Mar
22
21 de março de 2022 - 17:16

Liberacao-do-fgts-entenda-como-devedores-poderao-utiliza-lo-para-quitar-dividas-thinkdata-think-data-televendas-cobranca

O Ministro da Economia, Paulo Guedes anunciou a liberação do FGTS para o pagamento de dívidas. Isso porque com o aumento da inflação que acumulou alta no percentual de 10,38%, a liberação do fundo tende a dar um alívio ao trabalhador.

Antes do carnaval, o Ministro da Economia Paulo Guedes anunciou a liberação do FGTS para o pagamento de dívidas, a quantia acumulada pode resultar em mais de 100 bilhões de reais investidos para alavancar a economia do país.

Entende-se que a liberação do FGTS será uma medida extremamente benéfica ao empregado, pois ele poderá sacar aproximadamente em R$1.000,00 (mil reais) – a quantia ainda não informada com exatidão – para pagar dívidas em aberto, sem que mexa no salário e custe prejuízo a manutenção de seu lar.

A medida divide opiniões entre os especialistas da área, tendo em vista que alguns entendem que a liberação do FGTS pode prejudicar o setor da construção civil, já que o fundo é utilizado para financiamento de crédito imobiliário, além de muitos empregados utilizarem para o mesmo fim, para pagamento da entrada da casa própria. Outros, entendem que isso pode ajudar a diminuir os altos índices de inadimplência causada pelo desemprego e pelas altas nos custos de vida do brasileiro.

Entenda como funcionará a liberação do FGTS em sua nova modalidade de saque

Visando à obtenção de pagamento de dívidas, o Ministro da Economia planeja liberar cerca de 30 bilhões de reais presos em contas da Caixa Econômica Federal a título de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ou seja, a liberação do FGTS vem com o objetivo de ajudar o trabalhador a sair do vermelho e quitar suas dívidas.

Levando em consideração apostas de que a quantia máxima aproximada deverá ser de R$1.000,00 (mil reais), o Governo pretende ajudar mais de 40 milhões de trabalhadores. Entende o Ministro que melhor do que o brasileiro aumentar as dívidas, retirando valor do cheque especial ou de empréstimos, ele poderá usar a liberação do FGTS, para retirar o que é considerado pelo Ministro “um valor preso, inutilizado e que não possui destino fixo” para pagar aquelas dívidas em aberto.

Analisando a situação e o planejamento realizado pelo Governo Federal, não há o que se discutir, a empresa que entender o perfil do devedor, tiver o conhecimento se ele se enquadra nos beneficiários do fundo e souber o momento certo de cobrar, fará bom uso da liberação do FGTS, diminuindo os índices de inadimplência dentro do quadro de devedores, além disso, é um ótimo momento para entender quando e quais argumentos utilizar para convencer o cliente a efetuar a quitação da dívida, tendo em vista que o valor liberado não era esperado, tão qual é o salário.

Saiba como utilizar a liberação do FGTS ao seu favor

Em se tratando de medidas para evitar o aumento do endividamento da população brasileira, o Governo Federal já realizou a liberação do FGTS em outras formas, como o saque aniversário, o saque emergencial, entre outros.

Só que do que adianta o Governo realizar ferramentas que podem ser usadas para a diminuição da inadimplência no país e autorização a liberação do FGTS, se a empresa chegar “atrasada” no momento de cobrar?! Por isso, é de suma importância que o credor conheça o perfil do devedor e o momento certo para efetuar a cobrança.

Com soluções inovadoras, a Think Data, bureau de informações, referência no mercado, é possível identificar se o devedor possui registo em carteira com uma simples e rápida pesquisa online em fontes de fé-pública que possibilitam a identificação de que um cliente inadimplente possui vínculo empregatício ativo, é possível inclusive verificar se e quando houve o desligamento da empresa para que seja possível identificar se a liberação do FGTS irá contribuir com a quitação ou diminuição dos valores devidos.

Liberação do FGTS: Formas de saber o momento certo de cobrar

Seja ao fornecer um serviço, vender algo ou emprestar um valor, é sempre de extrema importância conhecer o perfil do cliente com que atua, isso porque tanto na hora de fornecer, quando na hora de cobrar, isso irá ajudar a saber quais melhores maneiras e momentos, farão com que a negociação seja mais assertiva. Com a liberação do FGTS, isso se mostra útil e garante a tomada na frente dos demais cobradores.

Ocorre que, ao realizar uma pesquisa por meio de chaves de busca como nome completo, CPF, e-mail, entre outras, o credor identifica os dados importantes do devedor, como e-mail, endereço atualizado, situação na receita federal, podendo inclusive verificar se recebeu restituição do imposto de renda e, com as novidades anunciadas pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, é possível identificar, a situação profissional com dados fornecidos de forma online pelo MTE que os devedores se encontram, podendo mapear aqueles que serão beneficiados com a liberação do FGTS.

Isso porque, com as soluções da Think Data, é possível fazer consulta online diretamente no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e saber se o devedor possui de fato registro em carteira e se fará parte dos beneficiados da liberação do FGTS.

Entenda as diferentes modalidades de liberação do FGTS

Para aqueles que não conheciam ou não sabiam da liberação do FGTS que o Governo vem fazendo aos poucos, é importante conhecer as suas diversas modalidades.

Com as dificuldades econômicas que o país vem enfrentando, o Governo Federal autorizou a liberação do FGTS em caráter emergencial. Em 2019 com a Medida Provisória (MP) 889/2019, era possível sacar os recursos das contas inativas, referente a empregos anteriores e as do saldo do atual emprego, prevendo inclusive a retirada de valores percebidos a título de PIS/PASEP. À medida que visava a liberação do FGTS, tinha como objetivo ajudar o povo a se manter no momento de crise e diminuir os índices de inadimplência.

Outra modalidade é o saque aniversário que já começou a valer a partir do dia 02 de março do presente ano. O correntista que optar por não esperar o Governo Federal liberar a nova modalidade de saque, deverá ir até a Caixa Econômica Federal e informar ao gerente da conta que deseja a liberação do FGTS na modalidade saque aniversário.

Não basta identificar o devedor com possível liberação do FGTS, é necessário localizá-lo para conseguir efetivar uma negociação, até mesmo utilizando um script para avisá-lo da possível disponibilidade de valores. A fim de auxiliar nos indicadores de localização, a Think Data oferece a seus clientes o serviço de enriquecimento cadastral, com validação de Whatsapp – o que garante um sucesso ainda maior nos índices de localização e consequente recuperação de crédito.

Além disso, a Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil e conta com um amplo book de consultas que possibilitam conhecer de forma ainda mais aprofundada o perfil do devedor, seja desde consultas simples para consulta de cheques devolvidos e dívidas vencidas e até mais complexas, envolvendo a identificação de Score e capacidade de pagamento, que se adequam aos mais diversos tipos de negociação para garantir ainda mais segurança na realização de negociações parceladas após a liberação do FGTS.

Independentemente da modalidade que o devedor optar, o credor que entender o perfil do cliente inadimplente, verificando na frente dos demais credores irá aproveitar a liberação do FGTS e obter sucesso em suas negociações de forma mais assertiva, seja na obtenção de um contato mais rápido com o devedor.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: