May
25
24 de maio de 2021 - 17:16

Pagamento-de-dividas- 6-dicas-para-recuperar-dividas-antes-de-ir-para-o-juridico-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O processo para obtenção do pagamento de dívidas atrasadas normalmente é algo desconfortável e deve ser observado cuidadosamente para que a inadimplência não inviabilize os negócios.

O trâmite de cobrança judicial costuma ser algo demorado e, muitas vezes, não há grandes vantagens para o credor, já que envolve diversos custos com honorários advocatícios, além das despesas judiciais, dificuldades com localização do devedor, dentre outras intempéries que fazem com que a recuperação de crédito extrajudicial seja mais vantajosa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas a serem consideradas para que o credor realize o pagamento de dívidas de forma amigável antes que o pagamento de dívidas tenha que ser discutido judicialmente.

1 – Tenha processos detalhados e clareza nos valores para que seu cliente realize o pagamento de dívidas

O pagamento de dívidas começa com os processos internos de uma empresa, se o cliente não recebe sua fatura de forma efetiva ou não consegue entrar em contato nos canais de atendimento disponibilizado, a probabilidade de que ele não realize o pagamento será muito mais alta.

Para que o cliente realize o pagamento de dívidas, ele deve saber exatamente o porquê, o que está sendo cobrado e quanto é devido. Além disso, fornecer faturas detalhadas que incluem a data de vencimento específica para pagamento garantem facilidade na hora da realização da quitação pelo devedor.

Por fim, registros precisos e detalhados ajudam a identificação de contas atrasadas, além da melhor forma de tratar cada tipo de negociação, considerando o perfil de cada devedor – garantindo um maior sucesso na recuperação de crédito.

2 – Seja pró ativo para otimizar os pagamentos

Realizar contatos pró ativos para o pagamento de dívidas, antes mesmo que ela esteja vencida, pode reduzir muito a inadimplência, não é necessário esperar que o cliente tenha violado a promessa de pagamento para iniciar essa interação (e melhorar os índices de pagamento).

Uma ótima estratégia é entrar em contato por meio de canais digitais para confirmar se o cliente recebeu o boleto ou fatura e avisar sobre o vencimento próximo – evitando que os ‘esquecidinhos’ não realizem o pagamento e passem a figurar em inadimplência.

3 – Não ignore os pequenos valores ou curtos atrasos para a cobrança de pagamento de dívidas

A obtenção de pagamento de dívidas possui sucesso extremamente superior nos primeiros dias. Pequenos valores também, quando acumulados, podem representar um valor bastante alto de inadimplência que foi deixado de lado e, quanto mais tempo o pagamento permanece em aberto, menor a probabilidade de ser efetivamente adimplida.

4 – Localize o devedor e realize a melhor forma de contato para que ele realize o pagamento

O contato eficaz é fator decisório para a obtenção do pagamento de dívidas vencidas. Entretanto, é possível constatar que cerca de 25% de informações constantes em bases de dados se desatualizam por ano.

Nesse sentido, é importante avaliar parcerias estratégicas para garantir a atualização das informações. A parceria com um bureau de informações de qualidade, como a Think Data, que possui mais de 450 clientes em todo o território nacional, auxilia em todos os processos para viabilizar o pagamento, desde a avaliação na concessão do crédito até a localização de telefones para contato após a inadimplência.

Para auxiliar na localização de devedores a Think Data possui soluções que utilizam inteligência artificial e machine learning e, por meio de sua metodologia exclusiva chamada DataScore, fornece informações que possuam altos índices de assertividade.

Além disso, a Think Data oferece solução para localização de devedor através de da identificação de telefones que possuem WhatsApp vinculado, aumentando em até 50% os índices de localização (CPC – Contato com a Pessoa Certa) para a efetivação da quitação.

Quando falamos de pagamento de dívidas de alto valor, a Think Data disponibiliza o produto Localização Garantida, que realiza uma checagem real time junto aos principais aplicativos do país e apenas retorna as assessorias de cobrança telefones que esteja vinculado ao CPF e ativos.

5 – Tenha empatia e seja cordial para conquistar o pagamento de dívidas pelo devedor

Alguns clientes simplesmente não possuem condições de realizar o integral pagamento de dívidas naquele momento, devido a alguma eventualidade ocorrida.

Situações de inadimplência necessitam de empatia do credor, pois muitas vezes o devedor não realiza o pagamento de dívidas porque está em situação de desemprego ou ocorreu algum outro imprevisto.

Sendo assim, é importante trabalhar com o cliente para determinar o que ele pode pagar ou se o pagamento de dívidas em prestações é viável.

6 – Avalie o perfil do devedor para que ele faça o pagamento de dívidas

Para considerar parcelamentos, viabilizar negociações e regularizar o pagamento é importante conhecer o perfil atual do devedor.

A análise do perfil do cliente para auxílio na obtenção da quitação tende a ser mais precisa quando se possui uma visão ampla das informações, como as oferecidas pela Think Data como renda presumida, endereços e histórico de endereços na internet, situação profissional, recebimento de bolsa família e/ou seguro-desemprego, dentre diversas outras informações obtidas real time, por meio de robôs e outras tecnologias totalmente inovadoras.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: