Dec
06
05 de dezembro de 2022 - 17:16

Negativacao-de-devedores-quando-vale-a-pena-realizar-o-apontamento-de-inadimplentes-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Como credor de uma dívida vencida e não paga você pode realizar a negativação de devedores. Afinal, fazê-lo poderia ajudá-lo a recuperar parte do dinheiro que lhe é devido. Mas será que sempre vale a pena?

O que é a negativação de devedores?

O processo de negativação de devedores pode ser visto como uma forma agilizar a recuperação de crédito, num esforço para que estes realizem o cumprimento de suas obrigações adquiridas perante o credor. No entanto, este processo também pode ser prejudicial para os relacionamentos futuros do então cliente para com o credor em situações futuras, por isso é importante pesar os prós e os contras antes de tomar medidas.

Ao realizar a negativação de devedores, é criado um alerta a outros potenciais credores de que esta pessoa é alguém não arcou com suas obrigações financeiras em algum momento, reduzindo-se sua confiabilidade em relação ao pagamento de dívidas assumidas.

Após a negativação, é iniciado um processo que observa todos os critérios legais, presentes no Código de Defesa do Consumidor e demais legislações relacionadas, com o objetivo de recuperar o crédito inadimplido. Cumprida notificação prévia do devedor e, mantida a inadimplência, este apontamento permanecerá no relatório de crédito do indivíduo durante cinco anos e tornará mais difícil para ele contrair novos empréstimos ou linhas de crédito, podendo também este apontamento ser utilizado em ações judiciais no futuro.

Negativação de devedores: quando vale a pena tentar outros caminhos?

Há diversos fatores a considerar antes de decidir se deve ou não realizar a negativação de devedores. A tentativa de realização de cobrança amigável, através dos contatos disponibilizados pelo cliente, seja telefone, e-mail, WhatsApp ou até mesmo correspondências são formas de garantir uma boa qualidade no relacionamento e evitar transtornos com clientes meramente “esquecidos”.

Os primeiros dias após a inadimplência são cruciais para a recuperação de crédito sem a necessidade de negativação de devedores. Porém, antes de realizar a negativação é necessário avaliar a quantia devida e a probabilidade de o devedor pagar o que deve, de forma a avaliar o custo-benefício tanto da operação em realizar acionamentos de cobrança ou da realização de apontamento perante os órgãos competentes.

Esta avaliação prévia pode ser realizada de forma extremamente ágil com as soluções disponibilizadas pela Think Data, bureau de informações referência no Brasil. A Think Data possui um big data que possibilita a realização de checagens de renda presumida de pessoas físicas ou até mesmo faturamento presumido de pessoas jurídicas. Além disso, um fator importantíssimo é realizar a validação do CPF ou CNPJ em que será realizada a negativação de devedores, a fim de verificar sua situação (ativo, cancelado, titular falecido etc.).

Em paralelo, a Think Data também oferece as melhores soluções para localização a fim de viabilizar a efetivação de uma regularização das dívidas, sem a necessidade de realizar a negativação de devedores, possibilitando a manutenção de um bom relacionamento com o cliente, mantendo sua fidelização para a realização de negócios futuros.

Quando realizar a negativação de devedores é a melhor opção?

A negativação de devedores pode trazer muitos benefícios após a realização de uma pré-checagem. Avaliada a capacidade de pagamento do devedor, o valor da dívida e, havendo tentativas frustradas de contato prévio, é chegado o momento de prosseguir com a negativação.

Além disso, é sempre importante realizar uma checagem em relação ao titular da dívida antes de realizar a negativação de devedores, se foi ele mesmo que a assumiu, afastando possibilidades de fraudes – que podem ser checadas por meio das soluções da Think Data descritas anteriormente, somando-se à checagem de WhatsApp em que é possível realizar o contato com o devedor, verificando sua foto de perfil para realização de cruzamento com foto de documento, por exemplo.

Ao realizar a negativação de devedores, o cliente inadimplente receberá um comunicado concedendo um prazo para regularização dos valores, antes que seu nome seja incluso no rol de maus pagadores. O recebimento deste comunicado referente a negativação faz com que o cliente inadimplente priorize o pagamento da dívida apontada, evitando, assim, impactos negativos em obtenção de crédito no futuro.

Há de se considerar que a negativação de devedores é um processo extremamente simples, principalmente quando realizada na plataforma disponibilizada pela Think Data, na qualidade de distribuidora Serasa Experian. A Think Data inovou em sua plataforma, deixando o processo de negativação de devedores totalmente intuitivo, sendo possível realizá-lo em poucos cliques.

Qual a melhor forma de realizar a negativação de devedores?

No Brasil, há alguns bureaus de créditos autorizados por lei a manterem um quadro de inadimplentes que pode ser consultado pelo mercado. Assim, no momento de realizar a negativação de devedores, é importante optar pelo maior bureau de crédito do Brasil, a Serasa Experian, com uma cobertura que chega a ser 5 vezes maior que a concorrência.

A Serasa Experian está presente há mais de 50 anos no mercado brasileiro, sendo líder e maior referência mundial em serviços de informação e responsável pela maior base de dados da América Latina – ou seja, a utilização de outros bureaus pode colocar todo o investimento com negativação de devedores a perder, já que é bastante comum consultar um cliente no em outros bureaus e não ter nenhuma indicação de inadimplência, mas existir uma anotação no banco de dados da Serasa.

Somado a isso, a Think Data, como um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, disponibiliza plataforma extremamente robusta para a negativação de devedores e realização de diversas checagens, sendo possível contar com um time de especialistas que fornece suporte integral para auxiliar na tomada de decisões mais inteligentes para identificação de custo-benefício da negativação de devedores, reduzir fraudes e conceder com mais segurança.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral, negativação de devedores ou a consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: