Nov
13
12 de novembro de 2023 - 12:15

STIR/SHAKEN-Sua-empresa-conhece-a-tecnologia-que-sera-o-fim-do-0303-e-0304-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A inovação tecnológica é uma constante no setor de telecomunicações. A chegada do STIR/SHAKEN ao Brasil, marcada para janeiro de 2024, segundo Gustavo Borges, superintendente de controle de obrigações da Anatel, é uma dessas inovações que prometem revolucionar a forma como as empresas de telemarketing e cobrança interagem com os consumidores.

STIR/SHAKEN: Prefixo O303 E 0304 é uma Otimização para o Consumidor?

Os prefixos 0303 e 0304 foram implantados no Brasil como uma forma de otimização para o consumidor. Eles têm como objetivo clarificar o propósito da chamada, permitindo que os consumidores escolham atender ou não. Os prefixos representam uma tentativa de amenizar o número significativo de chamadas indesejadas, gerando uma experiência mais satisfatória para o cliente (CX).

Os prefixos 0303 e 0304 são números não geográficos, ou seja, não estão vinculados a uma região específica do país. Eles são usados por empresas que querem oferecer um serviço de atendimento ao cliente padronizado em todo o território nacional, com um custo fixo por minuto. Esses números também são usados por empresas de cobrança, que buscam aumentar a taxa de contato com os devedores.

No entanto, esses números também são alvo de abusos e fraudes, que prejudicam os consumidores. Muitas vezes, os receptores das chamadas não sabem quem está ligando, se é uma empresa legítima ou um golpista. Além disso, essas chamadas podem ser feitas em horários inconvenientes, gerando incômodo e perturbação.

O STIR/SHAKEN é uma tecnologia que visa resolver esses problemas, garantindo que as chamadas feitas com os prefixos 0303 e 0304 sejam autenticadas e verificadas pelos provedores de serviços de telecomunicações. Assim, o receptor da chamada poderá saber quem está ligando, se é uma empresa confiável ou não, e se a chamada é legítima ou falsificada. Isso vai permitir que os consumidores possam filtrar as chamadas que desejam receber ou não, evitando golpes e inconveniências.

STIR/SHAKEN: Como Funciona a Tecnologia que é o Fim do 0303 e 0304

A tecnologia STIR/SHAKEN, desenvolvida nos Estados Unidos e adotada pela Anatel em conjunto com a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), é um conjunto de padrões e protocolos técnicos que visam validar a legitimidade das chamadas telefônicas. Este sistema combate chamadas fraudulentas e indesejadas ao consumidor, utilizando criptografia para verificar a identidade da empresa que realiza a chamada.

STIR/SHAKEN, desenvolvida nos Estados Unidos, é um acrônimo para “Secure Telephony Identity Revisited/Signature-based Handling of Asserted information using toKENs”. Esta tecnologia irá legitimar chamadas, garantindo autenticidade. A implementação de STIR/SHAKEN exige colaboração mútua entre operadoras de telecomunicações, provedores de serviços de comunicação e reguladores, fortalecendo a conformidade e a eficácia do protocolo.

O protocolo utiliza criptografia para assegurar a identidade do chamador, inibindo chamadas fraudulentas e spams. Cada chamada telefônica é acompanhada por informações de autenticação com uma assinatura digital, permitindo aos provedores de serviços de comunicação validar a origem da chamada, o que, por sua vez, contribui para a construção de um ambiente de telecomunicações mais seguro e confiável.

Dessa forma, o STIR/SHAKEN permite que as chamadas feitas com os prefixos 0303 e 0304 sejam rastreadas e auditadas pelos provedores de serviços de telecomunicações, impedindo que sejam falsificadas ou alteradas. Além disso, o STIR/SHAKEN permite que os consumidores tenham mais controle sobre as chamadas que recebem, podendo bloquear ou denunciar as chamadas indesejadas ou fraudulentas.

Embora não seja obrigatório, a adesão ao STIR/SHAKEN é crucial para empresas de telemarketing e cobrança, proporcionando um diferencial competitivo significativo. A ausência de conformidade com essa tecnologia resultará na continuidade da obrigatoriedade dos prefixos 0303 e 0304.

Quais os Benefícios para as Empresas e para os Consumidores

O STIR/SHAKEN traz diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Para as empresas, o STIR/SHAKEN pode:

  • Aumentar a taxa de contato com os clientes ou devedores, pois eles terão mais confiança em atender as chamadas que são autenticadas e verificadas.
  • Melhorar a reputação e a imagem da empresa, pois ela demonstrará transparência e responsabilidade nas suas comunicações telefônicas.
  • Reduzir os custos operacionais, pois ela evitará desperdícios de tempo e recursos com chamadas que não são atendidas ou que são rejeitadas pelos consumidores.
  • Proteger a empresa de fraudes e disputas, pois ela terá provas de que as chamadas que fez foram legítimas e autorizadas.

Para os consumidores, o STIR/SHAKEN pode:

  • Aumentar a segurança e a privacidade, pois eles poderão identificar e evitar as chamadas fraudulentas ou indesejadas que usam os prefixos 0303 e 0304.
  • Melhorar a experiência e a satisfação, pois eles poderão receber as chamadas que são relevantes e de seu interesse, sem serem incomodados ou perturbados por chamadas que não são.
  • Exercer seus direitos e deveres, pois eles poderão bloquear ou denunciar as chamadas que violam as leis de privacidade e regulamentos de comunicações.

STIR/SHAKEN: Como Otimizar seus Resultados na Implantação do STIR/SHAKEN

A incorporação do STIR/SHAKEN nas infraestruturas de comunicação das empresas é vital para acessar os inúmeros benefícios que essa tecnologia pode proporcionar. Para concretizar essa integração eficientemente, é imperativo uma colaboração intensiva com os provedores de serviços de telecomunicações. Isto assegura que todas as chamadas feitas em nome da empresa sejam devidamente autenticadas e consideradas confiáveis.

Adicionalmente, é recomendável que as empresas instituam práticas excelentes, como uma clara identificação nas chamadas, opções de cancelamento de subscrição e, claro, assegurar a conformidade com todas as leis de privacidade e regulamentos de comunicações.

Além disto, é imprescindível manter uma base de dados de clientes atualizada e completa, incluindo informações como nome, CPF, fones fixo e celular, além de endereço e e-mail, e para tal, fornecedores especializados em enriquecimento cadastral, como a Think Data, são essenciais.

A Think Data, referência nacional e especializada em soluções de Localização e Cobrança, está pronta para auxiliar na otimização da implantação do STIR/SHAKEN. Oferecemos um portfólio completo de serviços de enriquecimento cadastral, juntamente com produtos inovadores como:

Telefone Hot: Este serviço identifica números de telefone ativos associados ao titular (cliente), permitindo a validação e atualização em tempo real. Esta solução assegura agilidade na localização do cliente, otimiza o desempenho dos agentes e reduz perdas, sendo um diferencial significativo na implementação do STIR/SHAKEN.

Verificação de WhatsApp: Com a integração diretamente com a Meta, permite a checagem em tempo real do status de um telefone junto ao WhatsApp, indicando se o telefone listado nas bases de dados das empresas está em uso ativo no aplicativo, e possibilita o retorno de novos números vinculados ao cliente. No Brasil mais de 90% dos usuários de internet possuem WhatsApp, sendo assim um forte indicador para números válidos e ativos, aumentando o sucesso de contato por via telefônica.

Localização Garantida: Desenvolvido em parceria com os principais aplicativos do país, a solução Localização Garantida da Think Data possibilita a localização, real time, via geolocalização por APP (Aplicativos), permitindo que se obtenha indicadores de sucesso no CPC (Contato com a Pessoa Certa) próximos a 100%. Ao utilizar esse serviço de Localização da Think Data, as Empresas podem localizar telefones através de tecnologia exclusiva de geolocalização, gerando uma Melhora Expressiva dos Indicadores e Aumento da Produtividade (com redução de custos). Além disso, ao avaliar o investimento no produto, as empresas observaram um ganho médio de margem de R$ 16.000 para cada R$ 1.000 investidos no uso da solução, sendo imprescindível na implementação do STIR/SHAKEN.

A implementação de soluções avançadas como as oferecidas pela Think Data não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também aumenta a confiança do cliente ao receber chamadas, impactando positivamente a reputação e a credibilidade das empresas no mercado.

É essencial que as empresas proativamente se envolvam e adaptem à tecnologia STIR/SHAKEN, garantindo a conformidade e aprimorando as relações com os clientes. A Think Data, como líder em soluções de enriquecimento cadastral, é o parceiro ideal para garantir uma transição suave e eficaz, otimizando resultados e promovendo práticas comerciais seguras e confiáveis.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Assunto interessante!!!

    Benigno em 14 de novembro de 2023 - 03:35
  2. Segue inovação sobre prefixos 0303 e 0304.

    Benigno em 13 de novembro de 2023 - 08:18

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: