Apr
06
05 de abril de 2021 - 17:16

Localizacao-de-endereco-como-encontrar-ou-certificar-um-logradouro-via-geolocalizacao-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Seja na concessão do crédito ou para a cobrança de devedores, a confirmação ou localização de endereço atualizado tem sua extrema importância, pois, garante que as empresas tenham reduções de prejuízos atrelado a possíveis fraudes ou maior agilidade no contato com o cliente para a recuperação de dívidas. Entenda como a geolocalização pode ser utilizada neste processo e os ganhos para a sua operação.

Quando pensamos na localização de endereço (principalmente na indústria financeira), logo nos vem a cabeça a obtenção de um logradouro atualizado com foco em ações de cobrança via boleto. E essa ideia não está errada – muitas instituições bancárias (ainda) realizam ações massivas de cobrança via Correios – mas isso vem mudando nos últimos anos.

Com a universalização do acesso à internet (e aos smartphones), associado aos altos custos de uma comunicação via mala direta ou boleto, muitas empresas passaram a priorizar a digitalização de suas operações – isso significa que as ações via portais de relacionamento ou chatbots ganharam a preferência dos consumidores. Mas quando pensamos em um processo de cobrança, a interação nem sempre ocorre de forma “pró-ativa” por parte do cliente – e neste caso, o que fazer?

Como garantir o relacionamento através da localização de endereço do devedor?

De forma macro, as interações com os clientes devedores tendem a ocorrer através de diversos canais de relacionamento, priorizando sempre a de menor para o de maior valor. Quando falamos de menor, podemos citar um SMS, e a de maior, o envio de boleto.

Neste último caso, muitas empresas buscam o envio das cartas propostas via e-mail, contudo, o volume de endereços eletrônicos desatualizados em suas bases – ou até atualizados, mas onde as mensagens acabam caindo na caixa de SPAM são muito grandes. Por isso, a localização de endereço atualizado do devedor acaba ganhando importância como uma alternativa mais cara, mas necessária de cobrança do inadimplente.

Por isso, as empresas necessitam implementar processos internos que garantam a atualização cadastral e recorrente das informações dos seus clientes – e caso o devedor esteja em litígio a muito tempo com a instituição, impossibilitando sua atualização, o processo de enriquecimento cadastral se torna essencial para garantir a continuidade deste relacionamento.

Em quais outras vertentes da cobrança a localização de endereço têm extrema relevância?

Ter um logradouro desatualizado na base de dados de uma empresa é algo até que natural – e isso ocorre, pela falta de preocupação ou de canais que permitam que o cliente atualize seu endereço ou pelo grande tempo entre a abertura de uma conta, solicitação de um empréstimo e início da inadimplência. Exemplificando: Um cliente pode ter uma conta com data de abertura em 2005 – solicitar um empréstimo em 2018 – e iniciar a inadimplência em 2020! Com isso, seu endereço tem quase 15 anos na base.

Ainda em relação a cobrança, a localização de endereço atualizado do cliente tem forte importância não apenas na cobrança massificada, mas também na localização do réu e para busca e apreensão de veículos. No 1º caso, a não identificação do logradouro recente desacelera os trâmites de recuperação de crédito.

Quando falamos de busca e apreensão, a ausência de endereços desatualizados do devedor torna o processo de localização e citação muito mais demorado, permitindo inclusive que cliente permaneça utilizando o bem ou o esconda para dificultar a retomada.

Como realizar a localização de endereço de forma confiável?

A primeira alternativa que as empresas devem considerar é realizarem a obtenção de endereços atualizados através de processo de enriquecimento cadastral. Outra alternativa é se realizar uma higienização cadastral na base, que nada mais é que certificar e corrigir os endereços que uma empresa já possui (principalmente pelas constantes mudanças ou atualizações realizadas no CEP pelos Correios).

Outra possibilidade é que uma plataforma de certificação cadastral já esteja plugada no motor de crédito das instituições – com isso, consegue-se certificar que o endereço fornecido pelo proponente ao crédito realmente esteja vinculado a ele – reduzindo as fraudes.

Por fim, a alternativa mais moderna existente no mercado brasileiro é a utilização da geolocalização como forma de identificação segura da localização de endereço de um devedor ou requerente a um crédito.

Como funciona a identificação e localização de endereço real time via GPS?

Segundo a Think Data, bureau de informações referência em Data Quality no país, a localização de endereço via geolocalização é a forma mais rápida e segura de se localizar (ou certificar) um logradouro do cliente.

Através de uma solução exclusiva no Brasil denominada Localização Garantida, a companhia possibilita ao mercado identificar qual o logradouro vinculado a um cliente, e se este, realmente está em uso por ele. Como isso funciona?

Vinculado aos principais aplicativos do país – e totalmente aderente a LGPD, a tecnologia permite, via aplicativos, que seja retornado um score indicativo se um endereço consultado consta realmente em uso pelo cliente. E por utilizar a geolocalização, a chance de que um logradouro avaliado e retornado não esteja em uso pelo devedor é quase nula, garantindo a localização de endereço realmente aderente ao cliente.

Certificação de endereço como processo antifraude

Um endereço não certificado pode trazer uma grande dor de cabeça para os varejistas em uma venda realizada via e-commerce. Por isso, a Think Data recomenda que o Localização Garantida também seja utilizado nestes processos – assim, se garante que a entrega de um produto oriundo de uma fraude não ocorra para o endereço de um laranja.

A localização de endereço atualizado do cliente pode ocorrer de forma automatizada através da API Valida Fácil – Concessão de Crédito, que é totalmente integrada aos principais motores de mercado.

A solução possibilita a realização de checagens real time junto aos principais aplicativos parceiros da Think Data – além disso, a plataforma possibilita a visualização da frente do endereço (via Street View), o que garante que não se conceda um crédito de R$ 50.000 ao cliente, e quando for avaliar uma inadimplência, verifica-se que o local era um cortiço!

Ao final, a utilização da Geolocalização via Localização Garantida possibilitará que se tenha muito mais segurança e agilidade na localização de endereço, seja para uso em processos antifraude ou na efetiva cobrança (principalmente relacionada a busca e apreensão de veículos) ou via WhatsApp.

Para conhecer gratuitamente a solução de localização de endereço e enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: