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09 de julho de 2019 - 17:16

Por-que-a-cobranca-comeca-antes-mesmo-da-inadimplencia-televendas-cobranca

A cobrança deve nascer juntamente com qualquer negócio, já que o planejamento, a análise e a adoção de medidas adequadas garantirão o efetivo êxito numa eventual inadimplência. Estratégias inovadoras consideram o início da cobrança em momento muito anterior à inadimplência, existindo diversos fatores a serem considerados conforme veremos adiante.

Logo após a chegada do cliente ao estabelecimento (seja ele físico ou digital) e a sua intenção pela compra (de bens ou serviços) entende-se que estarão iniciadas as ações relacionadas à cobrança, já que a realização de um cadastro adequado garantirá a concessão de crédito adequada, evitará fraudes e fornecerá condições adequadas de localização em caso de eventual inadimplência.

A cobrança, se assim considerarmos, inicia-se com o cadastro (e não com a inadimplência). E não para por aí. Após a efetivação do negócio, ações para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao negócio e a valores geram satisfação e, consequentemente a lealdade e fidelização do cliente – o que nos remete à Lei de Pareto que diz que 80% do lucro de uma empresa corresponde a 20% dos seus clientes, potencializando a importância da manutenção de um atendimento pós-vendas de qualidade.

Uma estratégia que vem se mostrado interessante diz respeito ao contato relacionado ao aviso de vencimento próximo – que comumente é realizado via e-mail, SMS ou até mesmo Whatsapp. Essas formas de contato garantem a proximidade com a clientela, gerando a recorrência de negócios, evita a inadimplência dos clientes mais desatentos e evita esforços em ações ativas de cobrança.

Aqui, cabe destaque ao Valida Fácil, solução inovadora desenvolvida pela Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança. Nessa solução é possível captar informações faltantes no momento do cadastro, identificar telefones móveis com WhatsApp, e-mails qualificados, dentre outras diversas informações (telefone, endereço, situação profissional, renda, óbito etc.), dando maior segurança no momento da avaliação anti-fraude, na concessão de crédito e na cobrança de eventual inadimplência.

O big data da Think Data conta com informações bastante precisas, já que todas elas passam pela tecnologia chamada Data Score® – tecnologia única desenvolvida pela empresa que faz com que seus clientes tenham acesso a informações cadastrais qualificadas e atualizadas, garantindo aderência em todos os processos desde a avaliação de crédito até o momento da localização e cobrança do cliente em situação de inadimplência.

Podemos considerar, portanto, que o sucesso na recuperação de crédito começa muito antes da inadimplência e o início de ações ativas relacionadas à cobrança. O cadastro, contatos adequados, manutenção e atualização da base de dados, contatos via e-mail e WhatsApp dentre outras ações garantirão, sem dúvidas, o aumento expressivo do sucesso na recuperação do crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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