Aug
29
28 de agosto de 2023 - 17:14 - atualizado às 18:29

Inclusao-financeira-uma-estrategia-para-mitigar-os-impactos-no-mercado-de-credito-think-data-thinkdata

O conceito de Inclusão Financeira tem se mostrado cada vez mais relevante em um mundo que busca a equidade e justiça socioeconômica. Embora a temática seja frequentemente relacionada aos direitos humanos e ao desenvolvimento, ela também exerce papel fundamental na estabilidade e saúde do mercado de crédito. Este artigo explora como a Inclusão Financeira pode ser uma estratégia robusta para mitigar desafios inerentes ao mercado de crédito.

Inclusão Financeira: Qual a sua Importância para a Realidade Brasileira

A Inclusão Financeira é um conceito que se refere à capacidade das pessoas e empresas de acessar e usar serviços financeiros adequados às suas necessidades e condições de forma responsável e sustentável. A Inclusão Financeira é considerada um direito fundamental, pois contribui para o desenvolvimento econômico e social, a redução da pobreza e a promoção da cidadania.

No entanto, a realidade da população brasileira é marcada pela exclusão financeira, ou seja, a dificuldade ou impossibilidade de acesso aos serviços financeiros. Segundo dados do Banco Mundial, em 2017, cerca de 45 milhões de brasileiros não possuíam conta bancária. Com o aumento da digitalização durante a pandemia da Covid-19, este número reduziu, mas pesquisas mais recentes apontam que ainda são mais de 35 milhões de brasileiros que não possuem acesso a serviços bancários.

Inclusão Financeira: Quais fatores contribuem para a exclusão financeira.

Alguns dos fatores que contribuem para essa situação que afeta a Inclusão Financeira são:

  • A falta de infraestrutura, especialmente nas áreas rurais e remotas, onde há escassez de agências bancárias, caixas eletrônicos e pontos de atendimento.
  • A educação financeira deficitária, que limita o conhecimento e a confiança das pessoas sobre os produtos e serviços financeiros disponíveis e seus benefícios.
  • A ausência ou não comprovação de renda, que impede as pessoas de terem recursos suficientes para abrir e manter uma conta bancária, além de dificultar o acesso ao crédito.
  • A baixa confiança nas instituições financeiras, que pode ser gerada por experiências negativas anteriores, como cobranças abusivas, fraudes, juros altos e inadimplência.

A ausência de Inclusão Financeira tem impactos negativos tanto para os indivíduos quanto para o mercado de crédito. Estes milhões de brasileiros que não acessam estes serviços movimentam bilhões na economia anualmente, e a exclusão financeira reduz as oportunidades de consumo, investimento, poupança e proteção financeira, comprometendo a qualidade de vida e seu bem-estar. Para o mercado de crédito, a falta de Inclusão Financeira diminui a demanda por produtos e serviços financeiros, reduz a concorrência e a inovação, aumenta os custos operacionais e os riscos de crédito.

Inclusão Financeira: O Grande Desafio das Instituições Financeiras

Diante desse cenário, surge o grande desafio das instituições financeiras para promover a Inclusão Financeira:

O desafio não é apenas incluir essas pessoas, mas como fazê-lo de maneira responsável?

Como oferecer produtos e serviços financeiros adequados e acessíveis para as pessoas excluídas ou sub-bancarizadas?

Para isso, é importante que as instituições financeiras desenvolvam modelos de análise que contemplem o enriquecimento cadastral e promovam a Inclusão Financeira. O enriquecimento cadastral consiste em utilizar fontes alternativas de informação para complementar os dados tradicionais (como CPF, nome, endereço, renda declarada) na hora de avaliar o perfil e o comportamento dos clientes. Algumas das vantagens do enriquecimento de dados são:

  • Ampliar a gama de informações disponíveis, contemplando outras fontes que podem ser relevantes para este grupo de clientes, como dados cadastrais, comportamentais, geográficos, sociais, entre outros.
  • Melhorar a qualidade e a confiabilidade das informações, reduzindo as chances de fraudes, erros ou inconsistências nos dados.
  • Aumentar a precisão e a eficiência da análise de crédito, permitindo uma melhor segmentação dos clientes e uma maior assertividade na concessão do limite adequado para cada perfil.
  • Ampliar o conhecimento sobre o cliente, possibilitando oferecer produtos e serviços mais personalizados e alinhados às suas necessidades e capacidades.
  • Evitar a perda de bons pagadores, garantindo que aqueles com potencial e histórico de bons pagamentos não sejam negligenciados.

Mas como implementar esta estratégia que promove a Inclusão Financeira?

Inclusão Financeira: A Tecnologia Como Aliada na Implementação da Estratégia de Sucesso

A tecnologia tem sido uma aliada poderosa na promoção da Inclusão Financeira. Através de fintechs, bancos digitais e aplicativos, o acesso a serviços financeiros tornou-se mais democratizado. Isso também permite que instituições coletem e analisem dados de maneira mais eficiente, otimizando a oferta de crédito.

Uma das formas em potencializar a estratégia de análise de crédito direcionada ao público-alvo de Inclusão Financeira, é utilizar ferramentas que permitem consultar diversas fontes de dados online e em tempo real.

A Think Data, atuando como parceira estratégica de todos os portes de empresa, desde pequenas até grandes bancos do país, disponibiliza sua solução através de Plataforma WEB, troca de arquivos e Web Service Valida Fácil – Concessão de Crédito, integrado a motores de crédito, onde as nossas soluções garantem uma agilidade ainda maior e uma assertividade e segurança que permitem as empresas implementar as estratégias mais sofisticadas e aderentes ao seu tipo de negócio, para uma concessão de Crédito com Inclusão Financeira ainda mais adequada as classes C, D e E.

Através da utilização de nossas soluções os diversos tipos de empresas de todo o país podem obter informações seguras para realizar uma análise de crédito para Inclusão Financeira de forma extremamente ágil; pois terão informações para:

  • Avaliar a renda presumida e a renda per capita do cliente, utilizando algoritmos que estimam o seu potencial de renda com base em variáveis como ocupação, escolaridade, localização etc.
  • Analisar o status online do cliente no Ministério do Trabalho (MTE), verificando se ele possui carteira assinada ou benefícios sociais (como Bolsa Família).
  • Consultar o status online da Receita Federal (RF), conferindo se o CPF está ativo, e se o cliente possui declaração de imposto de renda ou restituição.
  • Confirmar se há participação do cliente como sócio ou administrador de empresas, consultando as bases de dados da Receita Federal.

Além disso, a Think Data possui exclusiva consulta online e real-time diretamente no WhatsApp, sendo possível identificar se o telefone móvel possui esse aplicativo instalado, sendo informações que auxiliam os processos de concessão de Crédito para Inclusão Financeira, visando à prevenção de fraudes e garantia de contato em caso de eventual inadimplência.

Inclusão Financeira: Como Otimizar a análise para uma concessão segura?

Porém, as instituições financeiras, bancos e fintechs podem considerar interessante a avaliação de outras informações adicionais, a fim de aprofundar o conhecimento do perfil do cliente otimizar a análise e conseguir conceder mais crédito, proporcionando maior Inclusão Financeira.

Neste caso, empresas de todo o Brasil conta com a Think Data, sendo um dos maiores distribuidores Serasa Experian no país também fornece uma solução totalmente web para consultas integradas as bases Serasa Experian, como: Serasa Score, identificação de dívidas vencidas, pendências, capacidade de pagamento, entre outros.

Todas estas soluções maximizam os benefícios da Inclusão Financeira, mas não excluem que ações em conjunto com políticas públicas, instituições financeiras e outros stakeholders sejam realizadas para potencializar este segmento da sociedade. A Inclusão Financeira não é apenas uma questão de justiça social, mas uma estratégia inteligente para o mercado de crédito. Ao abraçar a Inclusão Financeira, é possível criar um mercado de crédito mais resiliente, justo e sustentável para todos.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: