Jun
28
27 de junho de 2022 - 17:16

Pagamento-via-pix-seu-e-commerce-esta-preparado-para-evitar-golpes-de-terceiros-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O pagamento via pix no Brasil é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido, pois, ele pode auxiliar o varejo a aumentar as vezes e reduzir o custo das operações, porém existem riscos envolvidos. Entenda os benefícios (e riscos) ao aceitar o pagamento via pix em sua plataforma de vendas.

Pagamento via pix: O que é, quando e por quê ele foi criado?

O Pagamento via pix é um pagamento eletrônico criado pelo Banco Central do Brasil, sem custo e que promete ser realizado em até 10 segundos. Pix não é uma sigla nem significa um conceito específico. De acordo com o Banco Central, o novo meio de pagamentos foi batizado Pix porque o termo lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela). Ou seja: Pix é um nome, uma marca criada para identificar o novo meio de pagamentos de forma simples, efetiva e muito fácil de ser lembrada.

O pagamento via pix foi conceituado pelo Banco Central no Brasil através da Resolução nº 1 de 12/8/2020, tendo sua operação inicial ocorrido de forma plena somente em Novembro de 2020. Desde então, o sistema sofreu alguns ajustes, sobretudo considerando a necessidade de implementação de mecanismos para evitar a aplicação de fraudes.

O Pix foi criado com o objetivo de reduzir as transações em dinheiro e oferecer uma alternativa aos instrumentos de pagamento existentes, como boleto ou boleto e caixa eletrônico, além de que o pagamento via pix é mais rápido e acessível.

Pagamento via pix: Entenda como sua empresa deve se proteger

Com a utilização de dispositivos móveis, os pagamentos via pix vêm ganhando cada vez mais espaço. O pagamento via pix pode ser uma boa alternativa para as empresas, pois reduz o tempo de compra e oferece crédito aos consumidores. No entanto, para que esse sistema de pagamento seja efetivo, é importante adotar medidas de segurança adequadas.

Entre os riscos envolvidos na utilização do pagamento via pix estão os incidentes de segurança, que podem levar à invasão de dados pessoais ou à roubo de informações financeiras. Para minimizar esses riscos, as empresas devem adotar medidas de segurança adequadas, como a utilização de senhas fortes e sistemas de criptografia, por exemplo.

Portanto, antes de implementar o Pagamento via pix, é importante avaliar os riscos envolvidos e adotar medidas de segurança adequadas. Assim, será possível utilizar esse sistema de pagamento de forma segura e beneficiar o varejo brasileiro.

Pagamento via pix: Formas de identificar terceiros tentando praticar golpes

O pagamento via pix facilitou a aplicação de golpes, já que se trata de uma forma extremamente ágil para a realização de transferência de valores. As transações são efetivadas, porém as empresas devem estar sempre atentas à titularidade das compras, evitando serem coniventes com a prática de crimes.

É importante destacar que o pagamento via pix não possui um recurso de chargeback, como nos cartões de crédito. Em caso de uma fraude financeira comprovada, a instituição financeira pode tomar medidas legais para que o valor seja bloqueado e, em seguida, estornado. Ou seja, isso significa que uma vez enviada a transferência, ela não pode ser revertida pelo próprio consumidor. Entretanto, se for comprovada fraude financeira, a instituição financeira poderá tomar providências legais para impedir que a transferência seja efetivada.

Apesar do risco de chargeback ser muito menor do que no cartão de crédito, as empresas, principalmente aquelas que possuem e-commerce, devem estar preparadas para depararem-se com frequentes tentativas de aplicação de golpe contendo transações realizadas de forma indevida.

Caso haja qualquer dúvida sobre a transação, é sempre possível as empresas entrem em contato com o consumidor para esclarecer quaisquer questionamentos. a fim de evitar golpes e garantir a segurança das transações. Porém, essas validações podem tomar tempo e serem inviáveis para muitas operações.

Pagamento via pix: Conheça ferramentas que dão mais segurança e agilidade na detecção de fraude

O pagamento via pix já foi implementado em milhares de e-commerces em todo o Brasil e, com o passar do tempo todos tiveram que se acostumar com o aumento de aplicação de golpes com a facilidade que é a realização do pagamento via pix. Um ponto de atenção nesse sentido é que, na grande maioria das vezes, não existe um tempo hábil de bloqueio e cancelamento e pedidos, então o fornecedor recebe por sua mercadoria, porém é importante que o e-commerce possa garantir um ambiente seguro e que não seja conivente com a prática de fraudes.

Pensando em garantir uma maior robustez em processos automatizados seja para pagamento via pix, cartão ou boleto bancário, a Think Data, bureau de informações de destaque no cenário de crédito brasileiro, disponibiliza soluções extremamente ágeis e inovadoras que aumenta a segurança nas transações, possibilitando a validação de diversas informações vinculadas a pessoas físicas e jurídicas de todo o país.

Para implementação de camadas adicionais de segurança nas transações contendo pagamento via pix, é possível realizar o cruzamento de informações do CPF do comprador com dado do remetente do pix, seja via telefone, e-mail ou CPF. Através destas chaves de busca, é possível identificar o titular associado no banco de dados da Think Data e ter mais segurança na efetivação de transações ou o disparo de alertas.

Caso o pagamento pelo pix tenha algum tipo de inconsistência, por meio do Valida Fácil, solução da Think Data que possibilita a integração de seu big data a motores de crédito, é possível obter informações adicionais para confirmação da titularidade da compra, como a validação de local de votação ou até mesmo histórico de vínculo empregatício, de forma totalmente automática.

Além disso, é possível identificar pessoas relacionadas e empresas associadas ao titular da compra e a comparação de localização, considerando dados capturados por robôs com inteligência artificial em mais de 400 fontes, o que possibilita uma análise ainda mais robusta, trazendo mais segurança nas operações.

Pagamento via Pix: E como eu posso conhecer melhor meu cliente que realiza o pagamento a vista?

Estando a robustez da operação garantida, um outro ponto importante a se avaliar com o meio de pagamento que é novidade no mercado brasileiro é quem é este comprador que possui renda disponível para pagamento via pix imediato, quem pode ser um ótimo cliente em potencial para oferta de crédito (para que obtenha a possibilidade de realizar o pagamento parcelado.

Além das soluções destacadas a Think Data, como um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, disponibiliza um amplo book de consultas que possibilita uma avaliação extremamente minuciosa do perfil do cliente, adequando-se para qualquer tipo de operação, desde aquelas que possuam um ticket médio baixo, até operações complexas que exigem uma investigação profunda do perfil com avaliação de Score, capacidade de pagamento, participação em ações judiciais e muito mais.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: