Aug
04
03 de agosto de 2020 - 17:17

Localizacao-garantida-think-data-inova-ao-lancar-solucao-baseada-em-geolocalizacao-via-aplicativos-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Desenvolvido em parceria com os principais aplicativos do país, a solução Localização Garantida da Think Data possibilita a localização de devedores, real time, via geolocalização por APP (Aplicativos), permitindo que se obtenha indicadores de sucesso no CPC (Contato com a Pessoa Certa) próximos a 100% – entenda como o produto funciona.

2020 tem sido um ano de grandes desafios para companhias dos mais variados segmentos econômicos – mas passado o “susto inicial” desta pandemia que criou um “Novo Normal”, o mercado tem encontrado diversas oportunidades internas, não apenas de se transformarem digitalmente, mas sim, de terem uma aceleração digital na criação e busca por soluções inovadoras no mercado.

Seguindo nesta linha de raciocínio, a Think Data, bureau de informações referência no atendimento à indústria do crédito, cobrança e antifraude, desenvolveu, em parceria com os principais aplicativos do mercado, um produto único e exclusivo no Brasil com foco na localização de devedores via geolocalização.

Denominado Localização Garantida, a solução foi desenhada especificamente para o setor de cobrança e tem como meta agilizar o contato com os clientes devedores, principalmente aqueles com dívidas de altos valores.

Localização Garantida: Entenda como funciona a solução

No Localização Garantida, utiliza-se robôs com Inteligência Artificial e parceria com os principais APP (Aplicativos) do país, que possibilita mapear aproximadamente 50% dos telefones móveis de todo o Brasil. E para se realizar a localização, basta que a empresa contratante informe na plataforma qual o número do documento do devedor para que o sistema entre em ação, verificando se existe algum telefone vinculado aquele CPF (com retorno em poucos segundos), e se este, realmente encontra-se em uso e ativo no momento.

Antes do desenvolvimento do Localização Garantida, as empresas que necessitavam melhorar seus indicadores de localização de devedores tinham que criar células internas ou buscar por bureaus que realizassem suas atualizações cadastrais e também tivessem o chamado Telefone Hot – o que ocorre – o que ocorre, é que os custos e expertise para a obtenção deste tipo de telefone por um contact center são extremamente proibitivos (e longos) – tornando o processo inviável, oneroso, obsoleto e pouco confiável para as operações de cobrança.

Solução adequada a LGPD

O desenvolvimento do projeto do Localização Garantida, que durou mais de 1 ano, foi todo pautado de forma a garantir o cumprimento da normativas da GDPR (General Data Protection Regulation) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Hoje, o processo de checagem e localização só ocorre para clientes que deram o consentimento de rastreabilidade via aceitação do termo de uso dos aplicativos. Por isso, a média de localização esperada é de até 50% dos documentos avaliados – sendo este considerado um ótimo percentual!

E quais os ganhos observados na Utilização do Localização Garantida?

Antes da disponibilização do Localização Garantida ao mercado, a Think Data realizou diversos backtest junto à grandes financeiras a fim de validar a aderência da solução para o mercado. No geral, as principais vantagens observadas foram:

Melhora Expressiva dos Indicadores de CPC: As companhias detectaram que os indicadores de localização de devedores mais que dobraram comparada às estratégias habituais de enriquecimento cadastral utilizada por suas operações;

Aumento da Produtividade (com redução de custos): O tempo médio (esforço) necessário para a localização dos devedores foi extremamente reduzido, fazendo com que as operações se tornem muito mais produtivas – e possibilitando a redução de custos, seja com telecom, canais alternativos, e até pessoas.

Retorno sobre o Investimento: Ao avaliar o investimento no produto, as empresas observaram um ganho médio de margem de R$ 16.000 para cada R$ 1.000 investidos no uso da solução.

Localização Garantida como Antifraude

O uso da geolocalização foi muito (e continua sendo) utilizada na identificação do índice de isolamento social nas cidades durante a pandemia. Mas essas tecnologia possibilita diversas outras checagens – um exemplo, é a geração de um score que indique se o telefone tem sido utilizado nos aplicativos em um CEP específico – sendo extremamente útil para detectar fraudes, como por exemplo, em compras via e-commerce, onde o endereço fornecido para entrega do produto nunca teve utilização naquele celular (gerando um ponto de atenção). O Localização Garantida (Endereço), também está disponível na solução criada pela Think Data.

Para conhecer gratuitamente a solução Localização Garantida da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: