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02 de abril de 2018 - 18:30

Na-concessao-de-credito-nao-existe-desempregado-todos-sao-profissionais-autonomos-televendas-cobranca

Um ponto é unanimidade entre todas as financeiras do mercado – como aumentar a aprovação automática do crédito, de forma a reduzir as derivações para análise da mesa de crédito? Quando falamos da concessão para as classes A e B, esse processo de automatização da cessão do crédito é muito mais prático e seguro que os empréstimos com baixo ticket médio, voltado especialmente ao público C, D e E. Isso ocorre, pois, essas pessoas são muito mais voláteis às variações da economia – e na hora da concessão do crédito, não existe desempregado, todos são profissionais autônomos, e essa dificuldade na avaliação desta condição pode influenciar diretamente no aumento dos indicadores de inadimplência da instituição.

Para esse público de baixa renda, a maioria das instituições acabam tomando suas decisões com base em um histórico dela dentro do banco, associado a sua situação atual nos bureaus de crédito – mas se nenhuma pendência for encontrada, e essa pessoa, na verdade, estiver desempregada, as dificuldades no recebimento virão logo em seguida!

O ideal é que os motores de crédito utilizados pelas instituições financeiras estejam plugados a bureaus que forneçam insumos inteligentes para a identificação do status do requerente ao crédito de forma a minimizar a insegurança na concessão de crédito. Atualmente, as empresas que apresentam indicadores de aprovação automática acima de 95% (e baixos indicadores de inadimplência), utilizam políticas de concessão que realizam diversas verificações real time da situação do solicitante ao empréstimo – não apenas checando se ele está ou não com o nome sujo.

O motivo principal das dificuldades de validação dos dados cadastrais da classe C, D e E estão relacionados a sua volatilidade profissional, seja devido a baixa especialização ou ao baixo nível educacional, que influencia diretamente no seu alto turnover, e por consequência, em constantes mudanças em sua ocupação profissional (muitas vezes autônomas), além no que tange dados cadastrais (telefones fixos, telefones móveis, endereços, etc).  Então, como resolver essa dificuldade das financeiras?

Sabendo dessas dificuldades, a Think Data, bureau de informações referência no mercado de informação desenvolveu o Valida Fácil – Concessão de Crédito. Através de um Web Service, é possível plugar essa solução aos principais motores de crédito do país e obter informações detalhadas (e em milissegundos) da situação atual do requerente ao crédito, dentre elas, se ela está recebendo no momento Seguro Desemprego ou Bolsa Família, qual a sua renda presumida / observada no mercado, além da situação profissional online da requerente ao crédito no Ministério do Trabalho. Associado a uma infinidade de outras variáveis passíveis de retorno, a Think Data possui processos internos que garantem a disponibilização de informações atualizadas de telefones e endereços, o que torna o processo de cessão de crédito muito mais seguro, principalmente para financeiras que tenham abrangência nacional – como no Norte e Nordeste do Brasil

Para conhecer gratuitamente a ferramenta de atualização cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito

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