Sep
01
31 de agosto de 2020 - 17:16

Inadimplencia-universitaria- como-cobrar-alunos-em-momento-de-alto-desemprego-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A pandemia foi avassaladora em diversos setores – dentre eles cabe destaque à inadimplência universitária em razão de diminuição de salários e aumento expressivo do desemprego no Brasil. E então, como reverter a situação e cobrar alunos num momento tão delicado?

A real situação da inadimplência universitária

De acordo com o Insituto Semesp (congregação de entidades mantenedoras de ensino superior no estado de São Paulo), a inadimplência universitária cresceu 72%, além da evasão ter crescido mais de 30% em relação aos anos anteriores.

O cenário da inadimplência universitária: estudantes x Instituição de Ensino

A inadimplência universitária atinge estudantes de todo o Brasil que viram sua realidade mudar repentinamente, passando desde suspensão total à aulas sendo lecionadas de forma 100% online. Além disso, como cidadãos, também viram seus rendimentos (antes já bastante estreito) serem reduzidos e grande parcela perdeu suas fontes de renda, sem contar aqueles dependentes de seus pais que, da mesma forma, acumulam dívidas e reduções de renda.

Por outro lado, as Instituições de Ensino tiveram um aumento expressivo de despesas, tendo que providenciar ambientes virtuais, treinamento de professores e inovar repentinamente – correndo altos riscos financeiros em decorrência da inadimplência universitária.

As dificuldades das instituições de ensino para reduzir a inadimplência universitária

Além das inovações tecnológicas, as Instituições de Ensino tiveram também que modernizar e adaptar estratégias relativas ao relacionamento com o aluno e à cobrança. Para evitar a inadimplência universitária, as instituições tiveram que estar dispostas a ouvir a necessidade de cada um de seus alunos, dispondo de negociações e ações de incentivo ao prosseguimento dos estudos.

Tratando-se de um público, em sua grande maioria, de jovens em início de carreira, as Instituições de Ensino não devem hesitar em utilizar a tecnologia a seu favor para diminuir números da inadimplência universitária. O envio de e-mails com aviso de vencimento e informações sobre canais de negociação ou até mesmo envio de SMS com links para negociação via chatbot no WhatsApp tem trazido expressivo sucesso na recuperação de crédito.

No entanto, no universo de jovens, ainda é muito comum a troca de dados para contato, sendo que em grande parte das vezes, o telefone ou e-mail informado para a Instituição de Ensino já se alterou, dificultando o relacionamento para entender as necessidades do estudante e reduzir a inadimplência universitária.

Estratégias e inovações que previnem a inadimplência universitária e aumentam a recuperação de crédito

Para evitar e reduzir a inadimplência universitária, ações para localização de telefones atuais, inclusive com marcação de utilizarem o aplicativo WhatsApp é uma solução desenvolvida pela Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança no Brasil, auxiliando as Instituições de Ensino a estarem mais próximas de seus estudantes.

Além dos telefones com WhatsApp, a Think Data conta com informações socioeconômicas que permitem a avaliação minuciosa do perfil de cada estudante, como a identificação de renda, renda familiar per capita, recebimento de seguro desemprego, profissão dentre outros elementos que ajudam na prevenção da inadimplência.

A Think Data conta também com cruzamento de informações de familiares, sendo possível identificar os responsáveis do estudante – que costumam auxiliar nesse período de dificuldade para arcar com a inadimplência. Este cruzamento pode contar com diversas inteligências, sendo possível até mesmo identificar se o estudante é um dependente ou o principal responsável pela renda em sua residência, por exemplo – possibilitando a adoção de estratégias totalmente personalizadas que tendem a aumentar expressivamente o sucesso em ações de recuperação de crédito.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: