Feb
28
27 de fevereiro de 2023 - 17:16

Empresas-insolventes-como-recuperar-o credito-antes-da-decretacao-de-falencia-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A cada dia parece que se torna mais desafiador recuperar o crédito de empresas insolventes. Como credor, é importante estar atento aos primeiros sinais de dificuldades financeiras e tomar medidas para recuperar o seu crédito antes da decretação de falência do devedor.

Empresas insolventes: Compreenda o que é a insolvência e como ela pode afetar sua empresa

Quando empresas não possui ativos suficientes para satisfazer as suas responsabilidades, tratam-se de empresas insolventes. É importante notar que a insolvência não significa automaticamente falência; pelo contrário, pode levar a quase qualquer tipo de reestruturação das obrigações financeiras, assim como a mudanças profundas na propriedade e/ou gestão.

Vale a pena estar ciente de que empresas insolventes podem estar passando por uma situação temporária, devido a contratempos ou até mesmo erros da gestão, havendo um extenso caminho ou até mesmo nunca chegar numa decretação de falência.

Nesse sentido, é importante estar sempre atento à evolução no pagamento de dívidas, sejam elas com órgãos públicos ou negociações privadas, existência de ações judiciais e, em caso de necessidade, realizar renegociações de acordo com a nova realidade das empresas insolventes, evitando-se a inadimplência.

Empresas insolventes: Conheça os sinais de aviso de que uma empresa está caminhando para a falência

Como credor, pode ser muito desafiante diferenciar entre uma empresa em dificuldades e uma empresa que está em uma boa situação. Identificar os sinais de que uma empresa está caminhando para a insolvência ou falência pode ser benéfico para determinar quando oferecer crédito e quando evitar certas ações.

Os sinais de aviso podem incluir um súbito corte nas despesas operacionais, alterações na governança da empresa, atrasos nos pagamentos de passivos, ou alterações significativas para comparar demonstrações financeiras ano a ano, dando grandes sinais de tratar-se de empresas insolventes.

Outros sinais podem ser um aumento da dívida a longo prazo ou uma diminuição dos saldos de caixa. Em muitos casos, é possível detectar que momentos anteriores de se tornarem empresas insolventes, já que podem estar obtendo mais crédito do que poderão pagar no futuro. Manter-se informado com as últimas notícias financeiras, tendências e desenvolvimentos são passos chave para fazer escolhas e concessões seguras.

Empresas insolventes: A Recuperação Judicial no Brasil e como ela afeta os credores

A Recuperação Judicial, regulamentada pela Lei 11.101/2008, tornou-se uma opção cada vez mais popular no Brasil para as empresas insolventes, ajudando-as a reestruturar as suas dívidas e a restaurar a solvência de modo a manter o funcionamento. A instituição da Recuperação Judicial vai de encontro ao princípio constitucional da continuidade da empresa e garante aos empresários a possibilidade de renegociação de suas dívidas, de forma a manter o funcionamento de companhias insolventes, assim como a continuidade geração de empregos, por exemplo.

No entanto, a Recuperação Judicial pode pegar muitos credores de surpresa, já que no plano de recuperação das empresas insolventes, pode-se contar com deságios altíssimos dos valores devidos, não havendo como discordar caso haja a concordância da maioria em assembleia geral de credores.

Adicionalmente, caso não haja a inserção devida do crédito, é necessário realizar pedidos judiciais para a regularização do mesmo, trazendo aos credores de empresas insolventes, além das perdas com o deságio previsto no processo de Recuperação Judicial, custas e despesas processuais e com honorários advocatícios.

E, por fim, caso as empresas insolventes não cumpram com o seu plano de recuperação judicial, poderá haver a decretação da falência, fazendo com que haja o pagamento de suas dívidas nos limites de seus bens e ativos — ou seja, caso a empresa não possua valores suficientes, o credor pode dar-se como vencido e a dívida nunca será adimplida.

Empresas insolventes: Quais são as medidas a tomar quando detectar que seu cliente está devendo no mercado?

Ao detectar que os seus clientes se tratam de empresas insolventes, é importante ser proativo na situação. É importante realizar contatos e manter um bom relacionamento para identificar como a sua dívida ou deficiência de fundos o levou a tornar-se insolvente e quais as possibilidades existentes para sua regularização.

O maior desafio nesse sentido é, como identificar tal necessidade? Para isso, é possível contar com as pesquisas disponibilizadas pela Think Data através da plataforma Serasa Experian. Por ser um dos maiores distribuidores do Brasil, a Think Data conta com uma grande variedade de consultas que permite a identificação da saúde financeira de empresas insolventes ou solventes, permitindo-se a identificação precoce de possíveis pedidos de Recuperação Judicial e/ou decretação de Falência.

Com as consultas Serasa Experian disponibilizadas pela Think Data, é possível realizar checagens de forma automatizada através da integração via API ou em lote, via troca de arquivos, garantindo-se estar um passo a frente na identificação da saúde financeira de clientes e negociação agilizada com empresas insolventes.

Tais informações fornecerão, tempo hábil para discussão com as empresas insolventes sobre alertas sobre o estado de suas finanças; permitindo a identificação de cenários de recuperação e a possibilidade de renegociação de prazos para ajudá-los a lutar contra a falência antes da adoção de medidas judiciais.

Empresas insolventes: Como recuperar o crédito antes da decretação da falência?

É importante estar ciente dos sinais de que uma empresa está em risco de insolvência, fluxo de caixa volátil etc. Ao descobrir empresas insolventes é importante agir rapidamente para se proteger e manter algum controle sobre a situação.

Para auxiliar na negociação com empresas, antes mesmo até que se tornem empresas insolventes, é necessário manter um contato próximo e oferecer vantagens na renegociação de dívidas (ou de contratos que ainda estejam em dia). Isso fará com que o empresário relembre dessa negociação e priorize o pagamento de suas dívidas.

Entretanto, localizar sócios de empresas insolventes pode ser bastante desafiador, ainda mais quando começam a passar por dificuldades. Para identificar os sócios e percentual de participação societária, empresas de todo o Brasil contam com soluções disponibilizadas pela Think Data que permitem a identificação do quadro societário, a identificação dos sócios e dos tomadores de decisão de uma empresa.

Com tal identificação, é possível identificar os telefones com WhatsApp e e-mails, a fim de facilitar as tentativas de contato para renegociação de dívidas antes da decretação de falência de empresas insolventes, considerando que tal processo pode durar anos e anos, além de custos altíssimos, sendo extremamente importante agir com pro-atividade já que, quem chegar primeiro possui muito mais chances de conseguir sucesso na recuperação de valores devidos.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: