Sep
13
12 de setembro de 2022 - 17:16

Proibicao-de-robocalls- entenda-como-utilizar-o-whatsapp-para-validar-os-telefones-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A ANATEL determinou a proibição de robocalls e essas mudanças estão gerando um grande alarde no mercado em busca de alternativas para localização de clientes, restando uma grande dúvida: como validar contatos antes da chamada do operador?

Proibição de robocalls e como ela afeta o mercado?

O Despacho Decisório nº 160/2022 da ANATEL, publicada no Diário Oficial em 6 de junho de 2022, que determina a proibição de robocalls no Brasil. Robocalls são chamadas telefônicas automatizadas feitas por um programa de computador para entregar uma mensagem pré-gravadas ou que simplesmente realizam acionamentos simultâneos a fim te identificar quais números são respondidos. Eles geralmente são usados para fins de marketing, para promoção de produtos e serviços ou para contatos de cobrança.

A proibição de robocalls, dentre outros motivos, decorre de estudo realizado pela ANATEL que mostra que os consumidores estão ficando incomodados, sofrendo aborrecimentos, ao receber um altíssimo volume de chamadas provenientes de call centers. E não se trata apenas de desconforto, o alto tráfego de chamadas representa também o comprometimento da rede, restando a necessidade de limitação.

Milhares de empresas se beneficiam do uso da tecnologia para a realização de chamadas automatizadas já que este tipo de acionamento tem como finalidade atribuir uma maior produtividade nas ações já que, a realização de acionamentos simultâneos, garantirá um maior sucesso nos negócios. Caso considerada apenas a realização de acionamentos humanos, os negócios serão reduzidos exponencialmente, fazendo com que operadores de call center possuam taxas altíssimas de contatos improdutivos e ociosidade, enquanto poderiam estar produzindo novos negócios. De maneira geral, é possível abstrair que a proibição de robocalls gerará um aumento no custo da operação e redução dos negócios.

Proibição de robocalls: Como validar o contato antes mesmo do acionamento?

A Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança nacional, disponibiliza solução exclusiva no Brasil que é capaz de validar se um telefone móvel está ativo de de fato vinculado a um CPF. Trata-se do Localização Garantida, solução totalmente inovadora que possibilita a validação do contato de clientes antes mesmo do acionamento, mitigando-se os impactos da determinação de proibição de robocalls pela ANATEL.

O Localização Garantida é viabilizado de forma exclusiva pela Think Data, através da parceria com aplicativos de telefones móveis, sendo uma tecnologia 100% aderente à Lei Geral de Proteção de Dados, estando aderente também com as determinações da ANATEL em relação à proibição de robocalls, já que conta com o consentimento dos titulares para o compartilhamento destas informações.

A validação via Localização Garantida garante que sejam acionados apenas telefones previamente certificados, afastando quaisquer problemas em relação à proibição de robocalls — fazendo com que os acionamentos sejam realizados somente para telefones efetivamente ativos.

Proibição de robocalls: Como utilizar o Whatsapp para reduzir os custos de localização?

Considerando o aumento dos custos com a operação em detrimento da proibição de robocalls, é preciso considerar estratégias para validação de melhores telefones para acionamentos. Pensando nisso, a Think Data disponibiliza ferramenta exclusiva com conexão online e real-time ao WhatsApp que é capaz de identificar os telefones móveis que possuem este aplicativo instalado.

Com a implementação da validação de Whatsapp online é possível que a quantidade de números tenha uma redução de até 70%, já que afasta a necessidade de acionamentos a telefones móveis inativos. A validação de Whatsapp disponibilizada pela Think Data tende a ser uma das principais vias alternativas à proibição de robocalls, pois não depende de acionamento prévio para separar os melhores telefones a serem contatados.

Quando realizado o cruzamento entre informações provenientes da validação de WhatsApp somado com o Localização Garantida, soluções exclusivas da Think Data, é possível obter uma assertividade próxima a 100% nos índices de contato com a pessoa certa, aumentando o volume de produtividade após a proibição de robocalls e, consequentemente, gerando novos negócios.

Proibição de robocalls: E quando não é possível contatar o devedor por telefone?

Nas operações de cobrança, uma máxima é que quanto mais rápido o cliente é contatado, mais fácil do crédito ser recuperado. Isso porque ainda existe relacionamento e, quando o período de atraso é curto, é comum ter havido um esquecimento ou uma dificuldade financeira pontual. Porém, há casos em que as tentativas de contato para efetivação de acordo não podem ser efetivadas e, com a proibição de robocalls que pode atrasar ainda mais o processo de localização (quando não utilizadas as soluções disponibilizadas pela Think Data).

Em casos em que não é possível realizar uma abordagem rápida com o devedor, levando a proibição de robocalls em consideração, na Think Data, é possível realizar a análise de seu perfil para entender suas condições atuais, como vínculo profissional, renda presumida, participação como sócio de empresas etc. Além disso, a Think Data é um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil, contando com um book de consultas extremamente diverso para a consulta à dívidas vencidas, pendências, cheques devolvidos, comprometimento de renda e muito mais!

Além disso, é importante lembrar da possibilidade da realização de anotação no banco de dados da Serasa Experian, que afasta a necessidade de contato telefônico, sendo mais uma solução aliada após a proibição de robocalls. Após a realização da anotação pelo credor, o devedor recebe uma comunicação em seu endereço, fazendo com que a negociação seja priorizada pelo devedor para evitar maiores prejuízos com a redução de seu Score e, consequentemente, na oferta de crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Na prática, essa lei não funciona. Infelizmente. As ligações nos infernizam o dia inteiro. Pior, a maioria ninguém fala nada, ou seja, rouba nosso precioso tempo. Brasil….

    jaymefilho em 17 de fevereiro de 2023 - 09:32

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: