Feb
27
26 de fevereiro de 2024 - 17:16

Localizacao-de-socios-como-encontrar-o-telefone-realmente-em-uso-pelo-socio-para-potencializar-a-cobranca-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Uma questão que desafia as empresas é: como efetivar a cobrança de empresas de forma eficaz e certeira? Para isso, a Localização de Sócios é o grande diferencial – mas como implementar um projeto que garanta 100% de sucesso nesta localização? Leia o artigo e saiba mais como implementar este processo em sua empresa.

Localização de Sócios: Inadimplência empresarial no Brasil bate recorde

O panorama da inadimplência empresarial no Brasil em 2023 apresentou uma tendência inicialmente positiva em janeiro, com uma redução leve no número de empresas inadimplentes, caindo de 6,44 para 6,42 milhões. Este fenômeno temporário foi impulsionado por fatores sazonais, que contribuíram para um alívio financeiro momentâneo nas empresas.

Contudo, à medida que o ano progrediu, a situação se reverteu significativamente. Segundo pesquisas da Serasa Experian, em outubro de 2023, o país atingiu um número recorde de empresas inadimplentes, alcançando 6,64 milhões, um aumento considerável tanto em comparação com 2022 quanto com os números pré-pandemia de 2019. Este crescimento na inadimplência resultou em uma soma total de dívidas de R$ 125,8 bilhões, refletindo os desafios econômicos enfrentados pelas empresas, especialmente em termos de juros e inflação.

O setor de serviços, tradicionalmente mais suscetível a adversidades econômicas, emergiu como o mais afetado, com 3,62 milhões de empresas inadimplentes. Além disso, as micro e pequenas empresas, destacaram-se como as mais impactadas. Este cenário evidencia as dificuldades enfrentadas pelo segmento empresarial no Brasil, especialmente em períodos de instabilidade econômica, e como no processo de Cobrança B2B, a Localização de Sócios se torna fundamental.

Localização de Sócios: O Desafio de Localizar os Tomadores de Decisão nas Empresas

No contexto atual, a cobrança B2B (business-to-business) se depara com desafios significativos, especialmente no que tange à priorização de pagamentos por parte das empresas. Com frequência, negócios priorizam despesas operacionais e salariais, postergando o pagamento de dívidas. Essa realidade é agravada pela dificuldade na Localização de Sócios e responsáveis pelas decisões financeiras nas empresas, que incluem sócios e administradores. Não é incomum ao tentar contatar uma empresa, somente localizar o telefone de uma recepção ou “PABX”, ou até mesmo de uma Contabilidade Prestadora de Serviço, o que não apenas eleva os custos operacionais, mas também reduz a eficácia na recuperação de créditos.

Além disso, o fenômeno da ‘pejotização’, onde pessoas físicas se transformam em entidades jurídicas, introduz uma nova complexidade no cenário empresarial. Essas novas empresas jurídicas, frequentemente pequenos negócios, são caracterizadas por um elevado consumo de crédito e enfrentam desafios relacionados à inadimplência de seus clientes. Isso impacta diretamente sua capacidade de cumprir com obrigações financeiras. A dificuldade em obter informações atualizadas sobre os sócios, como números de telefone, intensifica a problemática na Localização de Sócios e efetivação das cobranças.

Além disso, a crescente digitalização dos negócios, embora traga eficiência operacional, também pode dificultar a identificação de contatos-chave em empresas cada vez mais descentralizadas e digitais.

Esses fatores combinados destacam a necessidade de abordagens mais sofisticadas e eficazes de cobrança B2B, que considerem não apenas a identificação de contatos relevantes. Uma abordagem abrangente e adaptativa se faz necessária para enfrentar esses desafios, empregando tecnologias avançadas de Localização de Sócios e análise de dados para melhor compreender e abordar o contexto específico de cada empresa devedora.

Localização de Sócios: A Solução que encontra o Telefone do Sócio Certo

Frente a esses desafios, a Think Data, Bureau de Informações referência no mercado Nacional, desenvolveu o produto “Localização Garantida 2.0“, uma ferramenta que utiliza dados e tecnologia avançada para identificar e apoiar na Localização de Sócios de uma empresa devedora. Esta solução se destaca por sua capacidade de fornecer números de telefone ativo, atuais e em uso pelos sócios, facilitando um contato direto e eficaz.

O processo é simples e eficiente. Os Clientes da Think Data, podem acessar solução através de plataforma Web, Troca de Arquivos (Lote) ou Integrado a seu sistema de Cobrança via API, e apenas precisam indicar o CNPJ da empresa devedora, e o número de sócios que desejam localizar. A partir daí, nossa plataforma busca os sócios ativos desta Empresa e a tecnologia da “Localização Garantida 2.0” realiza uma busca abrangente, utilizando algoritmos de geolocalização para identificar o telefone ativo atualmente utilizado pelo sócio. Importante ressaltar que a privacidade é mantida, pois o sistema não revela a localização física dos indivíduos.

Os resultados são notáveis. A precisão do contato com a pessoa certa (CPC) varia entre 70% e 80%, um aumento significativo Localização de Sócios em comparação com métodos tradicionais. Em backtests realizados, a plataforma demonstrou dobrar a eficácia na recuperação de dívidas empresariais.

Localização de Sócios: Um Novo Horizonte para a Cobrança B2B

O “Localização Garantida 2.0” não é apenas uma ferramenta para aumentar as taxas de recuperação de dívidas. Ela representa uma mudança de paradigma na forma como as empresas abordam a cobrança B2B e a Localização de Sócios. Com acesso a informações precisas e atualizadas, as empresas de cobrança podem abordar os devedores de maneira mais estratégica e personalizada, aumentando as chances de negociação bem-sucedida. Entre os benefícios podemos destacar:

  • Estratégias Personalizadas de Negociação: Com a identificação correta dos tomadores de decisão, as empresas de cobrança podem desenvolver estratégias de negociação mais personalizadas e eficazes. Isso é especialmente importante no cenário B2B, onde cada empresa possui sua própria dinâmica e necessidades financeiras. Com a informação certa em mãos, é possível melhorar a Localização de Sócios e abordar os devedores de maneira mais empática e construtiva, propondo soluções de pagamento que se alinhem aos seus fluxos de caixa e realidades operacionais.
  • Redução de Custos Operacionais: Outro benefício significativo do “Localização Garantida 2.0” é a redução de custos operacionais. O processo tradicional de Localização de Sócios e negociação de dívidas é muitas vezes demorado e custoso. Com a otimização proporcionada pela tecnologia, as empresas de cobrança podem economizar tempo e recursos, concentrando seus esforços em casos com maior probabilidade de sucesso.
  • Adaptação às Mudanças de Mercado: A ferramenta “Localização Garantida 2.0” também é uma resposta adaptativa às mudanças no mercado, como a crescente ‘pejotização’. Ao fornecer uma solução que considera as nuances do mercado atual, a Think Data demonstra um entendimento profundo das tendências empresariais e financeiras, oferecendo um serviço de Localização de Sócios que é ao mesmo tempo relevante e necessário.

A cobrança de dívidas B2B é um terreno complexo que requer não apenas a compreensão das leis e práticas comerciais, mas também uma abordagem inovadora e sensível às nuances do mundo empresarial. Com soluções como a “Localização Garantida 2.0“, as empresas de cobrança estão mais bem equipadas para enfrentar esses desafios, melhorando suas taxas de Localização de Sócios, e contribuindo para um ecossistema empresarial mais saudável e sustentável. A Think Data, com esta solução, está na vanguarda de uma transformação necessária no campo da cobrança B2B, mostrando o caminho para uma recuperação de dívidas mais eficiente e respeitosa.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: