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01 de abril de 2019 - 18:15

Motor-de-credito-como-integra-lo-ao-whatsapp-televendas-cobranca

Um dos principais desafios das áreas de crédito existentes nas financeiras é o de se criar políticas de concessão, que quando inseridas no motor de crédito, possibilite uma rápida (e fidedigna) avaliação do proponente, de forma a garantir a segurança e a rentabilidade da operação. Outro objetivo recorrente dessa área está em reduzir as propostas derivadas para a mesa de crédito – a média observada pelo mercado é que no máximo 5%, contudo, companhias veem buscando reduzir estes percentuais para algo próximo de 1%.

Para que as financeiras consigam alcançar todos os objetivos anteriormente apresentados (segurança e agilidade na concessão de crédito), se faz necessário que essas realizem checagens e certificações cadastrais cada vez mais personalizadas, buscando informações em fontes anteriormente nunca utilizadas, visando terem uma maior assertividade para a tomada de decisão.

Umas das grandes expectativas do mercado é a chegada do (novo) cadastro positivo – através dele, será possível monitorar o comportamento financeiro das pessoas no mercado, o que possibilitará a geração de um score generalista que apresente um KS muito mais aderente que os atuais desenvolvidos pelos bureaus de crédito. O ponto negativo é que levará um tempo considerável para integração deste produto aos motores de crédito – isso ocorrerá, pois para que o modelo seja aderente, algumas fases preliminares serão necessárias. como: captura das informações, geração dos históricos, desenvolvimento dos modelos estatísticos, e só então, a utilização no motor de crédito.

Até que o cadastro positivo esteja realmente em uso, companhias passam a olhar mais atentamente a diversas outras fontes de informações, dentre elas as redes sociais, mas principalmente, o WhatsApp! Devido a necessidade das financeiras em conseguirem realizar análises cada vez mais depuradas (principalmente das pessoas da classe C, D e E), o acesso e análise de perfil baseada neste aplicativo tem ganhado relevância dentre as variáveis associadas ao motor de crédito.

No segundo semestre de 2018, o Facebook, proprietário do WhatsApp, selecionou grandes companhias do mercado para a comercialização de serviços relacionados ao WhatsApp Business. Com mais de 120 milhões de brasileiros utilizando o APP, o foco dos principais partners foram no desenvolvimento de soluções voltadas para interações relacionadas aos serviços de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Diante deste viés, associado as necessidades das financeiras, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito no Brasil criou uma tecnologia que possibilita a integração do WhatsApp ao motor de crédito – com isso, as financeiras conseguem realizar uma checagem, real time, a fim de identificarem se os telefones fornecidos pelos proponentes ao crédito possuem o aplicativo instalado. Através dessa informação, companhias conseguem trazer inteligência e inovação para os processos decisórios, seja em uma redução do score ou até na reprovação da concessão de um cartão devido a maior possibilidade de fraude ou inadimplência.

Além disso, a integração do WhatsApp ao motor de crédito possibilita a obtenção da foto vinculada ao aplicativo – com isso, as financeiras podem integrar o motor de crédito a uma aplicação externa para análises via Biometria Facial. Outra forma de utilização do WhatsApp via motor de crédito e na certificação de que a pessoa que está realizando a compra em uma loja varejista é ela mesma, através de tablets e smartphones utilizado pelos vendedores.

Para conhecer gratuitamente a solução de Valida Fácil – Concessão de Crédito (e sua integração ao WhatsApp), acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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