Aug
06
05 de agosto de 2019 - 17:16

Renda-familiar-per-capita-think-data-lanca-solucao-inovadora para-analise-de-desbancarizados-televendas-cobranca

A solução de Renda Familiar Per Capita da Think Data tem como foco garantir que financeiras consigam identificar a renda média dos familiares que residam junto ao requerente ao crédito, trazendo maior segurança e agilidade às análises de crédito.

Uma das maiores dificuldades observadas pelas financeiras de todo o Brasil está na realização da análise do perfil socioeconômico dos requerentes ao crédito, principalmente os das classes C, D e E – isso ocorre por diversos motivos, seja pela baixa qualificação profissional ou educacional (refletindo no exercício de atividades profissionais informais), ausência de bens em seus nomes, desbancarização, dentre outros motivos. Quanto maior a informalidade desta pessoa para o mercado, maior também será a dificuldade de se obter variáveis confiáveis para o desenvolvimento de um modelo aderente de presunção da renda presumida.

Hoje, esses processos de avaliação de crédito costumam ocorrer via motores interligados aos principais bureaus de mercado – e uma das principais (e primeiras) checagens realizadas é a da existência ou não de pendências financeiras em nome do requerente ao crédito. Realizar essa avaliação a cada processo de concessão de crédito torna o custo por aquisição do cliente extremamente alto!

Importante ressaltar que a não aprovação do crédito de clientes com restrições em seu nome pode ser positivo para uma redução da inadimplência, mas isso ser uma regra, pode impactar negativamente o resultado das financeiras pela perda de consumidores rentáveis e éticos no cumprimento das suas obrigações de pagamento – por isso, é importante identificar estes clientes a fim de se separar o “joio do trigo”, isso é, o adimplente do inadimplente.

Neste sentido, a avaliação da Renda Presumida é umas das mais relevantes no processo de concessão de crédito (além é claro, das certificações cadastrais com foco em validações antifraude) – o problema é que essa é uma informação de mais fácil estimativa para as classes A e B.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no atendimento à financeiras e varejistas de todo o Brasil, desenvolveu um modelo único para a definição da Renda Familiar Per Capita do requerente ao crédito. Acoplada a plataforma “Valida Fácil – Concessão de Crédito”, essa solução tem como foco elucidar e facilitar as análises de crédito quando da inexistência da renda presumida associada diretamente ao CPF do cliente consultado. Quando não temos a renda do requerente ao crédito, mas identificamos a renda presumida das pessoas residentes em sua casa (Renda Familiar Per Capita), conseguimos facilmente identificar o perfil socioeconômico da família pelo processo de reengenharia reversa.

Entre a concepção, desenvolvimento e lançamento da Renda Familiar Per Capita, a área de Datalab da Think Data contabilizou mais de 2.500 horas dos profissionais envolvidos – sendo que ao final do projeto, o nível de confiança alcançado da solução foi de 95%, com margem de erro de apenas 5%!

A checagem da Renda Familiar Per Capita já se encontra disponível para utilização nos principais motores de crédito do mercado, podendo também ser consultadas via troca de arquivos ou pela web (mesa de crédito).

A Think Data disponibiliza diversas outras informações, como: Seguro Desemprego, Situação Profissional Online, Profissão, Escolaridade, Bolsa Família, Checagem de Óbito e até a foto vinculada ao WhatsApp do celular informado pelo requerente, tudo isso para trazer maior segurança e agilidade nos processos de concessão de crédito.

Para conhecer gratuitamente a solução de Renda Familiar Per Capita da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: