Feb
12
11 de fevereiro de 2019 - 18:12

Whatsapp-ou-nome-sujo-o-que-avaliar-na-hora-de-conceder-o-credito-televendas-cobranca

Um dos maiores desafios existentes dentro das financeiras está em se criar políticas próprias de avaliação de perfil que possibilite conceder o crédito com total segurança, isso é, apenas para pessoas que obtenham um score alto dentro das características de rentabilidade das suas operações. E por rentabilidade, podemos entender não apenas a utilização continua de um plástico (cartão), mas também (ou principalmente) a identificação das tentativas de fraude assim como a minimização de variações (futuras) dos indicadores de inadimplência.

Diante destes desafios, é comum que as empresas criem campanhas denominadas Champion vs Challenger – mas o que seria isso? De forma macro, é a criação de novas políticas de crédito, da qual um percentual das propostas recebidas, serão direcionadas a elas a fim de se avaliar a aderência dos seus critérios de aprovação para os negócios da financeira. A ideia é que se a campanha “desafiante” apresentar melhores resultados na hora de conceder o crédito, essa se tornará a campanha “vencedora”, e automaticamente, todas as propostas recebidas serão direcionadas a ela, até que apareça uma nova política que a vença a campeã.

Antigamente, o processo de geração de um credit score se baseava simplesmente na checagem da existência ou não de restrições financeiras em nome de proponente ao crédito – isso significava que se a pessoa tivesse uma dívida de apenas R$ 50,00, a resposta final no fluxo de conceder o crédito seria: negado! (mesmo que este não seja um devedor contumaz = recorrente).

Importante ressaltar que quanto maiores forem as travas na restrição ao crédito, maior será a segurança das financeiras (ou seria maior também a perda de clientes para financeira concorrentes que utilizam processos mais inteligentes de credit score?).

Hoje, com a utilização da inteligência artificial, associada a robôs automatizados, é possível se realizar avaliações de perfil muito mais inteligentes (e menos restritivas), possibilitando conceder o crédito com total segurança para perfis antigamente restrito aos tradicionais produtos financeiros.

Diante desta nova visão do mercado, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito, desenvolveu uma solução única e exclusiva no Brasil para a checagem do status de um telefone junto ao WhatsApp. Através desta inteligência, é possível identificar não apenas se o telefone fornecido pelo proponente ao crédito possuí o WhatsApp ativo, como também qual a foto e a frase de status utilizada, possibilitando inclusive a integração com soluções de validação via Biometria Facial.

Como as consultas são realizadas diretamente através do produto Valida Fácil – Concessão de Crédito, financeiras conseguem realizar checagem de WhatsApp de forma totalmente automatizada (e real time), através dos principais motores de crédito do Brasil. A ideia da solução é alertar as financeiras que a inexistência de um telefone vinculado ao WhatsApp pode ser um forte indicio de fraude ou da dificuldade futura para a realização de ações de cobrança – integrando inclusive aos modelos de credit score utilizados. Além disso, diversas informações socioeconômicas são retornadas (incluindo os melhores endereços) tornando o processo de análise muito mais confiável na hora de se conceder o crédito.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: