuns aplicáveis às dívidas antigas são de 2, 5 ou 10 anos – tais prazos estão descritos nos artigos 205 e 206 do Código Civil.

Na prática, os setores de cobrança possuem boa organização em relação aos prazos para cobrança de dívidas antigas, já que, ainda que com o direito de cobrar, após o término do prazo prescricional, essa cobrança já não pode ser realizada judicialmente – deixando o credor de fazer valer dos mecanismos de coerção judiciária no âmbito da execução, como bloqueios judiciais e penhoras, tornando um desafio ainda maior perante às estratégias a serem criadas para conquistar a regularização das dívidas antigas por iniciativa e boa-fé do devedor.

Um grande desafio ao longo de todo o período de cobrança de dívidas antigas é a localização, já que após os primeiros meses imediatos à inadimplência, o contato com o devedor fica cada vez mais difícil, tornando-se uma guerra contra o tempo para a recuperação do crédito, quando os documentos dos devedores passam por diversos enriquecimentos de dados, agregando-se inúmeras informações que nem sempre são úteis e acabam, ao invés de ajudar, onerando o dia-a-dia da operação.

Nesse cenário, faz-se necessário um enriquecimento de dados personalizado, analisando-se as características de cada uma das carteiras de dívidas antigas para erradicar contatos antigos e ruins, agregando-se novas informações de telefones, sobretudo aqueles que possuem Whatsapp vinculado – esta estratégia, segundo análises de clientes da Think Data, agrega a localização de cerca de 30 a 40% dos devedores.

A Think Data é o bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança no Brasil, além de realizar projetos personalizados junto a seus clientes para a cobrança de dívidas antigas e conta com uma tecnologia própria chamada DataScore®, a qual garante a recência das informações, garantindo que a operação tenha acesso somente às informações cadastrais mais eficientes, evitando-se a sobrecarga de informações desnecessárias e improdutivas.

Cabe destaque ainda à solução Smart Hot desenvolvida pela Think Data, por meio da qual é possível agregar novos telefones ainda não mapeados, por meio de robôs e inteligência artificial que realizam busca em mais de 400 fontes na internet, já que batalha na cobrança de dívidas antigas fica ainda mais acirrada quando falamos não somente sobre o tempo, mas também em relação ao custo – esta solução funciona de forma ágil e visando também à redução de custos com enriquecimento de dados.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com projetos personalizados para dívidas antigas da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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