Sep
25
24 de setembro de 2018 - 18:15

Judicializacao-da-cobranca-quando-vale-a-pena-partir-para-este-caminho-televendas-cobranca

A inadimplência se não o maior, trata-se de um dos maiores problemas para qualquer negócio. Do grande ao pequeno, a cobrança é ou será um setor de grande importância. O ponto crucial é definir a melhor estratégia para obter êxito na recuperação do crédito – diante disso, quando partir para a Judicialização da Cobrança é a melhor opção?

Setores internos de cobrança ou terceirizados, transferência do crédito, a inadimplência gera um amplo e complexo mercado. Dentro deste mercado é possível encontrar dois grandes grupos: a cobrança extrajudicial e a cobrança judicial.

A cobrança extrajudicial está ao alcance de qualquer um e vem sido realizada das mais diversas formas: desde o envio de correspondência, passando pelo contato telefônico, envio de SMS e até mesmo contato online, via chatbots e Whatsapp. É uma fase que comumente é e deve ser realizada em momento anterior à judicialização da cobrança.

A judicialização da cobrança se dá em um momento em que já se encerraram todas as possibilidades de recuperação sem que haja a necessidade da força executória por parte do Estado. Podendo a dívida ser satisfeita por meio de penhora, bloqueio de valores e até mesmo leilões.

Desta forma, partir para o caminho judicial seria uma ótima alternativa já que é possível contar com a força do Estado. Mas não é bem assim. Para se chegar a esse ponto existe um caminho árduo e oneroso. Tudo começa com a necessidade de contratação de um advogado e então vem as custas iniciais do processo…

Todo o trâmite durante a judicialização da cobrança (citação, prazos, pericias, agravos, impugnações, recursos…) pode durar diversos anos. Então, antes de optar por esta escolha, deve haver uma avaliação considerando o valor da dívida, custos envolvidos e a probabilidade de recuperação.

Para auxiliar na análise de vantagem na judicialização da cobrança, a Think Data oferece ferramenta de Enriquecimento Cadastral, com soluções inovadoras que possibilitam a localização e extensa avaliação do devedor, por meio de múltiplas consultas disponibilizadas, fornecendo informações claras e precisas. A ferramenta fornece uma visão ampla, com seus diversos campos de pesquisa e a infinidade de informações disponibilizadas, trazendo agilidade e reduzindo custos na operação seja ela prévia ou após a judicialização,

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: