Nov
22
21 de novembro de 2022 - 17:16

Emissao-de-cheques-sua-analise-de-credito-considera-esse-meio-de-pagamento-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Apesar de parecer pouco comum, a emissão de cheques ainda possui incidência bastante alta no Brasil: são mais de 200 milhões de cheques emitidos anualmente que podem estar passando batido em sua análise de crédito.

Emissão de cheques no Brasil: Onde essa modalidade de pagamentos ainda é presente?

Na era digital, é natural pensar que a emissão de cheques foi substituída por outros meios de pagamento, tais como cartões de débito e transferências online. No entanto, este não é o caso: os cheques continuam a ser amplamente utilizados como meio de pagamento.

De acordo com dados do Banco Central do Brasil (BCB), em 2020 houve mais de 280 milhões de transações em cheques no país, caindo para cerca de 220 milhões em 2021. Este ano, com a disseminação do pix, até maio houve o registro de emissão de 76 milhões de cheques. Ainda que em queda, estes números mostram que, embora estejamos na era digital, a emissão de cheques é um modo de pagamento que ainda está presente e, consequentemente, deve ser considerado nas análises de crédito de todas as esferas.

Brasileiros de todas as regiões do Brasil continuam realizando a emissão de cheques, principalmente como prestação de caução e parcelamentos e em municípios pequenos, nos quais a internet é intermitente, dificultando a realização de negociação via Pix. A modalidade de parcelamento realizada por meio de pagamento em cheque é um costume cultural do brasileiro, já que o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 32, prevê que o cheque é um meio de pagamento a vista. Porém, considerando os costumes, é pacificado pela jurisprudência, por meio da Súmula 370 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o desconto de cheques antecipado de cheque pré-datado caracteriza dano moral.

Quais são as implicações da emissão de cheques para o meu negócio?

O valor do cheque, quando comparado com outros meios de pagamento, tais como cartões de débito e transferências online, tende a ser mais baixo. Em paralelo, a emissão de cheques pode partir de qualquer perfil de cliente, podendo ter uma incidência maior em alguma região, porém podendo ocorrer até em um perfil jovem e extremamente digital, ao pagar as mensalidades de sua academia, por exemplo.

Quando consideramos a abordagem de pagamento pré-datado, a emissão de cheques ocupa espaço que outros métodos de pagamento ainda não dominaram, permitindo que o comerciante agende os pagamentos. Isto ajuda os comerciantes na gestão financeira dos seus negócios, uma vez que lhes permite planejar a realização de planejamento, sem a incidência de taxas de administração ou juros a serem assumidos pelo comerciante.

Adicionalmente, cabe destacar que a emissão de cheques ainda é um processo manual, que requer a intervenção de um intermediário (normalmente um banco) para sua validação, sendo muito comuns os problemas com fraude e inadimplência, cabendo uma necessidade de atenção especial quanto ao aceite desta modalidade de pagamento.

Existem diversos problemas relacionados à emissão de cheques. O cheque não possui uma garantia de possuir fundos, sendo possível ser emitido com um montante que a pessoa não possui na sua conta. Outra possível fraude com cheques é através de roubo de identidade. Neste caso, alguém rouba a informação de outra pessoa e passa um cheque em seu nome.

Como incluir a avaliação de emissão de cheques na análise de crédito?

Ao realizar uma análise de crédito, é importante considerar todos os aspectos da situação financeira do potencial cliente, sendo que a análise de emissão de cheques um diferencial no momento de conceder com segurança.

Durante a análise de crédito, é importante é estar ciente dos riscos associados e realizar uma avaliação global do cliente, não apenas o histórico de emissão de cheques, considerando, dentre outras informações, a validação de dados cadastrais como telefones, endereço e CPF, seu histórico de pendências financeiras, dentre diversos outros dados.

Para garantir acesso a tais informações, com a credibilidade Serasa Experian, empresas de todo o Brasil podem contar com a plataforma da Think Data, onde é possível ter acesso a consultas de cheques devolvidos ou sem fundos vinculados a um CPF ou CNPJ, e até mesmo realizar uma validação de emissão de cheques de acordo com o seu número, especificamente.

Por ser um dos maiores distribuidores Serasa Experian, a Think Data conta com uma ampla variedade de consultas em sua plataforma, possibilitando uma adequação para cada tipo de negociação. Cabendo salientar o baixíssimo custo para realização de consultas à cheques versus o ganho com a redução da inadimplência e mitigação à fraude proveniente da emissão de cheques.

Além de emissão de cheques, é possível realizar desde consultas básicas para identificação de dívidas, pendências financeiras e protestos no âmbito estadual, até uma checagem completa, seja de pessoas físicas ou jurídicas para a identificação de todas as informações anteriores, somadas a Score, protestos nacionais, existência de ações judiciais e muito mais.

Emissão de cheques: Conheça estratégias para recuperar o crédito

Após conceder um empréstimo sem considerar o histórico de emissão de cheques ou após aceitar a emissão de cheques como forma de pagamento, considerando não haver uma garantia de recebimento, como no caso de pagamentos com cartão de crédito, por exemplo, é muito comum que as empresas se deparem com uma alta inadimplência.

Para auxiliar na localização de inadimplentes, em decorrência da emissão de cheques ou quaisquer outros atrasos, a Think Data disponibiliza acesso a soluções exclusivas que visam a simplificar o dia a dia de empresas de todo o Brasil, sendo possível realizar a identificação de telefones móveis que possuem WhatsApp, direcionando o contato para os melhores terminais possíveis.

Seja na análise de crédito, na validação antifraude de emissão de cheques ou na cobrança, também é possível contar com o Localização Garantida, solução da Think Data, que conta com tecnologia exclusiva desenvolvida por meio de parceria com aplicativos de telefonia móvel e que possibilita a validação se um telefone celular está ativo e, de fato, vinculado a um CPF. Trazendo muito mais agilidade e, consequentemente, mais sucesso na recuperação de crédito, com resultados que demonstram um retorno sobre o investimento (ROI) de 1.600%!

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: