Jul
26
25 de julho de 2022 - 17:16

Impacto-das-fraudes-medidas-de-seguranca-que-toda-pme-deve-considerar-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

As fraudes estão cada vez mais sofisticadas e os golpistas inovam a cada dia. Não sendo uma exclusividade do Brasil, o impacto das fraudes impacta também empresas PME – por isso, trouxemos aqui algumas medidas de segurança que as micro, pequenas e médias empresas podem adotar para a prevenção de prejuízos. Confira!

Impacto das Fraudes: Como o mundo digital tem influenciado na prática de crimes

A sofisticação dos golpistas e o aumento constante do impacto das fraudes é algo muito comum no dia a dia das empresas no mundo. Segundo a ACFE (Associação Internacional de Contadores Certificados), o número de fraudes no mundo inteiro tem aumentado anualmente em torno de 20%. A maioria desses crimes acontece nos países em desenvolvimento e, consequentemente, as PMEs sofrem um impacto maior.

Fraude é a utilização de informações falsas para obter vantagem financeira ou outros benefícios. Segundo o SPC Brasil, as fraudes cometidas contra empresas no país somaram R$ 44 bilhões em 2016. Esse valor é equivalente a um impacto das fraudes de cerca de 0,64% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro naquele ano.

Em 2022, o cenário não é diferente, estima-se que as fraudes movimentarão R$ 52 bilhões e atingirão cerca de 0,75% do PIB. Considerando que o mundo digital tem influenciado na prática de crimes, para que haja uma redução no impacto das fraudes é importante que as PMEs adotem medidas de segurança para evitar prejuízos.

Impacto das Fraudes: Principais medidas de segurança para prevenção

Para evitar que sua empresa seja vítima e reduzir o impacto das fraudes, é importante adotar medidas de segurança adequadas. Um ponto primordial é a manutenção de seus equipamentos de informática que, apesar de parecer algo muito comum, muitos empresários acabam não dando a importância necessária quando falamos de invasões e vazamentos de informações.

Além disso, é importante que sejam realizados backups regulares dos dados da empresa e que eles sejam efetuados de maneira adequada, o que reduzirá o impacto das fraudes caso haja um acesso indevido que realize a exclusão de dados, por exemplo.

A adoção de medidas de seguranças em relação ao mundo digital não se trata mais de um grande diferencial para a redução do impacto das fraudes ou algo que deva ser aplicado apenas às grandes corporações e sim uma premissa básica que deve ser adotada por todo e qualquer negócio em funcionamento, mas que deixa de ser observado em muitas empresas.

Impacto das Fraudes: O cenário atual das fraudes durante a concessão de crédito no Brasil

No Brasil, o cenário atual do impacto das fraudes durante a concessão de crédito é bastante complexo. Segundo um estudo realizado pela Serasa Experian, 4,1 milhões de operações suspeitas foram realizadas ano de 2021. Apontando uma alta de 16,8% em relação aos registros acumulados nos 12 meses anteriores, quando os dados mostraram 3,5 milhões de ataques. Além disso, o segmento de Bancos e Cartões foi o grande alvo dos golpistas, com 2,3 milhões de tentativas de fraude e outro novo recorde que significa um aumento de 33,3% na comparação anual.

Este cenário demonstra que as fraudes são um problema real para as PMEs e que elas precisam adotar medidas de segurança para tentar minimizar os danos e reduzir o impacto das fraudes. Veja a seguir como empresas parceiras podem auxiliar a sua empresa a reduzir o impacto das fraudes, entendendo seu negócio e fornecendo a melhor solução possível e de forma simples.

Como a tecnologia é uma aliada para a economia de despesas e na redução do impacto das fraudes

A implementação de tecnologias no dia a dia de empresas para auxiliar na redução do impacto das fraudes não precisa ser algo oneroso financeiramente ou que exija meses de implantação, com sistemas difíceis de serem compreendidos.

Pensando nisso, a Think Data, bureau de informações referência no Brasil, auxilia as atividades de empresas de todos os portes, reduzindo o impacto das fraudes. A empresa possui um big data com informações de pessoas físicas e jurídicas de todo o país, com altíssima capacidade de processamento e com interface extremamente simples e fácil de utilizar, possibilitando a validação de informações de forma ágil, visando à prevenção de prejuízos, ao auxílio na análise para concessão de crédito e na localização de clientes, com dados extremamente atualizados, caso venham a ficar inadimplentes.

Por meio das soluções da Think Data, é possível identificar se uma pessoa física possui CNPJs associados e vice-versa – é possível identificar quais são os sócios de uma empresa. São inúmeras as possibilidades de cruzamentos de dados para uma concessão de crédito mais segura e consequente redução do impacto das fraudes, cabendo salientar a solução de validação de Whatsapp, que permite identificar se um telefone móvel possui o aplicativo instalado e a validação da foto de perfil do usuário.

Cabe salientar que a Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país e oferece também um amplo book de consultas que possibilita desde checagens simples de pendências financeiras até análises extremamente complexas para auxiliar na redução do impacto das fraudes como a existência de ações judiciais, a capacidade de pagamento e o Credit Score, por exemplo. Ou seja, a Think Data está preparada para atender empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo soluções customizadas de acordo com a realidade de cada organização!

Empresas de todos os portes podem ser impactadas por fraudes, que podem causar muitos prejuízos financeiros. Felizmente, existem soluções disponíveis que podem ajudar a reduzir o impacto das fraudes na sua empresa. Você está pronto para agir e proteger sua empresa contra fraudes?

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: