
A Think Data participou do episódio mais recente do Tabelando com Tambellini e explicou como implementar a validação de telefones na cobrança, diretamente na Claro, Vivo e Tim, seguindo as normas da Anatel e seu impacto direto na localização de clientes e devedores.
Conduzida por Tambellini e com participação do nosso Head de Customer Success, Leandro Bera, a conversa abordou os principais pontos da nova regulação do setor, como o uso obrigatório do código 0303, a implementação da chamada verificada (STIR/SHAKEN) e os desafios reais enfrentados pelas empresas para Validação de Telefones na Cobrança e se adaptarem a esse novo cenário.
Validação de Telefones na Cobrança: O Desafio de Equilibrar Regulação, Eficiência e Proteção ao Cliente
Nos últimos meses, as empresas que atuam com recuperação de crédito foram impactadas por uma verdadeira avalanche de normas sobre telefonia, como o uso obrigatório do código 0303 e a adoção progressiva da chamada verificada (STIR/SHAKEN). Essas medidas surgiram com a promessa de mais transparência nas comunicações, maior proteção ao consumidor e redução de ligações indesejadas.
No entanto, como pontuou Leandro Bera durante o episódio, os efeitos práticos da Validação de Telefones na Cobrança ainda estão longe do ideal. Mesmo com os avanços, muitas operações de cobrança continuam enfrentando altas taxas de bloqueio de chamadas, classificações como “spam” e dificuldades em validar se o número discado realmente pertence ao cliente.
Esse cenário impacta diretamente os resultados: a efetividade dos contatos diminui, os custos operacionais aumentam e recursos importantes são desperdiçados em tentativas improdutivas — comprometendo não só a produtividade das equipes, como também a performance financeira das empresas.
Leandro também destacou os esforços da Anatel para ajustar a implementação dessas normativas sem paralisar o setor de cobrança, essencial para a saúde da economia brasileira. O desafio, segundo ele, tem sido buscar um ponto de equilíbrio entre dois interesses legítimos: de um lado, a proteção do consumidor, frequentemente afetado por um volume excessivo de ligações; de outro, a continuidade das estratégias de recuperação de crédito, que viabilizam a sustentabilidade financeira de milhares de empresas.
Esse debate — sobre como estabelecer regras que coíbam abusos, protejam os cidadãos e ainda assim não travem o mercado — está longe de terminar. Ele segue acontecendo em diversas esferas regulatórias e operacionais. E, enquanto isso, empresas responsáveis já estão se mobilizando para evoluir seus processos, adaptar suas tecnologias e atuar com mais inteligência, ética e equilíbrio, através da Validação de Telefones na Cobrança.
Como Validar Telefones na Cobrança com Claro, Vivo e Tim e Elevar o CPC com as Soluções Open Gateway da Think Data
Leandro apresentou as principais soluções da Think Data que têm ajudado empresas de todos os portes a atuar com mais inteligência embarcada em seus processos e aumentar significativamente seu CPC, reduzir custos com telecomunicações e melhorar a alocação de times de cobrança com a Validação de Telefones na Cobrança:
O Operadoras Online, é mais do que uma simples verificação, essa solução se conecta diretamente com as operadoras Claro, Vivo e Tim via Open Gateway, validando em tempo real se o número de telefone realmente pertence ao CPF consultado. Além de ser uma camada fundamental de prevenção a fraudes, essa checagem também aumenta consideravelmente a efetividade de contato nas operações de cobrança, crédito e onboarding digital. A Think Data sendo uma Data Tech referência no mercado foi uma das empresas pioneiras na integração do Open Gateway, viabilizando uma solução altamente eficaz na Validação de Telefones na Cobrança junto as Operadoras Claro, Vivo e Tim.
Já o Localização Garantida 2.0, é um produto exclusivo da Think Data com validação em dois fatores, que combina tecnologia de geolocalização para verificar o status do número (ativo e em uso) tendo como segundo fator a confirmação direta do vínculo entre CPF e telefone nas operadoras Claro, Vivo e Tim, através do Open Gateway. Essa abordagem de Validação de Telefones na Cobrança garante altíssima assertividade na localização de clientes e devedores, além de ser extremamente acessível aos mais diversos segmentos de cobrança, por ter como característica o faturamento apenas por sucesso, o que se traduz em investimento com excelente retorno, além de reduzir drasticamente tentativas improdutivas e impulsionar o índice de CPC (Contato com a Pessoa Certa) nas operações. É ideal para quem busca maximizar o retorno sem aumentar os custos de telecom.
Mas a Think Data também está atenta aos perfis diferentes de cobrança e é perceptível que nos tempos atuais, a cobrança via digital se torna muito eficaz para diversas carteiras. Foi pensando nisto que desenvolveu uma integração com a Meta para Validação de WhatsApp. Essa ferramenta permite validar, em tempo real, se o número possui conta ativa no WhatsApp. Com isso, as empresas conseguem otimizar seus fluxos de cobrança digital, priorizar canais com maior chance de resposta e evitar tentativas frustradas em números inativos, gerando mais agilidade e economia no processo.
Tendo uma estrutura interna de Estratégia e Qualidade atenta e conectada ao mercado e com expertise de inovação, a Think Data sempre busca lançar novos produtos, tendo um road map de lançamentos constante ao longo do ano. Exemplo deste fato é o KYC – Know Your Customer. Esta solução que será o avanço do Operadoras Online, sendo um conjunto de dados e validações que atendem requisitos regulatórios e aumentam a confiabilidade das abordagens comerciais e de recuperação de crédito, validando diretamente nas operadoras através do Open gateway além da titularidade de uma linha celular – se o e-mail e endereço informado estão corretos junto as mesmas operadoras.
Validação de Telefones na Cobrança com Segurança Jurídica: Como Estar em Conformidade com a Anatel e a LGPD
Durante o episódio, Leandro reforçou que a Validação de Telefones na Cobrança hoje vai além da tecnologia — é também uma questão de compliance. E a Think Data está totalmente preparada para apoiar seus clientes neste processo.
Nossas soluções seguem as diretrizes da Anatel e são 100% aderentes à LGPD, garantindo segurança jurídica, confiabilidade dos dados e melhoria da experiência do consumidor final.
Além disso, prestamos consultoria personalizada desde o início do projeto, com mapeamento técnico e acompanhamento contínuo por meio da nossa área de Estratégia e Qualidade, garantindo evolução permanente nos indicadores.
Como a Validação de Telefones Apresenta Resultados Reais (e Expressivos) nas Operações de Cobrança
Ao Final da Live, Leandro Bera compartilhou exemplos concretos de empresas que, ao implementarem as soluções da Think Data de Validação de Telefones na Cobrança, alcançaram resultados expressivos em suas operações de cobrança e relacionamento com clientes.
Entre os principais ganhos, destacam-se os aumentos significativos nos índices de CPC (Contato com a Pessoa Certa), graças à combinação entre Localização Garantida, uso da Validação de WhatsApp e a checagem direta de vínculo com o CPF junto às operadoras através do Operadoras Online. Com isso, essas empresas passaram a abordar os contatos certos com muito mais assertividade — evitando desperdícios de tempo e recursos.
Além disso, houve redução consistente nos custos operacionais e de Telecomunicações, especialmente ao eliminar tentativas improdutivas de ligação ou mensagens para números inexistentes, incorretos ou sem vínculo com o cliente. Essa maior eficiência refletiu diretamente nos resultados financeiros, com melhor performance na recuperação de crédito, maior conversão nas negociações e aumento da receita recorrente.
Outro ponto destacado por Leandro foi o melhor aproveitamento das equipes internas, que passaram a atuar com foco nos casos de maior probabilidade de sucesso, otimizando o tempo dos operadores e priorizando os canais e horários mais eficazes.
Esses relatos mostram que, quando bem aplicadas, as soluções de Validação de Telefones na Cobrança da Think Data não apenas garantem conformidade com as normas da Anatel, mas também geram ganhos concretos e mensuráveis para o negócio.
Quer entender como aplicar essas práticas na sua operação e transformar sua estratégia de cobrança com segurança, performance e conformidade regulatória?
Assista ao episódio completo com Leandro Bera no canal do Tabelando com Tambellini:
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral, Validação Online de Telefones nas Operadoras ou a consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.