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12 de outubro de 2020 - 17:16

Vendas-no-varejo-os-desafios-de-integrar-o-online-e-o-offiline-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Chegamos ao último trimestre e, após termos passado mais de meio ano em quarentena, algumas importantes lições e adaptações foram realizadas nas vendas no varejo. Entenda como o setor se sobressaiu neste momento delicado da economia brasileira.

A crise causada pela pandemia do Coronavírus causou um desastre em quase todos os setores da economia, exigindo uma adaptação de todos. Grandes empresas de vendas no varejo tomaram a dianteira, fazendo com que as vendas digitais disparassem 180% segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

As vendas no varejo online podem ser simples

O fato é que estas empresas já possuíam um digital estruturado nas vendas no varejo e acabaram inovando na forma de abordagem aos clientes.

Exemplo: Casas Bahia que, chamaram seus clientes para o “ZAP” – tendo, esta ação trazido ótimos resultados, já que 20% das vendas (ainda no mês de Abril/2020) foram realizadas por meio do aplicativo WhatsApp.

O WhatsApp é uma ferramenta que democratiza as “vendas online”  já que não depende de altos investimentos ou desenvolvimento de plataformas de e-commerce para vendas no varejo.

De acordo com pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion, 99% dos telefones celulares do Brasil, possuem este aplicativo instalado em seus aparelhos.

Ou seja, a integração das vendas no varejo entre o mundo online e offline é uma realidade. Muitos brasileiros, ainda avessos pela desconfiança nas compras online, são amparados pelo contato de um vendedor já conhecido, por exemplo.

E como trazer o comprador do e-commerce para a loja física?

Por outro lado, as vendas no varejo com a reabertura do comércio exige um convencimento inverso: como os aptos ao e-commerce retornarão as lojas físicas?

É claro que existem diversos critérios sanitários que devem ser atendidos e que são primordiais. No entanto, quando falamos de economia e satisfação durante as vendas no varejo, é importante que ele obtenha a mesma agilidade de uma compra online.

O preenchimento de um cadastro e a aprovação de um crediário no e-commerce são extremamente ágeis e o atendimento físico para vendas no varejo também deve seguir esses critérios.

Soluções de integração entre os mundos online e offline no varejo

O mais importante nessa integração é garantir uma experiência satisfatória entre todos os canais nas vendas no varejo, seja desde a obtenção de um status ou o acompanhamento de uma entrega.

O desafio inicial é a interação entre as informações provenientes de diferentes canais – muitas vezes os dados estão despadronizados ou desatualizados.

Neste ponto, cabe destacar as soluções da Think Data, bureau de informações, referência no mercado nacional, com vasta experiência no segmento varejista.

Utilizando as soluções da Think Data, é possível atualizar de forma automatizada o cadastro do cliente, com telefones extremamente atualizados, provendo a obtenção das melhores informações para análise de crédito e entrega dos produtos, trazendo a redução em até 90% do tempo gasto com cadastro durante as vendas no varejo!

Cabe destaque a metodologia proprietária da Think Data, que assegurando a observância da renda do cliente de diversas formas, podendo-se avaliar vínculo profissional, recebimento de bolsa-família, seguro-desemprego, renda presumida e também a renda familiar per capita, oferecendo uma visão bastante aprofundada da situação financeira e trazendo segurança para a concessão de crédito nas vendas no varejo.

Além disso, a Think Data conta também com solução única no Brasil que possibilita a validação, real-time, de telefones celulares que possuem o WhatsApp instalados, garantindo o sucesso em contatos futuros com clientes nas vendas no varejo, além de atribuir segurança durante as concessões de crédito quando realizada comparação entre a foto do aplicativo e análise de biometria facial.

Essa integração é uma realidade, sendo atualmente uma exceção as vendas no varejo que possuam o relacionamento de cliente 100% offline, havendo a oportunidade também de estreitamento da experiência em ações online, convencendo os lojistas a adaptarem-se a esses novos formatos.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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