Aug
23
22 de agosto de 2022 - 17:16

Emprestimo-online-como-o-whatsapp-pode-tornar-a-concessao-mais-segura-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A concessão de empréstimo online está dominando o mercado, com os clientes mais exigentes por uma análise rápida. Para conceder adequadamente, é necessário realizar o cruzamento de diversas informações, sendo que o WhatsApp do cliente pode dizer muito sobre o empréstimo a ser concedido (ou não).

Empréstimo online: como é feita a avaliação de crédito?

Para concessão de empréstimo online, a avaliação de crédito é feita por um motor de decisão, que leva em consideração várias informações, como renda do candidato, histórico de emprego, localização geográfica e tempo de permanência no emprego atual. Cada empresa tem seus próprios critérios para avaliar a solvência e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Quando falamos de empréstimo online, as decisões estão a cada dia mais automatizadas, sendo tendência das instituições financeiras de reduzir, ou até mesmo zerar a necessidade de análises humanas. Isso ocorre porque os motores de decisão estão a cada dia mais robustos, ágeis e contam com o cruzamento de milhares de informações.

Os motores de crédito, durante a avaliação para concessão de empréstimo online, ultrapassam diversos desafios, já que a pessoa não está presencialmente no ambiente, devendo haver diversas certificações, como o envio do documento, foto etc. Nestes casos, as empresas podem usar a Inteligência Artificial para avaliar dados e detectar fraudes com agilidade.

Empréstimo online: Como inovar na luta contra as fraudes?

A fraude na concessão de crédito é um grande problema no Brasil, após o início da pandemia havendo a migração de muitas operações para o digital, houve um aumento expressivo na quantidade de pedidos e concessões de empréstimo online. Consequentemente, em 2021, houve um recorde com 4 milhões de tentativas de fraude, segundo estudo levantado pela Serasa Experian, sendo que o segmento de bancos e cartões foram o principal foco, o que representou um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior.

Trata-se de uma luta contra o tempo entre as instituições financeiras e os golpistas — estes que, sempre conseguem encontrar brechas no sistema, muitas vezes passando-se até por familiares. O que exige que a concessão de empréstimo online seja extremamente criteriosa, com a utilização de algoritmos de ciência de dados e aprendizado de máquina para detectar transações fraudulentas e mitigar os riscos.

Nesse contexto, o aplicativo WhatsApp pode ser um grande aliado nas avaliações de empréstimo online, já que números apontam que cerca de 99% dos telefones móveis no Brasil possuem este app instalado. Ou seja, cadastros de telefones que não possuem o app instalado, já nascem com um grande alerta para tentativa de fraude.

Empréstimo online: Como utilizar o WhatsApp como aliado?

Quanto mais informações você tiver, melhor. Isso vale também para o processo de concessão de empréstimo online. Saber se o solicitante possui conta de WhatsApp auxilia na avaliação e decisão de concessão do crédito, já que um telefone com WhatsApp ajuda a determinar um melhor telefone para contato em situações futuras. Além disso, com a utilização do aplicativo, nota-se que as pessoas tendem a mudarem menos de número.

Para que seja possível integrar a validação de WhatsApp nas avaliações de empréstimo online, primeiramente, é importante que esta avaliação represente o exato momento do pedido de crédito. Ou seja, não adianta avaliar uma base de telefones que foi marcada com a existência de WhatsApp há 6 meses atrás.

A concessão de empréstimo online, exige uma validação de WhatsApp online, realizada de forma exclusiva pela Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito brasileiro que, por meio de consulta via browser, troca de arquivos ou via API, possibilita a identificação de WhatsApp vinculado a uma linha de telefone móvel no exato momento da consulta.

Empréstimo online: Quais os benefícios da validação de WhatsApp?

Dentre outras validações importantes na esteira de aprovação de empréstimo online, a certificação de WhatsApp traz diversos benefícios, já que disponibiliza um meio de contato instantâneo com o cliente.

Através de cruzamento de informações disponíveis no banco de dados da Think Data é possível avaliar a associação de números de telefones a pessoas físicas ou jurídicas, viabilizando a implementação de um score de confiabilidade das informações de contato, dando mais segurança ao ser possível detectar que não se trata de um chip que foi ativado com o intuito exclusivo de cadastro para obtenção de empréstimo online, por exemplo.

Para dar ainda mais robustez no processo de concessão de empréstimo online, além da validação de telefones com WhatsApp, a Think Data disponibiliza diversas informações que possibilitam uma avaliação ampla do perfil do cliente, sendo possível identificar a renda presumida e a renda familiar per capita, profissão, escolaridade e muito mais!

Além disso a Think Data conta com uma solução exclusiva, o Localização Garantida que é capaz de certificar se um telefone móvel está ativo e, de fato vinculado ao CPF — ou seja, nos casos em que o telefone possuir o WhatsApp instalado e a certificação pelo Localização Garantida, só não se fala com o cliente que de fato estiver se esquivando de ser contatado.

Empréstimo online: Como implementar a validação de WhatsApp na concessão de crédito?

A Think Data, por meio da solução Valida Fácil – Concessão de Crédito, permite a integração via API, viabilizando a conexão de informações com sistemas e com conexão disponível nos maiores e principais motores de crédito, tratando-se de uma solução com altíssima capacidade de processamento e disponível 24×7 para operações de empréstimo online. Além disso, as consultas da Think Data são disponíveis para realização via Web e via troca de arquivos, em lote. Sempre adequando-se a cada tipo de negócio e, com o atendimento personalizado para cada cliente.

Todas as soluções podem ficar ainda mais robustas quando complementadas com as consultas disponibilizadas pela Think Data, um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país. Existe uma vasta gama de consultas que são adequadas a qualquer tipo de negociação, sendo um empréstimo online de pequeno ou grande valor, consultas estas que vão desde uma simples checagem de cheques devolvidos a uma checagem ampla de score, existência de ações judiciais, dívidas vencidas, pendências etc.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: