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03 de abril de 2023 - 17:16

Limite-de-credito-qual-estrategia-utilizar-na-concessao-think-data-thinkdata-serasa-experian-televendas-cobranca

Uma das grandes dificuldades do varejo e financeiras é identificar as estratégias mais eficientes para definir o limite de crédito aos seus clientes, então como adotar estratégias que garantam a confiança dos clientes e mantenham a rentabilidade do negócio?

Limite de Crédito: Os desafios atuais do mercado

Ao abordar os desafios atuais do mercado para as estratégias na concessão de Limite de Crédito, cabe destaque ao Relatório de Inflação do Banco Central de Dezembro de 2022, que revisou as projeções de crédito e recursos direcionados às famílias em 2023 acima da projeção anterior, uma visão mais otimista devido orçamento mais elevado do Plano Safra e a maior atratividade do crédito subsidiado. Porém de maneira geral o relatório apontou para o ano de 2023 uma desaceleração do saldo de crédito em relação a 2022, devido às condições financeiras domésticas adversas e a expectativa de taxa de juros real mais contracionista.

Acrescenta-se a isto, a dificuldade de identificar com segurança a renda de um indivíduo, visto que o número de trabalhadores informais vem aumentando e segundo o relatório do IBGE de outubro de 2022, este número de profissionais já passou de 25 milhões. Isso ocorre porque esses trabalhadores, muitas vezes, não possuem uma renda fixa e regular, como é o caso de profissionais com carteira assinada, o que torna mais difícil a avaliação da capacidade financeira e concessão de Limite de Crédito adequado à capacidade de pagamento do cliente.

Esta visão traz ao mercado de crédito diversos desafios relacionados à concessão de Limite de Crédito, mas não são somente estes, pois não podemos deixar de citar outros desafios presentes: as incertezas econômicas, inadimplência, fraudes, competição acirrada, regulamentações e mudanças no comportamento do consumidor.

As empresas precisam estar preparadas para enfrentar esses desafios, visto que a concessão de Limite de Crédito é uma decisão importante para uma empresa, pois uma má decisão pode afetar diretamente a saúde financeira da organização. É necessário adotar estratégias eficazes para avaliar a capacidade financeira do cliente e minimizar o risco de inadimplência. Mas quais são estas estratégias?

Limite de Crédito: 5 Estratégias eficientes para Concessão 

Determinar o Limite de Crédito adequado a ser concedido a um cliente pode ser uma tarefa desafiadora para as empresas. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas na concessão de limite, aqui estão algumas estratégias eficientes para Concessão segura e adequada de Limite de Crédito.

Análise de risco de crédito: Realizar uma análise de risco de crédito para avaliar a probabilidade de o cliente não pagar o empréstimo. Isso envolve a análise das finanças do cliente, histórico de crédito, tempo de operação no mercado e outros fatores relevantes para a concessão do Limite de Crédito.

Avaliação do histórico de crédito: Avaliar o histórico de crédito do cliente para ver se eles já foram inadimplentes em empréstimos anteriores. Para tais avaliações, é de extrema importância contar com empresas de referência no mercado, como a Think Data, um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país. Se o cliente tem um histórico ruim de crédito, é provável que haja maior risco associado a conceder-lhes um Limite de Crédito.

Política de crédito clara: Com uma política de crédito clara para garantir que todos os clientes sejam avaliados da mesma forma e que as decisões de crédito sejam consistentes. Isso ajuda a garantir que a empresa esteja concedendo Limite de Crédito de forma justa e objetiva.

Monitoramento constante: Através do monitoramento constante da utilização do Limite de Crédito do cliente faz-se possível a implementação de ajustes. Além disso, através de monitoramento disponibilizado pela Think Data, é possível identificar possível alteração da renda, do vínculo profissional, da alteração de situação do CPF ou até mesmo a baixa, criação ou participação em CNPJ. Isso ajuda a garantir que os clientes estejam usando o crédito de forma responsável e ajuda a minimizar o risco de inadimplência.

Estabeleça limites de crédito iniciais adequados: É necessário que a empresa concedente estabeleça um Limite de Crédito adequado com base nas necessidades do cliente e na sua capacidade financeira. Conceder um limite muito alto pode aumentar o risco de inadimplência, enquanto um Limite de Crédito muito baixo pode impedir que o cliente faça negócios. Nesse contexto, é possível contar com a parceria de empresas de referência no mercado, como a Think Data e contar com especialistas para auxílio no desenvolvimento de estratégias personalizadas de acordo com o perfil de cada carteira de clientes.

Limite de Crédito: Quais as vantagens de implementar as estratégias de concessão?

Adotar e implementar estratégias eficientes de concessão de Limite de Crédito é essencial para garantir a saúde financeira da empresa e sua longevidade no mercado. Ao implementar estas estratégias, lojas de varejos, financeiras e bancos podem estar mais preparados para as variações de mercado, mas também temos outras vantagens pelas quais isso é importante:

Redução do risco de inadimplência: Realizar uma análise prévia do risco de crédito é essencial no momento de conceder Limite de Crédito, para evitar aumento de risco de clientes inadimplentes e perda de receita. Definir uma boa estratégia de concessão, avaliar a capacidade financeira e o histórico de crédito do cliente também ajuda a minimizar o risco na concessão de Limite de Crédito.

Prevenção de fraudes: Uma estratégia de concessão de Limite de Crédito bem definida pode ajudar a identificar fraudes, por exemplo, caso um cliente solicite um limite muito alto em relação ao seu histórico de crédito. Além disso, a monitorização constante das atividades do cliente pode ajudar a detectar qualquer atividade fraudulenta.

Aumento da rentabilidade: Uma estratégia de concessão de Limite de Crédito pode resultar em mais negócios e receitas para a empresa, ao conceder crédito de forma inteligente e adequada à capacidade financeira do cliente. Isso pode ajudar a aumentar a rentabilidade da empresa

Melhora no relacionamento com o cliente: Uma estratégia bem definida de concessão de Limite de Crédito pode melhorar o relacionamento com o cliente, pois ajuda a estabelecer expectativas claras e previsíveis. Além disso, ao oferecer um Limite de Crédito adequado e ajustado à capacidade financeira do cliente, a empresa pode ajudá-lo a crescer e expandir seus negócios.

Limite de Crédito: Como integrar a tecnologia como aliada na implementação destas estratégias?

Esta é uma das grandes questões da atualidade porque as empresas estão buscando cada vez mais produtividade em seus processos e otimização dos seus recursos humanos e tecnológicos. Implementar essas estratégias nem sempre são tarefas fáceis para as empresas e muitas vezes exigem um grande investimento para aprimorar a análise de Limite de Crédito.

Exatamente neste momento e diante deste cenário desafiador que surge como uma grande parceira de negócios a Think Data que é uma empresa referência no mercado brasileiro e que tem capacidade de grande processamento de informações, além de já possuir integração com os principais motores de crédito do mercado, permitindo agilidade na tomada de decisão para a concessão de Limite de Crédito e ganhos de produtividade em seus processos internos.

Quando falamos em limite de crédito, cabe destaque aos motores de crédito, que atribuem grande valor quando analisado seu custo x benefício, trazendo mais agilidade, diminuindo os riscos e erros operacionais, otimizando processos e garantindo que eles sejam padronizados, promovendo uma maior satisfação para o cliente final.

A Think Data, atuando como parceira estratégica de todos os portes de empresa, desde pequenas até grandes bancos do país, disponibiliza sua solução Valida Fácil – Concessão de Crédito, seu Web Service, que ao ser integrado na esteira de análise de crédito, garantem uma agilidade ainda maior e uma assertividade e segurança que permitem às empresas implementar estratégias mais sofisticadas e aderentes ao seu tipo de negócio, para uma concessão de limite de crédito ainda mais adequada.

Através da utilização do Valida Fácil – Concessão de Crédito os diversos tipos de empresas de todo o país podem obter informações seguras e de forma extremamente ágil; informações como: renda, situação profissional, restituição de imposto de renda, telefone móvel válido, além de agilizar o seu processo de concessão de Limite de Crédito para todas as classes inclusive C, D e E pois nossa solução disponibiliza a possibilidade de adicionar aos motores de crédito a informação relacionada à renda familiar per capita a existência de vínculo como MEI e diversas outras informações!

Limite de Crédito: Como garantir maior rentabilidade com a implementação de camadas adicionais de análise

Para facilitar ainda mais a análise e concessão de Limite de Crédito a Think Data sendo um dos maiores distribuidores Serasa Experian no país também fornece uma solução totalmente web para consultas integradas as bases Serasa Experian, possibilitando acesso através de desktops tablets e celulares, gerando assim maior acessibilidade aos recursos da sua empresa que estão na ponta do negócio, frente a frente ao cliente,  possibilitando acesso imediato a informações de pessoas físicas e jurídicas para analisar todos os tipos de negociações desde a avaliação do Limite de Crédito até ações de prevenção a fraude ou recuperação de dívidas ativas.

As soluções da Serasa Experian oferecidas pela Think Data permitem validar informações tais como: verificação de roubo ou perda de documentos, envolvimentos em processos judiciais participação em empresas, pendências ou restrições financeiras, Serasa Score, dentre diversas outras informações, que irão aprimorar ainda mais a análise de concessão de Limite de Crédito.

Essas são apenas algumas das tecnologias que podem ser utilizadas para implementar estratégias de concessão de limite de crédito. Compreender o perfil do cliente, suas necessidades e as do mercado local nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, a personalização é extremamente importante, independentemente do tamanho do negócio, para evitar perda de vendas e possibilitar a realização de mais negócios com análises mais objetivas.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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